Buscar

apol 04 adm gestao orcamentearia sidi

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Orçamentária
A respeito da Administração Financeira, leia com atenção o texto a seguir:
Assim como as teorias administrativas descritas a partir do início do século XX, com suas premissas em organizar a empresa por tarefas, departamentos ou funções e também a influência do fator humano no desempenho dos negócios, os conceitos financeiros também surgem para suprir necessidades e deficiências das organizações frente aos desafios que surgiram. Como por exemplo, o controle dos estoques após a expansão da indústria automobilística nos anos 1920, a avaliação da liquidez das empresas a partir da grave crise de 1929, ou ainda a necessidade de captação de recursos após a segunda guerra para a fase de reconstrução e consolidação das indústrias.
De acordo com a evolução da Administração Financeira, podemos afirmar que o período a captação de recursos se refere a:
Nota: 20.0
	
	A
	Critérios de mensuração do resultado dos investimentos próprios;
	
	B
	Uma classificação no balanço patrimonial entre passivo e patrimônio líquido;
Você acertou!
O critério para mensurar o resultado é o conceito de retorno sobre o patrimônio líquido extraído da razão entre lucro líquido e os recursos próprios. O enfoque nos ativos circulantes é relacionado à estoques, caixa e valores a receber, que se relacionam com a liquidez dos investimentos, ambos não se referem à captação de recursos. Finalmente a destinação do lucro é considerando autofinanciamento por parte da empresa, porém há de se considerar os passivos circulantes e não circulantes também.
Gabarito: (b) – Rota 5. Tema 1. Página 4.
	
	C
	Enfoque nos ativos circulantes;
	
	D
	Liquidez dos investimentos;
	
	E
	A decisão de destinação de lucro da empresa exclusivamente;
Questão 2/5 - Gestão Orçamentária
A respeito da elaboração do orçamento empresarial, considere o texto a seguir:
Segundo as boas práticas do orçamento empresarial, atualmente as empresas hoje consideram que os planos operacionais da empresa devem ser “ puxados” pelo orçamento comercial, ou seja, os planos são estruturados a partir das projeções comerciais, principalmente em relação aos volumes de vendas. Essas situações indicam a necessidade de produção e de recursos, por exemplo. Vale lembrar que nem sempre a postura das empresas foi adotada através desta lógica. Em determinados períodos, as empresas “empurravam” (ou tentavam) para o mercado a sua produção.
A respeito das previsões de demanda, é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As previsões de vendas são feitas a partir dos vendedores que estão fazendo os pedidos de acordo com a sua carteira de clientes.
	
	B
	A quantidade vendida projetada é somente para verificar o faturamento previsto, visto que se a área comercial definir a quantidade, a empresa deve buscar recursos para supri-las.
	
	C
	Para fins de projeção de cenários a empresa deve adotar somente um critério de análise, pois pode haver interpretações diferentes caso se faça por mais de um critério.
	
	D
	As vendas são definidas somente a partir da capacidade de produção.
	
	E
	A combinação de análises quantitativas e qualitativas avaliam as condições históricas e presentes para se fazer projeções futuras com menores possibilidades de desvios.
Você acertou!
Justificativa: os vendedores são participantes do orçamento, porém são consideradas também outras variáveis. A empresa também procurará estabelecer um equilíbrio entre a área comercial e sua capacidade de suportar as vendas, seja através da produção ou limitações de investimentos. Ao contrário do que se afirma na alternativa (c ), é desejável que se tenha vários critérios para se avaliar as tendências para a área comercial.   Gabarito: (e). Rota 5. Tema 5. Página 20
Questão 3/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Segundo Sandroni (2001), investimento é
“Aplicação de recursos (dinheiro ou títulos) em empreendimentos que renderão juros ou lucros, em geral a longo prazo. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações etc.). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.”
Dessa maneira, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que se enquadra em um tipo de investimento.
Afirmações:
I - Este ano farei um pé de meia e até o final do ano que vem, darei entrada na casa própria.
II - Pelo menos 10% do meu salário destinarei à uma poupança, sem um prazo definido para parar.
III - Comprei um automóvel seminovo, porque é o que podia pagar. Minha intenção é que ainda este mês eu passe a oferecer os serviços do Uber X.
IV - Comprei um celular novo, último tipo. Já faz pelo menos seis meses que eu espero o lançamento desse modelo.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
Letra “a” => afirmativas I, II e III apenas.
 
Justificativa: As alternativas I, II e III já demonstram um tipo de investimento, como: Moradia melhor, aplicação financeira e em um capital para transforma em retorno. Já a última alternativa, de aquisição do telefone, nos termos que se apresenta (sem justificativa específica) não passa de consumo.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
Questão 4/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) pode ser considerada como um parâmetro importante ao investidor. Sem ela, as expectativas podem não sair como esperado e se saírem, não direcionam uma previsão como se espera na Administração Financeira.
Dado isso, assinale a alternativa que estabeleça a definição correta da TMA – Taxa Mínima de Atratividade.
Nota: 20.0
	
	A
	Taxa mínima de atratividade é o Lucro máximo esperado em um investimento.
	
	B
	Taxa mínima de atratividade é o retorno mínimo esperado, dado o capital investido.
Você acertou!
Letra “b”
 
Justificativa:
A TMA é a taxa mínima que o investidor espera de lucro, dado seu investimento de capital. Qualquer retorno (lucro) menor do que a TMA é considerado como inviável ou prejuízo econômico.
	
	C
	Dado um prejuízo de 8% ao ano e TMA de 8% ao ano, temos um resultado contabilmente lucrativo.
	
	D
	Dado um lucro de 8% ao ano e TMA de 9% ao ano, temos um projeto economicamente lucrativo.
	
	E
	Uma TMA de 3% ao ano significa que o projeto não é viável, pois está com rendimento abaixo da inflação.
Questão 5/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Quando avaliamos investimentos utilizamos diversas formas de medição dos custos relacionados ao capital. Uma delas é WACC, ou CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital).
Contudo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta que apresenta a correta definição do Custo Médio Ponderado de Capital.
Afirmações:
I - O Custo Médio Ponderado de Capital é a ponderação do conjunto de taxas de custo de capital dados pelas diversas fontes de financiamento.
II - O Custo médio ponderado de capital é a soma dos custos com debêntures e empréstimos diversos, dividido pela taxa total do empréstimo.
III - O Custo Médio Ponderado de Capital pode ser dado pela soma das taxas de financiamento das máquinas e equipamentos adquiridos, em relação aos seus retornos anuais, dividido pelo peso dessas taxas.
IV - O Custo Médio Ponderado de Capital pode ser estabelecido pela maior taxa apenas quando o peso (W) é dado pela maior taxa de custo de capital, entre duas fontes de financiamento.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativa I, apenas.
Você acertou!
Letra “c” => afirmativa I apenas.
 
Justificativa:
Apenas a afirmativa I representa a definição correta do Custo Médio Ponderado de Capital.A afirmativa II, III e IV não considera corretamente a ponderação (W * taxa) das taxas.
	
	D
	Afirmativa II apenas.
	
	E
	Afirmativa III apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes