Buscar

Nota100 discursiva de etica e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota: 100
PROTOCOLO: 201511031215508575D9F
Disciplina(s):
Ética e Educação
	Data de início:
	06/11/2015 17:29
	Prazo máximo entrega:
	06/11/2015 18:44
	Data de entrega:
	06/11/2015 18:25
Questão 1/3
“A ética apresenta um cunho finalista [...] O bem tem caráter de causa final. Toda arte, todo método, assim como toda escolha parecem apetecer algum bem. O bem é aquilo que apetece todas aas coisas. O que se diz de tantas maneiras como o ser”.
 
THUMS, J. Ética na educação: filosofia e valores na escola. Canoas: Ed ULBRA, 2003. p. 203.
 
O texto faz referência à ética finalista. Com base no livro da disciplina, descreva no que consiste esta teoria ética.
	os finalistas não partem de regras, mas de objetivos e avaliam suas ações à medida que favorecem esses objetivos. Assim, para se determinar o rumo correto de uma ação, deve-se escolher um fim apropriado e, depois, decidir sobre o meio para alcança-lo. Em síntese: os fins justificam os meios.
(ALENCASTRO, p 42)
Resposta:A teoria da ética finalizada consiste em buscar somente o maior bem a que o homem pode aspirar nessa vida,o bem é aquilo que apetece todas as coisas,como viver conforme a razão,sentir,ser perfeito, definitivo e suficiente por si mesmo para fazer o homem feliz.
Nota: 33.3
Questão 2/3
Segundo Alencastro (2012), “na condição de indivíduos, os humanos realizam sua existência na convivência com os outros”. Assim, podemos dizer que somos seres sociais. Com base nessa ideia, discuta a importância da vivência em comunidade e suas implicações com a ética.
Nota: 33.3
	o aluno deve entender que é na comunidade que os seres humanos nascem e se desenvolvem. A convivência com outros indivíduos faz com que a pessoa estabeleça juízos de valor sobre seu modo de ser e também em relação as atitudes de seus pares. Trata-se da dimensão ética. Suas decisões e ações afetam outras pessoas e são afetadas por elas. (p. 28)
 
Resposta:A vivencia na comunidade é importante pois, é ali que aprendemos o que é cultura,ou seja é isso que caracteriza a existência social do povo ou da nação á que se refere,ou também dentro de um grupo no interior de uma comunidade.
A ética faz parte dos instrumentos que o homem constrói para sobreviver,a linguagem que usa para se comunicar,as leis e normas que regulam a convivência social e a religião sao partes fundamentais para se conviver em paz e alcançar a felicidade.
Questão 3/3
Leia o trecho a seguir:
“Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. Também não tem sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo é tão completo que a resposta aparece como mecânica ou automática.” VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 48-49
Conforme o livro da disciplina, explique o que nos leva a agir moralmente.
	A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma. O que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretado pela razão e servem de bússola para a tomada de decisões éticas. (ALENCASTRO, p 51)
Resposta:O que nos leva á agir moralmente é fato de que se trata da propria vida ,pois a ética é sempre aplicada no nosso dia a dia,no trabalho,na escola,na familia,etc.
Agindo moralmente conseguimos viver em harmonia,com respeito ao proximo,referindo-se á boa conduta humana,do bem e mal, do certo e errado. 
A ética faz parte de nosso dia a dia pois é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica,e até teologica sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Nota: 33.3

Outros materiais