Buscar

Apresentação IC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 INDICADORES DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS DE ADOLESCENTES EM RISCO POTENCIAL DE DESENVOLVER TRANSTORNOS ALIMENTARES 
Nome Orientado Anaketlyn de Oliveira, Nome Orientador Adriana Masiero Kühl, e-mail: anaketlyn7@gmail.com. 
Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Departamento de Nutrição - DENUT. Guarapuava - Paraná. 
Modalidade: PESQUISA
*
*
Trata-se de um estudo transversal realizado com adolescentes do sexo
feminino entre 10 a 19 anos, atendidas nos anos de 2015 e 2016. Todas as 
informações foram coletadas das anamneses aplicadas na entrevista inicial 
do atendimento nutricional. Foram coletados dados antropométricos, 
alimentar, de atividade física e comportamental. Considerando os dados 
antropométricos a maior parte das adolescentes (59,99%) estavam com 
excesso de peso segundo o índice IMC/I e 51% pela avaliação da 
circunferência do braço. Mais da metade são sedentárias (54,29%) e 
45,7% delas procuraram atendimento para reeducação alimentar. O 
consumo alimentar está abaixo da quantidade de calorias recomendadas 
em 57,14% da população estudada. Foi encontrada uma elevada 
prevalência de excesso de peso entre as adolescentes 
*
*
1. Introdução
Os transtornos alimentares são doenças que afetam particularmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, levando a marcantes prejuízos psicológicos, sociais e aumento de morbidade e mortalidade. (CORDÁS, 2004). 
Na busca por um corpo idealizado, a perda de peso pode ser induzida por métodos inadequados, como jejum e exercício físico intenso, e o ganho de massa muscular é estimulado por exercícios físicos excessivos, alimentação inadequada e uso de anabolizantes (HERPERTZ-DAHLMANN B, 2009). 
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Compulsão alimentar periódica 
*
*
2. Objetivo
 Buscar indicadores de comportamentos inadequados entre adolescentes atendidas na Clínica Escola de Nutrição em risco potencial de desenvolver transtornos alimentares. 
*
*
3. Metodologia
Estudo transversal 
Adolescentes do sexo feminino entre 10 a 19 anos 
Clínica Escola de Nutrição da UNICENTRO nos anos de 2015 e 2016 
Dados antropométricos, composição corporal, alimentar, atividade física e comportamental 
Coletadas das anamneses aplicadas na entrevista inicial do atendimento nutricional 
(E/I) e (IMC/I)
Recordatório de 24h (R24h)
Motivação para a procura pelo atendimento nutricional e o número de acompanhamentos realizados 
AF 
*
*
4. Resultados e Discussão
Tabela 1: Distribuição dos valores coletadas de dados antropométricos, alimentar, de atividade física e comportamental referente ao primeiro atendimento. Guarapuava-PR, 2017.
*
Dados antropométricos e composição corporal: Com excesso de peso, o que parece acompanhar a tendência observada em todo o país (POF, 2009, IBGE, 2013). 
Motivo da consulta: A preocupação com o peso corporal é comum nessa faixa etária, como mostra o estudo de Pereira (2016) onde 33% a 49% das adolescentes com idades entre 13 e 15 anos mostraram preocupação com o peso corporal. 
Atividade física: Pode estar relacionado com dados expostos na literatura onde televisão é o comportamento sedentário de lazer mais predominante, além do uso da internet pelo meio das várias plataformas de acesso (smartphone, computadores, tablet) (LUCENA et al., 2015).
Consumo alimentar: Nessa faixa etária é composto predominantemente por alimentos com alto teor de sódio, gordura saturada e açúcar livre, como os refrigerantes, sucos, refrescos e biscoitos (SOUZA et al., 2013).
4. Resultados e Discussão
*
*
Foi encontrada uma elevada prevalência de excesso de peso entre as adolescentes avaliadas, associado a baixos níveis de atividade física.
 O consumo alimentar se mostrou insuficiente quantitativamente e qualitativamente, com a ingestão de alimentos pouco nutritivos. 
O acompanhamento de comportamento inadequado entre as adolescentes, não teve resultado significativo nos indicadores avaliados.
No entanto, muitos estudos publicados utilizaram os métodos similares, obtendo resultados parecidas aos que foram coletados. 
Em resumo, é necessário muito mais para entender o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes, mas o interesse por esse tema está aumentando.
5. Conclusão
*
*
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!
6. Agradecimento
*
*
Brasil --- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009: antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; 2010. 
Brasil; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012. Brasília: IBGE; 2013. 
CORDÁS, Táki Athanássios. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 31, n. 4, p.154-157, set. 2004.
INSTITUTE OF MEDICINE (IOM). Dietary reference intakes (DRI). Energy,
carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein and amino acids. Washington: National Academy Press, 2003.
PEREIRA, Ana M G R. Preocupação com o peso e prática de dietas por adolescentes. Acta Portuguesa de Nutrição, [s.l.], v. 06, p.14-18, 30 set. 2016. 
SOUZA AM, Pereira RA, Yokoo EM, Levy RB, Sichieri R. Alimentos mais consumidos no Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev Saude Publica. 2013; 47 (Suplemento 1): 190s-199s.
HERPERTZ-DAHLMANN B. Adolescent eating disorders: definitions, symptomatology, epidemiology and comorbidity. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am 2009;18:31-47
7. Referências
*
*
*
*
*
peso, altura, circunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB), circunferência abdominal (CA) e pregas cutâneas (pregas cutâneas biciptal, pregas cutâneas triciptal (PCT), pregas cutâneas subescapular (PCSe) e pregas cutâneas supra-íliaca (PCSi)
*
*
*
A presença dessas alterações comportamentais podem se relacionar com complicações clínicas, de acordo com cada transtorno. QUEILOSE: QUEILOSE INFLAMAÇÃO NOS CANTOS DA BOCA, EROSÃO DENTAL, HIPERTROFIA DAS GLÂNDULAS SALIVARES, HIPOVOLEMIA E GANHO DE PESO EXESSIVO
*
*
*
*
*
*
peso, altura, circunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB), circunferência abdominal (CA) e pregas cutâneas (pregas cutâneas biciptal, pregas cutâneas triciptal (PCT), pregas cutâneas subescapular (PCSe) e pregas cutâneas supra-íliaca (PCSi)
*
*
*
*
Dados antropométricos e composição corporal: estado nutricional obesidade 34,28% e %GC elevado
Motivo da consulta: 45,71% reeducação alimentar e 34,28% redução de peso
Atividade física: 54,29% sedentários
Consumo alimentar: 57,14% abaixo
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais