Buscar

O GESTOR ESCOLAR E SUA ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

O GESTOR ESCOLAR E SUA ADMINISTRAÇÃO
 Conceição Albuquerque Ferreira
Prof. Emmy Venturelli Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia (PED 0696) –.Disciplina Orientação Educacional
23/05/2016
RESUMO
Essa pesquisa abordou o tema (o gestor escolar e sua administração). Esse trabalho vem destacar um pouco da função de um gestor escolar, coordenador e secretário escolar e suas contribuições. Há importância destes profissionais em um ambiente escolar, e o trabalho desenvolvido por eles, para que uma instituição possa ter um bom funcionamento, e para que tudo possa ocorrer bem. O gestor escolar além de administrar a instituição escolar tem que ser um psicólogo, pois quando se trata de ser humana a realidade é bem mas complexa que se possa imaginar, o gestor escolar tem que saber lidar com sua equipe, mostrando sua capacidade e ao mesmo tempo agir de maneira que seja favorável a escolar. Esses profissionais trabalham juntos, buscando sempre inovar, para que seu trabalho seja feito com qualidade. Buscando melhoria para os educandos, pais e funcionários em geral, pois sabemos que, sem a contribuição desses profissionais seria impossível a organização e o bom andamento de uma instituição. 
Palavras-chave: gestor escolar, profissionais, instituição.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho destaca a função de um gestor, coordenador e secretária escolar dentro deste ambiente é fundamental o papel de um gestor, exercendo uma função primordial. Sendo que ele necessita de pessoas de confiança ao seu lado, contando com o apoio de um coordenador e uma secretária escolar, com funções e especificidades diferentes. 
	Além da função de cada membro dentro da gestão escolar, conhecer um pouco mais sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico), como funciona e qual sua estrutura.
 
2 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 	Pensar em ambiente escolar faz-se refletir em como administrar, como manter ativo, um local de suma importância. Este estágio busca através da observação, o que o gestor escolar faz para manter a instituição em perfeitas condições, mantendo um ambiente agradável para alunos, colaboradores, a sociedade e a família. Dentro da escola o gestor também utiliza um instrumento chamado PPP. 
	Para estas reflexões foram traçados alguns objetivos:
Observar como foi elaborado o PPP, e quem fez parte da sua elaboração e construção;
Relatar as funções do gestor dentro do ambiente escolar;
Observar se as funções entre gestor, coordenador e secretária escolar são delimitadas por área;
Conhecer as expectativas do gestor entre os funcionários e profissionais de educação em relação a estrutura física, formação continuada, reuniões pedagógicas.
Tem consciência que precisa estar preparado para administrar não só uma escola, e sim um grupo de profissionais, crianças, famílias e a sociedade como um todo. 
 Davis e Newstrom (1992, p.150) define liderança como:    
 [...] o processo de encorajar os outros a trabalharem entusiasticamente na direção dos objetivos é o fator humano que ajuda um grupo a identificar para onde ele está indo e assim a motivar- se em direção ao objetivo. Sem liderança uma organização seria somente uma confusão de pessoal e maquinas que uma orquestra sem maestro seria somente músicos e instrumentos. A orquestra e todas as outras organizações requerem liderança para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos.   
Sabe-se que a gestão escolar ao ser desenvolvida com a participação de todos os funcionários do ambiente escolar pelo qual trabalham, tem resultados bem positivos, ações realizadas com rapidez, eficiência e de qualidade, garantindo melhorias para a escola e adquirindo mais conhecimento.
É comum encontrar nas escolar além do gestor, coordenadores e a secretária, que delegam suas funções, cabe ao gestor desafiar cada situação e acreditar naqueles com os quais trabalha. É necessário democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurar envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assume seu papel em prol de uma escola mais participativa. 
Concordo com Buss, 2008, p. 24, quando diz que:
 ...é importante considerar que a Gestão Escolar tem por finalidade superar os desafios oriundos da administração escolar, buscando olhares significativos à gestão pedagógica, gestão dos recursos humanos, e administrativos no âmbito da educação escolar. 
Para que a escola tenha um bom funcionamento é necessário elaborar um documento com normas e regulamentações de algumas atitudes, para isso é elaborado um PPP(Projeto Político Pedagógico).
Segundo Luck cabe: 
“Aos responsáveis pela Gestão escolar compete, portanto, promover a criação e sustentação de um ambiente propicio a participação plena, no processo social escolar, dos seus professores, de alunos e de seus pais, uma vez que se entende que é por essa participação que os mesmos desenvolvem consciência social crítica e sentido de cidadania” (2000. P.18).
O projeto político pedagógico envolve participação crítica, viabilizando mudanças. É intencional, pois caminha para a superação de uma realidade para a construção de outra. 
Segundo Veiga (1995):
 “O projeto político pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por uso, todo projeto pedagógico as escolas, também é um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária”.
3 VIVÊNCIA 
 	O estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Feliciano Pires. A escola fica localizada na rua Rodrigues Alves, 250. Bairro Centro, cidade de Brusque.
O período de estágio foi muito importante para minha vida, tanto pessoal quanto profissional, pois foi através da vivência que conheci o funcionamento do trabalho de cada profissional. Incluindo o trabalho de um gestor escolar, como ele administra sua equipe pedagógica, resolve os problemas financeiros da sua escola, e qual sua forma de buscar a formação para os professores e os demais funcionários. 
Aprendi como o gestor elabora o Projeto Político Pedagógico da escola, junto com sua equipe de professores, no qual todos tem uma participação, sendo necessário a participação de todo corpo docente, onde cada um da sua opinião. Apenas a estrutura e a montagem que é de responsabilidade do gestor escolar. 
	
		A escola fuciona nas três modalidades do ensino regular, conta com 81 fucionários, sendo 66 professores, a maioria graduado e pós graduado, e os que não são graduados estão cursando uma formação. A escola possui uma diretora , duas acessoras pedagógicas, duas assistentes administrativas (secretárias). 
		O PPP da escola traz uma proposta de trabalhar e contextualizar a proposta curricular na era do conhecimento, construir uma educação reflexiva, crítica e participativa apoiando e buscando paceria com o programa Bolsa Família, e é amparado pela Lei; LDD, constituinte da proposta curricular de Santa Catarina entre outras. A escola possui uma sala do SAEDE mista, um elevador e uma rampa de chegada, além de um banheiro adaptavél. masculino. Além da observação foi elaborada algumas questôes para os tres profissionais, onde cada um dos profissionais podesse falar um pouco de sua função
A entrevista foi realizada em dias diferentes com cada profissional. Mas o que foi percebido é que as respostas eram muito parecida uma com a outra. A questão da escolha do curso, a estrutura do colégio entre outras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Percebe-se que o gestor tem que ser competente e mostrar habilidade em suas ações, perante os alunos funcionários e colaboradores em geral de sua instituição. Assim como o supervisor também contribui com sua prática para desenvolver a mediação entre professor e aluno manter currículo escolar seja cumprido, resolver conflitos em geral. O supervisor tem que ter um olhar atentoa sua avaliação, pois sua visão exige cuidado e atenção ao avaliar... Essas é uma entre outras funções que cabe ao um supervisor. Sendo assim não poderia ficar de fora a contribuição do administrador escolar, que junto com o gestor e o supervisor, coordena e ajuda a construir o projeto político pedagógico da escola. Esses profissional administra o material didático, é responsável pelo o material que a escola recebe, organiza o calendário escolar, horários de funcionários entre outras funções.
Sendo assim percebemos a importância do trabalho que cada um tem. E que é preciso o trabalho de cada um em uma instituição escolar. Pois sabemos que os alunos aprende com o que a escolar ensina, é a escola que capacita e prepara o cidadão para a sociedade. E esses profissionais com seu trabalho competência, habilidade e com boa vontade de buscar constantemente cursos de formação para melhorar a qualidade de seu trabalho, é quem ajuda na construção do conhecimento e aprendizado, e junto com os professores levar esses alunos ao aprendizado e capacitados para cidadania.
3 REFERÊNCIAS
BUSS, Rosinete Bloemer Pickler. Gestão Escolar. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: ed. ASSELVI, 2008
DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W.  Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992;
LUCK, Heloísa. A evolução da gestão educacional, a partir de mudança paradigmática. São Paulo: 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva. Campinas: Papirus 1995.
ANEXO
Primeira entrevista
Entrevista realizada com a diretora do colégio Feliciano Pires, onde foi realizado o estágio de gestão.
1)	Defina quais funções você exerce na escola? Quais são os aspectos que você acha positivo e negativo.
R: Foco é o pedagógico, devendo, ainda ter a habilidade para gerir conflitos, criando espaço de interlocução entre comunidade escolar. Os diferentes saberes, as diferentes identidades e envolvendo as devidas instanciais... Sempre pautada na lei.
2) Sua função está condizente com o Projeto Politico Pedagógico?
R: Sim.
3) Descreva algumas ações desenvolvidas pelo o gestor e o supervisor da unidade escolar em que você atua.
R: Gestão de pessoas, orientar os professores e alunos. Currículo e planejamento, leitura de documentos, solenidade, situações emergenciais, desempenho do estudante. 
4) A equipe pedagógica da sua escola possui formação?
R: Sim. Todo tem formação e boa vontade.
5) O que você como gestor/supervisor/coordenador acha da formação continuada dos professores?
R: É preciso sempre pensar, analisar, e refletir sobre as necessidades de formação continuada, considerando os aspectos deficitários.
6) Qual a diferença de um professor formado e especializado em sua área, para o que ainda não possui formação ou esta em andamento no seu ponto de vista? 
R: Formação, dedicação, humildade sempre farão a diferencia. Não podemos parar e só lamentar... Atitudes é a palavra chave.
7) Como é elaborado o PPP da escola em que você atua? 
R: É construído com toda comunidade escolar.
8) A sua escola possui uma estrutura física adequada para os alunos e colaboradores? 
R: Sim. Sempre tem algo a melhorar.
9) O que você, mas gosta na sua função e o que você menos gosta? Justifique.
R: Gosto de oportunizar sempre... Acreditar nos jovens... Professores... Juntos fazem a diferencia...
10) O que te levou a escolher essa profissão? Se fosse hoje faria a mesma escolha? Justifique.
R: Minha origem é de família muito humilde, não tínhamos opção... Magistério era o mais acessível... E tomei gosto... Realizei-me e me realizo a cada dia.
Segunda entrevista com a coordenadora pedagógica.
1) Defina quais funções você exerce na escola? Quais são os aspectos que 
 você acha positivo e negativo.
R: Atuo tanto na parte administrativa quanto no assessoramento pedagógico, atendimento a professores, pais e alunos. Aspectos positivos: Gosto do que faço, e isto me permite uma experiência rica e grande conhecimento profissional. Negativo: Poucos profissionais para atuar nas mais variados funções, faz com que a gente assuma muitos trabalhos, sobrecarregando-nos. 
 2) Sua função está condizente com o Projeto Politico Pedagógico?
R: Sim.
3) Descreva algumas ações desenvolvidas pelo o gestor e o supervisor da unidade escolar em que você atua.
 R: Coordenar, acompanhar e avaliar a execução auxiliando na elaboração do PPP da escola. Promover a articulação entre escola, família e comunidade. Cumprir e fazer cumprir a legislação em vigor. Representar a escola, responsabilizando-se pelo seu funcionamento, acompanhar, controlar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem... Entre outros.
 4 ) A equipe pedagógica da sua escola possui formação?
R: Sim. 
5) O que você como gestor/supervisor/coordenador acha da formação continuada dos professores.
R: Necessário para o aprimoramento profissional e melhorar qualidade da educação.
6) Qual a diferença de um professor formado e especializado em sua área, para o que ainda não possui formação ou esta em andamento no seu ponto de vista? 
R: A formação com certeza é fundamental, toda prática deve ser fundamentada em uma teoria. Porém, é no cotidiano escolar que se forma verdadeiramente um professor. De nada adiantará uma formação acadêmica, se não tiver o desejo de ensinar, aliado a uma “postura” de educador. 
7) Como é elaborado o PPP da escola em que você atua?
R: Em conjunto com a comunidade escolar. Reelaborando sempre de acordo com as necessidades escolares, respeitando a legislação vigente.
 8) A sua escola possui uma estrutura física adequada para os alunos e colaboradores?
 R: Sim, na medida do possível. 
9) O que você, mas gosta na sua função e o que você menos gosta? Justifique.
R: Gosto do que faço, e isso me permite uma experiência rica e grande conhecimento profissional. O que menos gosto é de ver poucos profissionais para atuar nas mais variadas funções, faz com que a gente assuma muitos trabalhos, sobrecarregando-nos.
10) O que te levou a escolher essa profissão? Se fosse hoje faria a mesma escolha? Justifique.
R: Sempre desejei trabalhar na educação. Gosto do que faço. Realizo-me profissionalmente, não trocaria por outra profissão. Hoje faria a mesma escolha.
 
 Terceira entrevista com agente administrativa 
Defina quais funções você exerce na escola? Quais são os aspectos que você acha positivo e negativo.
R: Atendimentos aos pais, alunos e professores. Elaboração, execução, organização de arquivo, documentação escolar, tanto dos alunos quanto dos professores. Atendimento para matricula escolar, atendimento quanto a contratação de professores. Expedição de documento aos alunos, professores e gerências de educação, atendimento do balcão e telefone e arquivamento dos documentos.
 Sua função está condizente com o Projeto Politico Pedagógico?
R: Sim, nossa função está de acordo com o PPP.
Descreva algumas ações desenvolvidas pelo o gestor e o supervisor da unidade escolar em que você atua.
R: São desenvolvido a coordenação, o acompanhamento a avaliação e a execução do PPP escolar. Ele cumpre e faz cumprir a legislação entre outros.
A equipe pedagógica da sua escola possui formação?
R: Sim, nossa equipe pedagógica tem capacitação para atuar. Todos tem capacitação. 
O que você como gestor/coordenador/secretaria acha da formação continuada dos professores.
R: Acho que é necessário uma constante formação continuada aos professores, para que possam estarem sempre atualizados no conhecimento. 
Qual a diferença de um professor formado e especializado em sua área, para o que ainda não possui formação ou esta em andamento no seu ponto de vista? 
 R: Um professor formado estará mais preparado para lidar com situações que ocorrem em sala de aula. E um professor sem formação ainda não tem o conhecimento necessário para lidar com certas situações do cotidiano do dia-dia. 
Como é elaborado o PPP daescola em que você atua?
R: O PPP é elaborado juntamente com toda unidade escolar.
A sua escola possui uma estrutura física adequada para os alunos e colaboradores? 
R: O espaço é muito bom, sempre tem algo a melhorar.
O que você, mas gosta na sua função e o que você menos gosta? Justifique.
.R: Gosto de atender as pessoas e de todo trabalho em se. Não gosto quando propõem projetos e não dão suporte para o desenvolvimento e a execução.
O que te levou a escolher essa profissão? Se fosse hoje faria a mesma escolha? Justifique.
R: O fato de gostar de lidar com pessoas. Mais hoje eu escolheria estar lecionando em sala de aula. Principalmente em serie iniciais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes