Buscar

apol 1 analise de projeto de orcamento e contabilidade publica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Projeto é o nome que se dá ao conjunto de informações internas e externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar as decisões de investimento.
Análise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta:
Sobre as fases do projeto, aquela que são detalhadas informações como cronograma, interdependência das atividades, alocação dos recursos e receitas esperadas. Ou seja, é feita a análise de custo, tempo, qualidade, incertezas e riscos.
Refere-se à fase:
Nota: 20.0
	
	A
	Do Planejamento
Você acertou!
Gabarito: Fase do Planejamento – aquela que são detalhadas informações como cronograma, interdependência das atividades, alocação dos recursos e receitas esperadas. Ou seja, é feita a análise de custo,  tempo, qualidade, incertezas e riscos.
MACEDO & CORBARI, Análise de Projeto e Orçamento Empresarial,Intersaberes, Curitiba 2014, p. 40
	
	B
	Da Inspiração
	
	C
	Da Execução
	
	D
	Do Monitoramento e Controle
	
	E
	
Questão 2/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Geralmente, o orçamento é um plano financeiro elaborado para auxiliar determinado exercício financeiro, podendo ser consultado mensalmente para fins de acompanhamento e controle.
Analise a questão e marque a correta.
“Refere-se ao conjunto de objetivos desejados e à forma como estes são alcançados, estimando assim o que se deseja, como e quando será obtido.”
É o  ciclo de gestão:
Nota: 20.0
	
	A
	Do Planejamento
Você acertou!
Gabarito
Ciclo do Planejamento - Refere-se ao conjunto de objetivos desejados e à forma como estes são alcançados, estimando assim o que se deseja, como e quando será obtido. 
MACEDO & CORBARI, Análise de Projeto e Orçamento Empresarial,Intersaberes, Curitiba 2014, p. 84
	
	B
	Da Execução
	
	C
	Da Direção
	
	D
	Do Controle
	
	E
	
Questão 3/5 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
I. O controle prévio é entendido como a análise dos contratos entre governo e empresas, revelando os fatos ocorridos depois da liquidação da despesa.
II. O controle concomitante é compreendido pelo acompanhamento da receita durante o exercício, mediante a emissão de relatórios periódicos.
III. O controle subsequente é aquele realizado após a determinação das despesas, pois, a cada exercício, os órgãos da administração devem apresentar as prestações de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apreciação e emissão de parecer prévio.
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	Você acertou!
Gabarito: O controle prévio é entendido como a análise dos contratos entre governo e empresas, revelando os fatos ocorridos ANTES da liquidação da despesa. Por outro lado, o controle concomitante é compreendido pelo acompanhamento da DESPESA durante o exercício, mediante a emissão de relatórios periódicos. O controle subsequente é aquele realizado após a determinação das despesas, pois, a cada exercício, os órgãos da administração devem apresentar as prestações de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apreciação e emissão de parecer prévio.. (Material para impressão: Rota da aula 02, pag. 29).
Questão 4/5 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
De acordo com a obra base da disciplina, a contabilidade do setor público, assim como a contabilidade de uma empresa privada, tem como objeto o patrimônio. A diferença entre as duas contabilidades ocorre quanto à finalidade desse patrimônio.
Analise as proposições e marque a correta.
São características da contabilidade pública:
 I – Obrigatoriedade na contabilização do Lucro ou Prejuízo.
II – Independência econômica entre receitas e despesas.
III – Contabilidade orientada pela execução do orçamento
IV – Dependência econômica entre receitas e despesas
Estão corretas somente no que se refere às proposições:
Nota: 20.0
	
	A
	I – II – III
	
	B
	I – III
	
	C
	I – III – IV
	
	D
	II – III
Você acertou!
Gabarito 
Estão erradas
I – Obrigatoriedade Apuração do Lucro ou Prejuízo – Justificativa - Não há lucro ou prejuízo a ser contabilizado – a característica é a Inexistência de lucros ou prejuízos.
IV – Dependência econômica entre receitas e despesas – Correto é: IV – Independência econômica entre receitas e despesas
GUEDES, Álvaro Martins; SILVÉRIO, João Paulo; Contabilidade Pública – Inovações, Aplicações e Reflexos – Curitiba, Intersaberes, 2016 – P. 22 à 24
	
	E
	III – IV
Questão 5/5 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Sobre a estrutura da administração pública, analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso, em seguida, marque a opção correta
II. O Poder Legislativo tem a função normativa, ou seja, elaboração de leis.
III. Ao Poder Executivo compete a aplicação das leis.
IV. Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são dependentes e harmônicos entre si e reciprocamente indelegáveis, conforme o art. 2º da Constituição Federal de 1988.
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	Você acertou!
Gabarito: O Poder EXECUTIVO tem a função administrativa de converter as leis. Já o Poder Legislativo tem a função normativa, ou seja, elaboração de leis. Ao Poder JUDICIÁRIO compete a aplicação dessas leis. Destacamos que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são INDEPENDENTES e harmônicos entre si e reciprocamente indelegáveis, conforme o art. 2º da Constituição Federal de 1988. (Material para impressão: Rota da aula 01, pag. 04).
	
	D
	
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes