Buscar

DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL
Das pessoas naturais 
PESSOA FISICA NATURAL – é todo “ser humano” dotado de uma estrutura biopsicologica, sujeito de direitos e obrigações. Para ser considerado pessoa natural basta que o nascer com vida. Todo homem, é dotado de PERSONALIDADE, logo ele tem CAPACIDADE para figurar numa relação jurídica, tem aptidão para adquirir direitos e obrigações. 
Art 1° “Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil”.
DIREITO AO NASCITURO –
AS 3 TEORIAS PARA DESVENDAR A PERSONALIDADE:
PERSONALIDADE JURIDICA: 
CAPACIDADE – é a medida da personalidade. Pode ser de DIREITO ou de FATO. 
Capacidade de DIREITO – é própria de todo ser humano, que adquire assim que nasce (começa a respirar) e só perde quando morre; em face do ordenamento jurídico brasileiro a personalidade se adquire com o nascimento com vida, ressalvados os direitos do nascituro desde a concepção. 
Capacidade de FATO – nem todos a possuem; é a aptidão para exercer, PESSOALMENTE, os atos da vida civil (Capacidade de ação), por si só, sem depender de alguém. Só se adquire a Capacidade de Fato com a plenitude da consciência, discernimento e da vontade. 
OBSERVAÇÃO: A PESSOA TEM A CAPACIDADE DE DIREITO, MAS PODE NÃO TER A CAPACIDADE DE FATO. 
Ex: 1- os recém-nascidos e os loucos eles tem somente a capacidade de direito pois é adquirido assim que nasce. Eles podem, por exemplo ter o direito de herdar. Mas ao tem capacidade fato, ou seja, não podem exercer o direito de qualquer ação em defesa da herança recebida, precisam ser representados pelos pais ou curadores. 
2- Se a mãe exercer o pátrio poder, comprovando a sua gravidez, pode ser investida judicialmente na posse dos direitos sucessórios que caibam ao nascituro.

Outros materiais