Buscar

LOCAÇÃO DE OBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LOCAÇÃO DE OBRA
DEFINIÇÃO
Entendemoscomolocaçãodeumaobracomosendoatransferênciadosdadosemedidasdeumprojetoparaoterrenoondeaedificaçãoseráconsolidada.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
É considerada de grande importância e devem ser tomados diversos cuidados para que essas medidas sejam as mais confiáveis possíveis, pois seria muito desagradável perceber, já em uma fase adiante da obra, que as fundações, paredes, pilares e outras peças foram executadas em locais errados. 
Para uma locação bem executada, devem-se utilizar materiais de boa qualidade, como, tábuas, pontaletes, e equipamentos de boa precisão.
Para iniciar a locação é necessário que o terreno esteja limpo sem a presença de lixo, raízes, entulhos ou materiais de construção e nivelado.
LOCAÇÃO POR CAVALETES
Processo de locação muito antigo e não muito confiável, pois oferece muitos riscos de deslocamentos provocados por circulação de equipamentos e operários. Utilizados em obras de pequeno porte, com poucos elementos a serem locados, como: pequenas ampliações, garagens, barracões e etc.
Vantagem dessa locação: utiliza menos quantidade de material (estacas e tábuas).
Desvantagem: deslocamentos dos cavaletes, devido à circulação no local, não são percebidos, acarretando assim em erros de locação e alinhamento.
Os alinhamentos são definidos (conforme projeto de locação) por prego cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas. Os cavaletes devem ser aplicados a uma distância mínima dos elementos de 1m.
As marcações serão executadas com linhas de nylon percorrendo os pregos fixados nos sarrafo, assim determinando o alinhamento e o eixo dos elementos locados.
LOCAÇÃO POR GABARITO
Conhecida também como tabeira , tábua corrida ou tabela ; Indicada para obra maiores, com muitos elementos a serem locados; Consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo , constituído de estacas e sarrafos a uma altura aproximadamente de 1,00m do solo. Os sarrafos devem estar alinhados e nivelados; Os gabaritos são seguros e as marcações efetuadas nos sarrafos permaneceram por mais tempo, facilitando a conferência durante o desenvolvimento da obra.
Vantagem: menor chance de perda do nível e alinhamento.
Desvantagem: maior consumo de materiais, tais como tábua, pontaletes e pregos.
Nível de mangueira: Mangueira espessa e transparente 
Normalmente de 12 a 15mm de diâmetro , com água limpa e sem bolhas de ar. Com duas linhas de nylon (n°80) esticadas a partir da demarcação do gabarito e no cruzamento das linhas, transferir as coordenadas do elemento a ser executado (ex: estaca) para o terreno usando prumo de centro (250g), marcando o ponto exato (eixo) e demarcando com um piquete.
ATENÇÃO: 
Colocar avisos da existência dos gabaritos para evitar abalroamento e deslocamentos que possam por em risco a exatidão do controle geométrico da obra.
Alertar para que não usem os gabaritos como andaime, apoio de materiais, passarela etc.
No caso de haver movimentação de equipamentos pesados, proceder à marcação com um rebaixo em relação ao terreno e marcar o local do piquete com cal ou areia.
Erros na locação se propagam por todos os subsistemas do edifício (estrutura, vedações, instalações, etc.) gerando custos materiais e de tempo para resolução de incompatibilidades e correção de erros. 
Em erros mais graves pode resultar na demolição de estruturas.

Outros materiais