Buscar

Material de Estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Art. 2. CF “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”
Divisão das funções típicas do poder brasileiro:
Estamos falando da Tripartição dessas funções. O objetivo do Art. 2, é a divisão das funções estatais: legislativa, executiva e judiciária, para o convívio, a organização dentro do estado brasileiro. Então o Art. 2 se preocupa essencialmente em demonstrar essa tripartição orgânica e harmônica das funções típicas do estado brasileiro.
“São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
OBS: DIFERENTEMENTE O DA SOBERANIA QUE É UM PODER UNO, SOBERANO, INDIVISIVEL E INALIENAVEL DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
 Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
 I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
É um objetivo CONSTANTE, algo q deve ser constantemente perseguido pelo Estado Brasileiro e a sociedade como um todo. Para isso é essencial o acesso à educação, ao conhecimento, desenvolvimento que seja calcado em justiça social,em valores de solidariedade.
II - garantir o desenvolvimento nacional;
Sempre em andamento.
  III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
Mais uma prova que a nossa Constituição é sustentável.
 IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
EU preciso respeitar as pessoas, qualquer ser humano, eu não posso ter qualquer tipo de preconceito, não é opção sexual, futebol, ideologia, qualquer tem o exercício da liberdade de escolha. 
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
 I - Independência nacional;
PRINCIPIO OBVIO, a soberania decorre à isso, naturalmente tem que respeitar a independência dos outros.
 II - Prevalência dos direitos humanos;
Pq o Brasil possui como fundamento a dignidade da pessoa humana. Então naturalmente ele vai defender isso perante a comunidade internacional.
 III - autodeterminação dos povos;
Se o Brasil é uma nação soberana, respeita o ser humano, respeita a independência dos outros povos, a independência dos outros países, naturalmente o Brasil vai zelar pela autodeterminação dos povos. O Brasil se abstém em medidas de intervenção da ONU em outros povos, o Brasil se omite, pois, valoriza e está calcado em nossa constituição nesse inciso, a autodeterminação dos povos. 
IV - não-Intervenção; - cai em concurso. 
É um dos princípios brasileiros em Relações Internacionais.
 V - igualdade entre os Estados;
 VI - defesa da paz;
 VII - solução pacífica dos conflitos;
 VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
 IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
 X - concessão de asilo político.
 Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Direitos e Garantias fundamentais
A constituição de 88, destinou-se e estabeleceu direitos e garantias fundamentais e deveres a todos cidadãos brasileiros, que num sistema subsistem: noções básicas que regulam a vida social, política e jurídica. Para entender melhor o que nos traz a constituição nestes reverentes direitos e garantias fundamentais, junto também os deveres, dividem-se em dimensões e em artigos. O mais notório é o art. 5º. Nos demais, até 17º. Enfatizam-se a igualdade perante a lei que são: vida, liberdade, igualdade, propriedade e segurança. 
PRIMEIRA GERAÇÃO: São os direitos da liberdade, os primeiros a constarem do instrumento normativo constitucional, a saber, os direitos civis e políticos, que em grande parte correspondem, por um prisma histórico, àquela fase inaugural do constitucionalismo do Ocidente. 
SEGUNDA GERAÇÃO: São os direitos sociais, culturais, e econômicos, bem como os direitos coletivos ou de coletividades, introduzidos no constitucionalismo das distintas formas de Estado social. Então, na esfera dos direitos fundamentais da segunda geração, esta marca uma nova fase dos direitos fundamentais, não só pelo fato de estes direitos terem o escopo positivo, mas também de exercerem uma função prestacional Estatal para com o indivíduo. 
 
TERCEIRA GERAÇÃO: São direitos atribuídos à fraternidade ou de solidariedade. Refluem sobre os temas referentes ao desenvolvimento, à paz, ao meio ambiente, à comunicação e ao patrimônio comum da humanidade. 
AS TRÊS GERAÇÕES QUE EXPRIMEM OS IDEAIS DE LIBERDADE (DIREITOS INDIVIDUAIS E POLÍTICOS), IGUALDADE (DIREITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS) E FRATERNIDADE (DIREITOS DA SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL), COMPÕEM ATUALMENTE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS.
“Bem, os direitos e garantias fundamentais são muitos, só para citar alguns, podemos falar do princípio da legalidade (ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei), da igualdade (todos são iguais perante a lei), acesso à justiça (a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito), contraditório e ampla defesa (a todos em âmbito administrativo e judicial é garantido o direito ao contraditório e ampla defesa) e muitos outros presentes em nossa Constituição Federal. 
Bem, a função principal dos direitos e garantias fundamentais é cumprir a segunda missão do chamado 'constitucionalismo'. Em si a missão do constitucionalismo é criar uma técnica de limitação do poder político e criar uma série de mecanismos da defesa da sociedade contra os atos do governo ou práticas antissociais advindas no próprio seio da sociedade, mas, em especial, uma série de liberdade negativas dirigidas contra o próprio Estado. 
Todos os direitos e garantias fundamentais podem ser reclamados em juízo, o que os torna mecanismos de defesa mais eficazes para a existência da liberdade.”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes