Buscar

AV2 SISTEMAS ESTRUTURAIS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV2 SISTEMAS ESTRUTURAIS 2- PROFESSORA LEILA FIGUEIREDO
1- Estrutura formada por barra cujo eixo é uma curva única, a parte central é mais alta que as extremidades. É muito utilizado para vencer grandes vãos. Podem ser definidos como pórticos de barras curvas.
Arco semi-circular: Conhecido como arco romano, é uma estrutura biapoiadae não recomenda-se seu uso em grandes vãos.
Arco elíptico: Possui dois ou mais apoios, e seu uso varia de grandes a pequenos vãos.
Arco hiperbólico: Por possui a forma de uma hipérbole torna-se difícil sua construção, sendo menos utilizado.
Arco Moorishou cebola: é um arco tridimensional composto por diversos arcos, muito comuns em cúpulas.
Arcos góticos: São arcos muito comuns nas catedrais européias. Possuem uma ponta destacada que por motivos religiosos serviria para se aproximar de Deus.
Arco parabólico: Por possuir a mesma forma do diagramas de momento fletoresfaz com que as tensões de flexão sejam anuladas, sendo assim um dos mais recomendados tipos de arco a ser utilizado.
*FORMA CATENÁRIA É FORMA EFICIENTE.
*TEM QUE TER FORMA DE FLEXA
*O PROBLEMA DO ARCO É O EMPUXO.
2- O pilar sofre apenas compressão simples, mas em situações especiais, quando sujeito a cargas devidas ao vento ou freagem sofre flexão. A compressão simples, dependendo da seção do pilar e do seu comprimento, pode provocar a flambagem.
Vantagens com cada material: concreto armado (seções maciças e mais fácil na execução (formas, lançamento e adensamento do concreto). De aço são construídos em seção de perfis I laminados ou soldados, perfis de caixão soldados, perfis tubulares ou mesmo a partir de seções compostas (associação de dois ou mais perfis). Madeira, pode-se utilizar postes ou madeira serrada ou optar pelo uso de bitolas comerciais com seções tipo I, T ou caixão. Existem também as seções que podem ser obtidas com a utilização de madeira laminada colada (MLC) através da colagem de peças de pequenas dimensões.
*O PILAR FEITO DE CONCRETO TEM MENOS CHANCES DE FLAMBAR.
*A MADEIRA É USADA APENAS EM CASOS ESPECIAIS POR SER MAIS COMPLEXAS.
3- Associação ortogonal – maior interesse prático quando se torna contínua, criando uma casca de dupla curvatura.
Associação radial – usada para criar cúpulas e apresenta a característica de necessitar um anel central em seu topo para acomodar todos os arcos.
Associação geodésica – parte da disposição dos arcos segundo curvas geodésicas.
4- Associação mais comum entre cabo e pilar é uma associação externa, feita quando se deseja evitar que esforços horizontais devido ao empuxo de cabos e arcos sejam transmitidos aos pilares, evitando, desse modo, que os pilares fiquem sujeitos a um esforço desfavorável: o momento fletor.
 
5- O melhor é o pilar que tem o ângulo por que gera rigidez e estabilidade.
*MASSA ATIVA: FERRO GUARDADO DENTRO DO CONCRETO, NADA APARECENDO.
6- Denomina-se grelha, onde há a colaboração conjunta das vigas nas duas direções. Para que haja a efetiva colaboração das vigas nas duas direções e para que não ocorram apenas vigas apoiando-se sobre vigas, é necessário que as ligações nos cruzamentos sejam rígidas. 
7- O esforço do arco é a compressão. Ele pode sofrer flambagem e é um dos poucos sistemas que pode ficar estável sozinho.
8- Não é possivel projetar uma viga/laje em balanço com um vão grande em concreto armado, mas é possível projetar essa mesma estrutura se for feita em treliça de aço. Se eu tiver os pilares todos virados/bagunçados, independente da inclinação o sistema que colocar vai dar estabilidade.
9- Vantagens da viga de alma cheia: permite soluções que tornam os espaços mais aproveitáveis. Desvantagens: consome bastante material, é mais pesada e os vãos vencidos são bem menores do que aqueles vencidos pelo cabo e arco.
10- É mais eficiente fazer um arco com arco do que um arco com cabo.

Outros materiais