Buscar

Os Alicerces do pensamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Faculdade Estácio de Sergipe
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia do Pensamento e da Linguagem
Profa. Dra. Carla Rezende Gomes
Os Alicerces do pensamento:
Linguagens, imagens e conceitos
*
*
Quais são os três alicerces mais importantes do pensamento?
Linguagens e Imagens e Conceitos
Quando você pensa em uma pessoa próxima, é possível que tenha em mente considerações complexas sobre ela, como por exemplo: “Gostaria de falar com ela rapidamente” ou “Gostaria de ser mais parecida com ela”. 
*
*
*
Pode ter em mente também imagens dela – provavelmente o rosto, mas talvez o som da sua voz. Ou você poderá pensar em sua amiga empregando diversos conceitos ou categorias, tais como mulher, bonita, bondosa, forte, dinâmica, gentil. 
Quando pensamos, fazemos uso de tudo isso - linguagem, imagem e conceito- quase sempre
simultaneamente.
*
*
*
Linguagem
É um sistema flexível de símbolos que nos permite comunicar ideias a outras pessoas. Quando expressamos pensamentos por meio de frases, precisamos seguir as regras de nossa língua. Cada língua tem regras que definem quais são os sons (ou fonemas) que fazem parte dessa língua, como esses sons podem ser combinados para formar unidades de sentido (ou morfemas) e como essas unidades de sentido podem ser organizadas em frases e sentenças (regras de gramática). 
Segundo Chomsky, quando queremos comunicar uma ideia começamos por um pensamento, depois escolhemos sons, palavras e frases que irão expressar a ideia de uma maneira compreensível. Para compreender o que as outras pessoas falam, executa-se essa tarefa ao contrário.
*
*
*
Compreensão da fala e Produção da fala
A direção do movimento que ocorre na produção e na compreensão da fala. 
A fala exige um processamento de cima para baixo. Quando queremos compreender uma sentença, revertemos o sentido em que ocorre a tarefa. Devemos começar pelos sons da fala até chegar aos significados desses sons . Esse método se chama processamento de baixo para cima. 
*
*
*
IMAGENS
 Que papel as imagens desempenham no pensamento?
Pense em Juscelino Kubtschek por um momento. Depois pense em estar na rua durante uma tempestade de verão repleta de raios e trovoadas. Seus pensamentos sobre JK possívelmente incluíram frases como “Presidente da República” , “construiu Brasília”, “Cinquenta anos em cinco”, “Seriado da TV Globo”. Provavelmente você também tenha pensado em algumas imagens mentais referentes a ele: Sorridente, rosto comprido ou Brasília. Ao pensar na tempestade você, provavelmente construiu imagens mentais de vento, chuva e raios- talvez até mesmo o cheiro das folhas e terra molhada. 
Uma imagem é uma representação mental de algumas experiências sensoriais e pode ser usada para que pensemos sobre as coisas. Somos capazes de visualizar o Cristo Redentor ou uma árvore de natal, sentir o cheiro da ceia de Natal, ouvir a voz de Martin Luther King Jr. dizendo “Eu tenho um sonho!” 
Em suma, podemos pensar por meio de imagens. 
*
*
*
*
*
*
As imagens nos possibilitam pensar nas coisas de maneira não-verbal. Albert Einstein confiava imensamente em seus poderes de visualização para compreender os fenômenos que mais tarde, ele descreveria por meio de complexas formulas matemáticas. Einstein acreditava que sua extraordinária genialidade era, em parte, resultado de sua capacidade de visualizar possibilidades. (Shepard, 1978)
*
*
*
Todos utilizamos imagens para pensar em problemas e resolvê-los. Muitas vezes, quando as palavras fazem com que um significado se torne ainda mais complicado, uma imagem gráfica desenhada em um papel resolve a confusão.
*
*
*
Experimentos que se utilizam de técnicas de produção de imagens mentais, mostram que geralmente, quando pensamos com imagens, utilizamos os mesmos centros que são ativados pela percepção visual. 
Essa pesquisa sustenta a ideia
 de que nós não somente 
recordamos imagens, também
 pensamos de maneira pictórica.
*
*
*
xConceitos 
De que maneira os conceitos nos ajudam a pensar mais eficientemente?
Os conceitos são categorias mentais usadas para classificar pessoas, coisa ou acontecimentos.
Cães, livros e montanhas são conceitos empregados na classificação de coisas, ao passo que rápido, bonita e interessante, são conceitos que podem ser empregados na classificação de coisas, acontecimentos ou pessoas. 
Quando você pensa em algo específico- digamos, o Monte Everest -, você geralmente pensa nos conceitos que se aplicam a ele, como o monte mais difícil e perigoso a escalar.
*
*
*
Os conceitos também podem ser usados para criar e organizar hierarquias ou grupos de categorias subordinadas. 
Por exemplo: o conceito geral de plantas pode ser subdividido em categorias subordinadas como árvores, arbustos e gramados, da mesma maneira que o conceito de árvores pode ser subdividido em Carvalhos, Jequitibás e Pinheiros e assim por diante. Se não fôssemos capazes de formar conceitos, precisaríamos ter um nome diferente para cada objeto. 
*
*
*
Assim os conceitos nos ajudam a pensar de maneira eficiente a respeito das coisas e de como elas se relacionam entre si.
 Aprendizagem de conceitos (dar a mesma resposta a estímulos diferentes em vários aspectos 
*
*
*
Os conceitos também dão significado a novas experiências. Isso não significa que criamos um novo conceito para cada nova experiência que vivemos. 
Nós nos aproximamos de conceitos que já estão formados e classificamos o novo acontecimento na categoria adequada. Ao fazer isso, podemos modificar alguns de nossos conceitos a fim de enquadrar melhor nossas experiências. 
*
*
*
Consideremos o conceito de entrevista de trabalho. É provável que você já tenha algum conceito a respeito desse processo antes de fazer sua primeira entrevista, mas esse conceito pode mudar após você sair a procura de uma emprego. Uma vez que você tiver formado um conceito de Entrevista de trabalho não será necessário reagir a cada entrevista como se fosse uma experiência totalmente nova. Você saberá o que esperar e também como esperam que você se comporte. 
Criar conceitos, seja sobre uma entrevista de trabalho ou qualquer outra coisa, é uma maneira de organizar as experiências vividas. 
*
*
*
Então os conceitos, assim como as palavras, ajudam-nos a formular pensamentos. 
Mas a cognição humana abrange muito mais que apenas pensar passivamente a respeito das coisas. Ela também consiste em empregar ativamente as palavras, as imagens e os conceitos a fim de modelar uma compreensão do mundo, resolver problemas e tomar decisões. 
*
*
*
Bibliografia
MORRIS, Charles G. e MAISTO, Albert A. Introdução a Psicologia. 6ª. Edição/2003. Capítulo 7- Cognição e Capacidades mentais. (Material didático da Estácio).
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais