Buscar

Nota 100-APOL 1 GMP e SIG.docx

Prévia do material em texto

Marcos Nota 100
Disciplina(s): 
Gestão e Mapeamento de Processos
Sistemas de Informação Gerencial
Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
A	a) ( ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
B	b) ( ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
C	c) ( ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
D	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. 
Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal. Assinale os itens com (V), que são considerados Verdadeiros para os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL e com (F) para os que são Falsas.
(V) estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
(F) iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
(V) um exemplo, é o envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
(V) seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
(F) são as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Assinale a seqüência correta:
	A	F – F – V – V – F
	B	V – V – F – V – F
	C	F – F – V – F – F
	D	V – F – V – V – F
	E	F – V – V – V – F
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que corresponde à coluna da esquerda.
Assinale a seqüência correta.
A	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
B	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
C	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
D	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
E	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
A	a) ( ) Efeito bidê (bottom-up ou de baixo para cima): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, brainstorm com a direção ou determinação de executivos.
B	b) ( ) Abordagem direta (bottom-up): É a abordagem mais comum e a mais utilizada na condução de mapeamentos, através de fluxogramas.
C	c) ( ) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
D	d) ( ) Abordagem baseada em gestão por processos (top-down), sem interferência hierárquica.
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
No ciclo de vida do Business Process Modeling (BPM), há uma de suas fases que tem as seguintes finalidades: (1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados; (2) obter e entender as informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processos, medições de desempenho e mudanças nos ambientes externos; e (3) entender completamente os processos de negócio da organização no escopo considerado. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas abaixo, o nome da fase do ciclo de vida do BPM que tem tais finalidades.
A	 Análise de Processos de Negócio
B	Desenho e Modelagem de Processos de Negócio.
C	 Implementação de Processos
D	 Monitoramento e Controle de Processos.
E	 Refinamento de Processos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes