Buscar

AV FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 2017.3

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Data: 23/11/2017 19:32:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201302120282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vivemos, na atualidade, uma lógica baseada na produtividade do ser humano como eficiente, produtivo, flexível e condena-se todo e qualquer tipo de ociosidade. Embora o ócio fosse motivo de status na Antigüidade e na Idade Média, ele é condenado na sociedade moderna, pois será o trabalho, em larga escala, que servirá de parâmetro da dignidade humana. Tanto que aquele que não trabalha ou produz é visto como malandro, vagabundo, indolente, preguiçoso e acaba sendo marginalizado pela sociedade moderna, cuja bandeira defende a ideologia de que "o trabalho dignifica o homem". Mas será que toda forma de trabalho dignifica realmente? Reflita sobre essa questão e procure desconstruir essa máxima, demonstrando seu caráter ideológico, ou seja, o que ela camufla.
		
	
Resposta: O pensamento de que todotrabalho dignifica o homem camufla o capitalismo.A idéia de que se o homem não consome, ele não é digno vem do fato de que o consumo move a humanidade. É preciso que o homem consuma, não importando se a forma de trabalho que ele exerce dignifica sua vida.
	
Gabarito: Sabemos que nem todas as formas de trabalho dignificam o homem. Uma pessoa que trabalhe de 08:00 as 20:00 todos os dias, realizando atividades braçais, num ambiente ruim, que não possa desenvolver suas habilidades cognitivas e que receba um salário mínimo (ou um pouco mais), no Brasil, não vive com dignididade. Na verdade, uma pessoa assim sobrevive de forma rude, escassa e, ao longo do tempo, é cada vez mais explorada e alienada pelo sistema. Todavia, a ideologia mantém as pessoas presas a um ideal de dignidade que, no , camufla uma forma de escravidão velada que, se fosse questionada, de fato, ou sequer percebida pelas massas, geraria um desconforto imenso e abalaria as estruturas do próprio sistema de trabalho moderno, provocando talvez um caos social e uma revolução por parte dos trabalhadores explorados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301482614)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Tendência Libertária em Educação tem como base a corrente do anarquismo que defende que "o caminho da liberdade é a própria liberdade". Sendo assim, questiona a ordem social existente e preocupa-se com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres. Por rejeitarem toda forma de governo, como também a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do Estado, o anarquismo defende a auto-gestão. Portanto, estabelece uma profunda ligação entre a educação e os processos de mudanças sociais. Sendo assim, responda:
Qual o papel da escola e como se deve dar a relação entre professor e aluno segundo esta tendência?  
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Seu papel é o de desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e de mudanças nos alunos com base participação grupal, onde ocorre a prática de todo processo de aprendizagem, ou seja, deve exercer uma transformação na personalidade, no sentido libertário e autogestionário. Professores e alunos são seres livres e desenvolvem uma relação baseada na auto-gestão e no anti-autoriarismo. O professor é um orientador, ou seja, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos cabendo-lhe: ajudar o grupo a se desenvolver na autogestão; auxiliar o desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos; ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação e observação; liberar as forças instituintes do grupo, que funcionam como analisadores das instituições. O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos últimos anos escolares.
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301477843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Dermeval Saviani, a reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto. De acordo com esta concepção a única afirmativa em NÃO ATENDE a colocação do autor: 
		
	
	1. Justifica suas afirmações com argumentos, usa linguagem com rigor que garante coerência e o exercício da crítica.
	
	5. Estrutura seu pensamento de forma lógica, clara e coerente.
	
	2. Explicita os fundamentos do pensar e agir, investigando a raiz do saber.
	 
	4. Imposição de ideias e valores que garantem os interesses de classe.
	
	4. Examina os problemas na perspectiva do todo, relacionando os diversos aspectos, visando à totalidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301546023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que há um tipo de cultura que consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço. Estamos pensando na cultura...
		
	
	popular individualizada
	
	de massa
	 
	popular
	
	erudita
	
	midiática
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301322790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das limitações da formação escolar é a ausência da reflexão acerca dos conceitos designadores das coisas. Aprende-se o que as coisas são, quase sempre através da memorização, através de exemplos e por exclusão. É próprio da filosofia reflexões de natureza conceitual.
Nas afirmações abaixo, identifique a que compreende a concepção filosófica de trabalho enquanto práxis.
		
	
	O professor Melo substitui um colega de trabalho numa aula. Para que não haja descontinuidade do trabalho do titular ele aplica a aula seguindo o plano deste.
	
	Um trabalhador da linha de produção de uma fábrica de sapatos descobriu que ouvir músicas pelo celular ajuda a tornar a jornada diária menos enfadonha. Desse modo o aparelhinho é seu maior aliado dentro da fábrica, pois também o distancia dos muitos problemas da rotina.
	 
	Na sua atividade diária, um determinado gari trabalha não apenas para fazer jus à sua obrigação, mas de modo que esta tarefa seja menos cansativa. Enquanto a desenvolve, pensa também nas matérias da escola e elabora idéias para debates com companheiros de jornada nos momentos de reuniões.
	
	Um aluno escolheu aleatoriamente um curso na universidade, pois pretende obter seu diploma e subir de cargo.
	
	Um cientista de uma famosa rede produtora de medicamentos chegou ao laboratório naquele dia de sol esbanjando felicidades. Acabara de receber um grande prêmio em dinheiro por mais uma descoberta. Para quantos o invento servirá não lhe interessa, pois aquele dinheiro resolverá os seus problemas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301322782)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aceitar as DIFERENÇAS entre as culturas é importante para evitar o etnocentrismo, forma de comportamento que, geralmente, leva à xenofobia. Acerca do tema xenofobia é correto afirma que:
I. É possível a convivência pacífica entre vizinhos, mesmo que um deles tenha incorporado em seu modo de ser valores de uma cultura diferente
II. Permite o respeito a padrões de comportamento que caracterizam valores de um grupo e considera que a cultura de seu grupo é a única legítima
III. Manifesta-se no comportamento de desprezo e ojeriza por preferências consideradas exóticas
IV. Sinaliza o perigo sobre o preconceito que culmina com a violência
Assinale a alternativa correta:
		
	
	II e III são falsas
	
	I é verdadeira e IV é falsa
	 
	III e IV são verdadeiros
	
	Todas são verdadeiras
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301479311)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a escola tecnicista decorre de uma visão economicista no campo da educação, ou seja, reduz o processo de ensino-aprendizagem a uma dimensão econômica. Sendo assim, analise os enunciados abaixo:
I. Favorece o amadurecimento emocional, a autonomia e as possibilidades de auto-realização do aluno pelo desenvolvimento do seu"eu".
II. Processos de controles racionais do comportamento, com a finalidade de levar o indivíduo atingir objetivos previamente estabelecidos.
III. Processo de condicionamento/reforço da resposta que se quer obter e acontece através da: operacionalização dos objetivos e mecanização do processo.
IV. Busca-se a eficiência, a qualidade, a racionalidade, a produtividade e a neutralidade na escola que deve funcionar como uma empresa.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	3. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I e IV estão corretos
	
	1. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	4. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301479387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que:
		
	
	5. A violência simbólica é exercida como instrumento de equalização social, ou seja, de superação da marginalidade social típica da sociedade dividida em classes sociais.
	
	1. A violência simbólica é exercida pelo poder democrático, deliberado pelos cidadãos de uma estrutura social baseada na igualdade real entre os homens.
	
	3. A violência simbólica ocorre apenas no interior do aparelho do Estado e não afeta as relações sociais, principalmente as relações pedagógicas.
	 
	2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidas por meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar.
	
	4. A violência simbólica é exercida pelas classes menos favorecidas como forma de resistência à dominação dos grupos ou classes dominantes da sociedade capitalista.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301481706)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A crise cria situações imediatas perigosas (...) A classe dirigente tradicional, que tem um numeroso pessoal preparado muda homens e programas e retoma o controle que lhe fugia, com uma rapidez maior do que a que se verifica entre as classes subalternas. Talvez faça sacrifícios, exponha-se a um futuro sombrio com promessas demagógicas, mas mantém o poder, reforça-o momentaneamente e serve-se dele para esmagar o adversário e desbaratar os seus dirigentes, que não podem ser muitos e adequadamente preparados".
Esta análise foi defendida por qual filósofo?
		
	 
	3. Aristóteles
	
	4. René Descartes
	
	5. Francis Bacon
	 
	2. Antonio Gramsci
	
	1. Augusto Comte
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301326244)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006.
Qual destas afirmações expressa essa concepção?
		
	
	O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradores e a gestão escolar, aos pedagogos
	
	A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
	 
	A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares
	
	O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
	 
	A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.

Continue navegando