Buscar

Analise Textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O medo social
(Jurandir Freire Costa – adaptação)
A cultura da violência no Brasil segue regras próprias. Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, ela começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas. Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de caucionar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. Cria a convicção tácita de que o crime e a brutalidade são inevitáveis. O problema, então, é entender como chegamos a esse ponto. Como e porque estamos nos familiarizando com a violência, tornado-a nosso cotidiano.
Em primeiro lugar, é preciso que a violência se torne corriqueira para que a lei deixe de ser concebida como o instrumento de escolha na aplicação da justiça. Sua proliferação indiscriminada mostra que as leis perderam o poder normativo e os meios legais de coerção, a força que deveriam ter. Nesse vácuo, indivíduos e grupos passam a arbitrar o que é justo ou injusto, segundo decisões privadas.
Em segundo lugar, a cultura da violência, valorizando a utilização da força, constrói uma nova hierarquia moral. O universo social simplifica-se monstruosamente entre fortes e fracos. Quem ocupa a posição de agressor é objeto de temor e ódio por parte da vítima e quem ocupa a posição de vítima é objeto de desprezo e indiferença por parte do agressor. Pouco importam as características físicas, psíquicas ou sociais dos sujeitos.
Em terceiro lugar, na montagem social violenta, perde-se pouco a pouco a noção do que é risco real ou potencial. Todos se sentem vulneráveis; todos buscam atacar primeiro; todos vivem sob o temor da represália. O clima de insegurança generaliza-se. É daí que nasce o medo social, o pânico, com características fóbicas. A palavra violência vira uma entidade. O invisível e imprevisível parecem dessa maneira corporificar-se. A violência, descrita na forma de uma entidade onipotente e onipresente, parece, assim, incoercível e imbatível. ( VEJA, 25 anos)
Análise Textual
 
Análise Textual - Aspecto de Textualidade - O Medo Social
 
Identifique no texto idéias que estruturam o texto com: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão?
Introdução: A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. Cria a convicção tácita de que o crime e a brutalidade são inevitáveis. – O texto apresenta que a violência se tornou cultura, costume.
Desenvolvimento: Em primeiro lugar, é preciso que a violência se torne corriqueira para que a lei deixe de ser concebida como o instrumento de escolha na aplicação da justiça.
Em segundo lugar, a cultura da violência, valorizando a utilização da força, constrói uma nova hierarquia moral. – No primeiro trecho explica de como a justiça não é ativa suficientemente para nos dar segurança. No segundo trecho esta explicando que a violência hoje é combatida com violência.
Conclusão: A palavra violência vira uma entidade. O invisível e imprevisível parecem dessa maneira corporificar-se. A violência, descrita na forma de uma entidade onipotente e onipresente, parece, assim, incoercível e imbatível. – Para finalizar o texto o autor informa que que a violência encontra-se irrefreável, isto é, nunca irá acabar.
O que pretendo o texto? (intencionalidade)
Informar que a violência esta virando naturalidade, que as leis transformam as vitima em agressores e os agressores em vitimas. 
Por que este texto é relevante ? Onde e quando acontece ? (Situacionalidade)
Porque ele transmiti a realidade do mundo. Ele acontece no Brasil nos dias atuais.
Como Apresenta a realidade da Violência? Há alguma informação nova para você? (Informatividade)
Que ela esta presente em todos os lugares, nenhum lugar é seguro, você corre perigo em qualquer lugar, não pode-se confiar em qualquer pessoa. Não há informações novas, todas já eram de meu conhecimento.
Tem seqüência de Idéias é bem organizado ? (Coerência)
Sim, pois ele relata cada caso, explicando todos de uma maneira simples, tentando nos manter informado de tudo que esta acontecendo.
O texto é claro, deixa lacunas gramaticais? (coesão) 
Sim o texto é bastante claro, usando informações de nossa realidade para citar os exemplos, as causas e motivos existentes.
Existe alguma palavra, no texto, que você desconhece? Qual?
Sim, truculentos, caucionar, tácita, corriqueira.
Que aspectos o autor analisa para construir o texto? Existem discursos de outras áreas de conhecimento? (Intertextualidade)
Analisa a influência do medo da violência na vida das pessoas, o que as pessoas estão tendo que fazer devido a violência, também enfatiza as irregularidades existentes na justiça. O texto se trata de uma adaptação do texto de Jurandir Freire Costa.

Outros materiais