A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 1 ROTINAS TRABALHISTAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Rotinas e Cálculo Trabalhista
Após a contratação do empregado, o empregador começa a elaborar a documentação necessária para o registro, tais como o contrato de trabalho e documentos auxiliares de admissão. Sobre o contrato de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. O contrato de estágio tem por objetivo desenvolver a teoria vista pelo estudante/estagiário, e prepara-lo para a prática no mercado de trabalho.
II. O contrato de experiência tem duração máxima de 90 dias, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período de 90 dias.
III. O contrato de experiência pode ter duração de 45 dias, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período de 45 dias.
IV. O estagiário somente poderá realizar suas atividades dentro da empresa, por até 06 (seis) horas diárias, sendo que o contrato pode ser renovado sempre que haver acordo entre o estagiário e o empregador.
Sobre as afirmativas listadas, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e III apenas.
Você acertou!
O contrato de estágio tem por objetivo desenvolver a teoria vista pelo estudante/estagiário, e prepara-lo para a prática no mercado de trabalho. è de acordo com a rota de estudos, o contrato de estágio atual é regido pela Lei 11.788/2008 e tem por objetivo desenvolver a teoria vista na escola/faculdade, e preparar o estudando para a prática profissional, portanto, afirmativa correta.
O contrato de experiência tem duração máxima de 90 dias, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período de 90 dias. è De acordo com a rota de estudos, o contrato de experiência tem duração máxima de 90 dias, podendo ser prorrogado uma única vez, sendo, por exemplo: 45 + 45 dias, ou 30 + 60 dias ou 60 + 30 dias, conforme determinação do empregador, portanto afirmativa incorreta.
O contrato de experiência pode ter duração de 45 dias, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período de 45 dias. è De acordo com a rota de estudos, o contrato de experiência tem duração máxima de 90 dias, podendo ser prorrogado uma única vez, sendo, por exemplo: 45 + 45 dias, ou 30 + 60 dias ou 60 + 30 dias, conforme determinação do empregador, portanto afirmativa correta.
O estagiário somente poderá realizar suas atividades dentro da empresa, por até 06 (seis) horas diárias, sendo que o contrato pode ser renovado sempre que haver acordo entre o estagiário e o empregador. è De acordo com a rota de estudos, o estagiário somente poderá realizar suas atividades dentro da empresa, por até 06 (seis) horas diárias, sendo que o contrato só poderá durar no máximo 02 (dois) anos com a mesma empresa, portanto afirmativa incorreta.
Afirmativa correta: E
Questão 2/5 - Rotinas e Cálculo Trabalhista
A Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS é obrigatória para o exercício de qualquer emprego regido pela CLT, conforme previsto em seu artigo 13, inclusive para trabalhadores rurais e trabalhador temporário.  Sobre a CTPS, analise as afirmativas abaixo:
I. A devolução da CTPS para o empregado após feitas as devidas anotações deve ser feita em um prazo de 72 horas, sendo passível o empregador ser multado se ultrapassar esse prazo.
II. Ao trabalhador estrangeiro é vetada a emissão de CTPS, sendo as anotações trabalhistas feitas em documento emitido pela Polícia Federal.
III. A CTPS é emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho – DRT.
IV. As anotações na carteira ficam limitadas às informações previstas no documento de admissão, sendo proibida anotações que desabonem ou que possam prejudicar, direta ou indiretamente, o empregado, causando dano a sua conduta profissional.
 É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa III apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
I. A devolução da CTPS para o empregado após feitas as devidas anotações deve ser feita em um prazo de 72 horas, sendo passível o empregador ser multado se ultrapassar esse prazo. è De acordo com o guia de estudo da aula 1, o empregador deverá cumprir o prazo de 48 horas, contadas da admissão, para devolver a carteira de trabalho ao empregado, com as devidas anotações, conforme previsto no artigo 29 da CLT e artigo 5º da Portaria 41 MTE de 28/03/2007, portanto afirmativa incorreta.
II. Ao trabalhador estrangeiro é vetada a emissão de CTPS, sendo as anotações trabalhistas feitas em documento emitido pela Polícia Federal. è De acordo com o guia de estudo da aula 1, A emissão da CTPS para estrangeiro, desde que tenha visto para trabalhar em território nacional, é de exclusividade da SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. A solicitação deve estar acompanhada de documentação da pessoa jurídica e da pessoa física, assim como o contrato assinado por ambas às partes, portanto afirmativa incorreta.
III. A CTPS é emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho – DRT. è De acordo com o guia de estudo da aula 1, a Carteira de Trabalho é emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho – DRT, portanto afirmativa correta.
IV. As anotações na carteira ficam limitadas às informações previstas no documento de admissão, sendo proibida anotações que desabonem ou que possam prejudicar, direta ou indiretamente, o empregado, causando dano a sua conduta profissional. De acordo com o guia de estudo da aula 1, as anotações na carteira ficam limitadas às informações previstas no documento de admissão, sendo proibida anotações que desabonem ou que possam prejudicar, direta ou indiretamente, o empregado, causando dano a sua conduta profissional. O empregador que não cumprir com tal determinação, que está prevista no artigo 29 da Consolidação das Leis do Trabalho, fica sujeito a multa e indenização junto a justiça do trabalho, portanto afirmativa correta.
 
Afirmativa correta: E
Questão 3/5 - Cálculo Aplicado
Leia o texto abaixo:
Dentro dos conceitos de lógica, temos a tautologia, a contradição e a contingência. Elas são importantes porque são utilizadas para testar a validade ou falsidade lógica das proposições. A contradição corresponde a proposições necessariamente falsas, independente das variáveis e circunstâncias; também podem ser consideradas “sem sentido” ou “falhas”.
Assinale a alternativa que apresenta uma contradição:
Nota: 20.0
	
	A
	Eu almocei e descansei
	
	B
	Se eu almocei e descansei, então eu almocei.
	
	C
	Eu almocei, descansei e não almocei.
Você acertou!
Alternativa “C”. A contradição corresponde a proposições necessariamente falsas, independente das variáveis e circunstâncias; também podem ser consideradas “sem sentido” ou “falhas”. A alternativa C é a única que possui em sua essência uma invalidação da própria afirmação (Aula 01, pg. 8).
	
	D
	Se eu não almocei e descansei, então eu descansei.
	
	E
	Se eu almocei e não descansei, então eu almocei.
Questão 4/5 - Cálculo Aplicado
Leia o texto abaixo:
Dentro dos conceitos de lógica, temos a tautologia, a contradição e a contingência. Elas são importantes porque são utilizadas para testar a validade ou falsidade lógica das proposições. A tautologia apresenta proposições necessariamente verdadeiras, independente das variáveis e circunstâncias; vulgarmente, proposições ‘óbvias’ e redundantes.
Verifique quais das afirmações abaixo correspondem a tautologia, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
(  ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro e José é alto.
(  ) – Eu estudo, trabalho e não estudo.
(  ) – Nenhuma criança é adulto.
(  ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro ou José é alto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	F, F, V, V
Você acertou!