Buscar

SARCOPENIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SARCOPENIA
 
 A sarcopenia trata da  perda de massa e força na musculatura esquelética com o envelhecimento.
É sabido que a partir dos 40 anos existe uma queda gradual da massa muscular, chegando, a partir dos 65 anos, a uma perda de 1% da massa muscular corporal por ano.
Essa perda de massa muscular reduz a força muscular e deixa as pessoas suscetíveis a lesões, principalmente as fraturas ósseas.
A sarcopenia é um importante indicador de fragilidade das pessoas, ligada à redução do equilíbrio, perda de agilidade, quedas e fraturas.
Com o aumento da expectativa de vida da população em geral, a sarcopenia se tornou uma questão de saúde pública cada vez mais relevante.
Nesse cenário, o profissional de educação física precisa ter conhecimentos sólidos sobre a citologia e o estudo das diversas estruturas celulares, visando um melhor entendimento sobre o processo de envelhecimento e enfraquecimento dos músculos.
Esses conhecimentos, casado com trabalhos de fortalecimento muscular, podem diminuir o grau de perda muscular ao longo dos anos e fortalecer a estrutura física dos idosos, sendo um potencializador da qualidade de vida e longevidade da população em geral.

Outros materiais