A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Audit Contabil provas

Pré-visualização | Página 1 de 3

O principal objetivo da Auditoria Externa é: Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
Com relação à pessoa do auditor contábil externo, pode-se afirmar que: I. Deve ter formação em Contabilidade ou Administração e estar regularmente registrado nos órgãos fiscalizadores da profissão. II. Quando possuir parentes até terceiro grau, que ocupem cargo em empresa-cliente auditada ficará impedido de atuar na empresa como auditor. III. O procedimento de segregação de funções permite que o processo seja desmembrado e realizado por mais de uma pessoa, mitigando o risco de ocorrência de fraudes ou erros. É correto o que se afirma APENAS em: III
O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e documentos, e na coleta de informações entidade ou projeto é auditoria CONTÁBIL.
O auditor, ao avaliar a continuidade normal da entidade auditada, constatou que a empresa estava com seu patrimônio Líquido negativo, havia distribuído dividendos, inferior ao que o estatuto da empresa determinava, e, em decorrência de um acidente ocasionado pelo uso de seu produto, teve substancial perda de mercado. Com base nos dados apresentados e de acordo com a NBC-T 11, podemos afirmar que os mesmos correspondem, respectivamente, a indicador: financeiro, outra indicação e de operação.
O controle interno pode ser entendido, de forma objetiva, como o conjunto de rotinas, métodos e procedimentos utilizados na proteção dos ativos e na geração de dados confiáveis, auxiliando os administradores da empresa em suas tomadas de decisão. Sob o enfoque do controle interno, entende-se que o Plano de Organização representa o: modo pelo qual se organiza um sistema.
É prática ética do auditor: guardar sigilo das informações que obteve para realização da auditoria das demonstrações contábeis, dando divulgações dessas informações somente nas situações em que a lei ou as normas de auditoria permitam.
Segundo as Normas Profissionais do Auditor Independente - o conjunto de documentos que compõem os papéis de trabalho desse profissional deve ser guardado pelo prazo de: Cinco anos, a partir da data da emissão do parecer.
Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta. Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
Os objetivos do controle interno são: proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a equipe gestora na condução organizada dos negócios da empresa. Para atingir esses objetivos, torna-se necessária a realização de: Controles contábeis e de controles administrativos.
C ite e explique dois procedimentos de auditoria: Exame dos Registros: Verificação da adequação dos registros contábeis Exame Documental: Análise da adequação dos documentos comprobatórios dos fatos auditados Conferência de Cálculos: Revisão dos principais cálculos realizados pela empresa auditada, de modo a verificar sua exatidão Entrevista: Questões realizadas de forma técnica aos auditados, de modo a detalhar e esclarecer procedimentos Inspeção Física: Exame da existência dos bens e títulos a receber, assim como dos documentos comprobatórios dos registros C onfirmação com terceiros: confirmação por meio de carta
Com respeito às Normas de Auditoria, assinale a alternativa falsa: Ocorrendo a substituição da empresa de auditoria externa, a empresa anterior tem a obrigação de entregar toda a informação obtida na execução dos seus trabalhos para a próxima empresa, independente da solicitação. 
Quanto a obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende à exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas.
Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina, assinale a alternativa correta: Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto: Aplicação de sanções legais
O auditor externo da empresa Ametista S.A. ao avaliar o valor dos estoques registrados nas demonstrações contábeis e o valor dos custos dos produtos vendidos, constatou que estavam sendo consideradas perdas por avaria e quebra de 10%. Ao verificar o processo produtivo e os estoques físicos não pode identificar os motivos que estavam gerando o registro. O procedimento de auditoria que poderia colaborar na confirmação dos saldos e quantidades seria: Inventário.
Sobre o sigilo profissional do auditor, é correto afirmar: Quando autorizados, por escrito, pela entidade auditada, os auditores devem fornecer as informações solicitadas para o auditor independente que o suceder.
Os Papéis de Trabalho são fundamentais para a execução dos trabalhos de auditoria. Sobre eles, indique a alternativa correta: A propriedade dos papéis de trabalho, após a conclusão do trabalho de auditoria externa, é da empresa auditada.
Os Controles Internos são entendidos como qualquer ação tomada pela administração da empresa para aumentar a possibilidade de atingir seus objetivos, proteger seu patrimônio e promover a confiabilidade dos seus registros e das demonstrações contábeis. Com relação ao sistema de controle interno, é correto afirmar: Pode-se esperar que o sistema de controle interno forneça apenas segurança razoável e não segurança absoluta.
Principal finalidade de uma auditoria contábil é: Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
Sobre o planejamento de auditoria é correto dizer que: Não é uma fase isolada da auditoria, mas sim um processo contínuo e interativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
Quanto à obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende às exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas.
Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina, assinale a alternativa correta. Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
A atividade de auditoria interna deve avaliar a adequação e a eficácia dos controles, abrangendo a governança, as operações e os sistemas de informação. Esta avaliação deve assegurar que os controles internos garantam uma série de medidas, EXCETO: integridade dos diretores executivos.
O Planejamento da Auditoria é realizado objetivando, EXCETO: Aumentar os custos com o serviço a ser realizado.
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria Independente, é princípio fundamental de ética profissional a: objetividade.
O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A. constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor: Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando