Buscar

Noções básicas em primeiros socorros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade santa Maria
Curso: fisioterapia 
Disciplina: vivencia em fisioterapia vivência 
Dissente: Jaine Pereira De Sousa 
Noções básicas em primeiro socorros 
No dia 27 de setembro foi realizado mais um mine curso com o professor Tharsio Ruston, o ministrante começou falando com uma pergunta sobre ‘’ o que é primeiros socorros?’’ que são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência.
Em seguida nos mostrou como é realizada a abordagem dos socorristas aos pacientes, primeiro verificar o local se é seguro para que não venha acontecer outros acidentes, verificar a quantidade de feridos, quando chegar até o paciente deve falar seu nome e se caso o paciente estiver consciente lhe informar todos os procedimentos que você irá fazer, e em seguida imobilizar e levar até um local de maior suporte.
Logo depois o ministrante nos mostrou um dos matérias usadas no seu dia-a-dia como por exemplo o AMBU que tem como função Ressuscitar manualmente, a função do AMBU é ventilar manualmente o paciente com o ar ambiente ou enriquecido com oxigênio.
Para finalizar e nos ensinos na pratica manobrar para socorrer vítimas de engasgamento. Caso o engasgamento aconteça, é preciso agir rapidamente. Nas ocasiões em que vítima estiver consciente, porém não conseguir falar, apenas tossir, acontece a chamada obstrução parcial. Nesse caso, posicione-a de pé e fique atrás dela, mantendo a cabeça da pessoa abaixada. Dê de quatro a seis tapas fortes em suas costas. Se a vítima continuar engasgada, opte pela manobra de Heimlich. Fique posicionado de pé atrás da vítima, mais para o lado que para o centro. Ponha a mão fechada com o polegar para dentro e pressione contra o abdômen do engasgado, acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre seu próprio pulso de maneira firme e faça um rápido puxão para cima. Repita o procedimento entre seis e dez vezes, da maneira mais rápida possível. No caso de engasgamento é comum na fase de amamentação. Por isso, recomenda-se que os pais dominem a técnica para ajudar o bebê a voltar a respirar. Para crianças com menos de um ano, o procedimento é virá-la de bruços, com uma pequena inclinação para o chão, e dar cinco tapinhas nas costas. Caso não tenha ocorrido à desobstrução, vire a criança de costas e coloque dois ou três dedos no abdômen. Faça de quatro a dez compressões e repita o procedimento, caso necessário.Já os maiores devem ser submetidos à manobra de Heimlich. Abrace seu filho um pouco acima da barriga para expulsar o que estiver obstruindo suas vias respiratórias.

Outros materiais