Buscar

HIGIENE E LIMPEZA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Produtos de higiene: 
Sabonetes, loções de limpeza
DISCIPLINA: COSMETOLOGIA
PROFESSORA: PRISCILLA FONSECA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define os produtos cosméticos da seguinte forma:
 Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado (Anvisa, 2005). 
Conceito
3
Os cosméticos são produtos constituídos por substâncias naturais ou sintéticasque não modificam as condições fisiológicas da pele, agem na epiderme(camada superficial da pele), de uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios). Eles têm como objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado..
Os cosmecêuticos são definidos pelos produtores de cosméticos como produtos que agem na derme (camada profunda da pele) e no sentido de alterar funções da pele, causando benefícios, sem as desvantagens que as drogas carregam, exemplo os acidos alfa-hidroxiácidos , vit A ( retinol), vit E, vitamina C
Conceito
Histórico
2800 a.C
Antiga Babilônia: Os habitantes ferviam gordura com cinzas, mas não esclareciam a finalidade do produto
Fenícios: Utilizavam esse produto para limpeza na limpeza de lã de carneiro e couro;
No Século VII, os árabes descobriram o processo de saponificação a partir da mistura de gordura, óleos e álcali, permitindo a produção do sabão duro em barra;
Segundo a lenda, a palavra sabão tem como origem Monte Sapo, um antigo local de sacrifícios de animais próximo a Roma.
Histórico
Século XIX: foi desenvolvido o sabão perfumado, o sabonete como é conhecido hoje. 
Sabonete: francês “Savonnette
LIMPAR: remover sujidades da poluição, resíduos cosméticos, secreções naturais e células córneas em descamação
Formas de limpeza
Solventes Orgânicos
A limpeza com solventes orgânicos consiste na remoção das sujidades por meio da solubilização pelo solvente utilizado, com arraste mecânico, adsorção ou absorção do produto com auxílio de algodão, tecido ou papel.
Substâncias lipofílicas
“Semelhante dissolve semelhante”. A gordura secretada pelas glândulas sebáceas da pele e as sujidades dispersas, ou solubilizadas, são removidas por auxílio de um material com polaridade semelhantes através da solubilização e arraste com auxílio de algodão, gaze ou lenço de papel.
Tensoativos (sabões/detergentes)
São substâncias utilizadas para limpezas mais conhecidas, práticas, eficazes, seguras e difundidas no mundo. São moléculas anfifílicas, têm afinidade por água e óleo – capazes de diminuir a tensão interfacial entre estas substâncias, permitindo que elas se misturem.
 
Tensoativo
Os fenômenos físico-químicos que envolvem a limpeza com tensoativo são:
Redução da tensão interfacial entre a água e a gordura/sujeira, reduzindo a aderência deste material à queratina da pele e cabelos, processo facilitado pelo trabalho mecânico (esfregação);
Emulsificação da gordura/sujeira e sua transferência para o veículo aquoso;
Dispersão ou suspensão do material graxo e sujeira emulsificada na espuma e sua remoção com o enxágüe.
Tensoativo
Detergentes: são os tensoativos sintéticos.
Sabões: são obtidos a partir da mistura de um álcali com um ácido graxo
SAPONIFICAÇÃO
O produto empreado para o processo de saponificação pode ser de origem animal (gordura) ou vegetal (óleo). Atualmente, as empresas tem abandonado o material graxo derivado de fonte animal. Dando lugar aos óleos vegetais devido ao Claim: 
“ não contém derivados de animais”.
Sabonetes
Dependendo do tipo do tensoativo ou mistura, que compões a formulação do sabonete, pode ser classificado em:
Sabonetes
Sabonete Tradicional: Sabões (gordura animal 4 : óleo vegetal 1).
Alternativa: trabalhar somente com óleo vegetais, o mais utilizado é o óleo de palma. Para diminuir a detergência e alcalinidade, acrescenta-se detergentes sintéticos.
Sabonete Glicerinado: Baixa quantidade de sabão na formulação. Correspondendo a 30%, o restante da composição é formada por glicerina, álcool, propilenoglicol, corante, fragrância e açúcar. 
Sabonete Syndet: Baixa quantidade de sabão na formulação. Correspondendo a menos de 10%, o restante da composição é formada por isotionato, cocoil e laurel isotiano de sódio. O tensoativo pode compor até 70% da formulação. 
Sabonete Syndet bar: têm como característica a suavidade, sensorial agradável, melhora a textura, tônus, luminosidade. Formção de sabão insolúvel, reduzindo a função espumogéna. Indicado para peles acnéicas, rosácea e dermatite atópica.
Sabonetes
CONTROLE DE QUALIDADE
ANTES DO USO
COR, BRILHO E FORMATO, PLASTICIDADE, DUREZA DA BARRA E FRAGRÂNCIA.
DURANTE DO USO
ESPUMA, FRAGRÂNCIA, CREMOSIDADE, SUAVIDADE, SEDOSIDADE, ASPEREZA
APÓS O USO
RACHADURAS, ASPEREZA, GRANIZO
Sabonetes Líquidos
Elaborados a partir de sabões de potássio na concentração de 15 a 20%. Atualmente, em quase totalidade não utiliza sabão. São formados apenas com misturas de tensoativo sintético.v
A apresentação líquida pode ser trabalhada com pH ácido, o que lhe confere o apelo de ser neutro para pele ou pH fisiológico
Emulsões de limpeza
Composta por: fase oleosa, aquosa ou mais os tensoativos. Utilização: remoção da maquiagem, limpeza diária.
Tamponamento para pH da pele; Composta por: tensoativo suave. Indicadas para peles oleosas e acnéicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais