Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

CENTROUNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARIA LINE FERREIRA DOS SANTOS
KARIANE MEIRELLES DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
FAZENDA RIO GRANDE 
2017
MARIA LINE FERREIA DOS SANTOS
KARIANE MEIRELLES DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental apresentado a UTA Historicidade – B 2017 – FASE I do curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
FAZENDA RIO GRANDE
2017
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2 - A ESCOLA DO ESTÁGIO ........................................................................5
2.1 Localização da escola.............................................................................5
2.2 Concepção pedagógica da escola...........................................................6
2.3 Concepções de educação..............................................................................6
2.4 Elaboração do plano de Aula....................................................................7
3 – PLANO DE AULA.....................................................................................9
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................11
5 - REFERÊNCIAS........................................................................................12
6 – ANEXOS..................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
A realização do estágio supervisionado Ensino Fundamental, é essencial, pois serve com auxílio vital no conhecimento das atividades diárias do roteiro de uma escola e dos alunos que ali estudam, na qual é feita uma observação geral e detalhista, e para essa observação ser constituída o estágio foi realizado na Escola Municipal Luiz Nichele no mês de junho de 2017, com os alunos do ensino fundamental. 
A objetivação dessas observações tem o intuito de complementar a grade de estudos dos formandos e principalmente serve como um norteio para aqueles que ainda não trabalham na mesma área dos estudos, pois a formação de um professor não se limita apenas ao que aprende em sala, mas sim em todas as vivências através dos estágios que é uma pesquisa de campo para aqueles que buscam conhecimento das atividades nas quais desejam trabalhar.
Nessas observações busca-se relatar a comunicação entre professor,aluno e conhecimento, suas percepções e a relação de aprendizagem baseada na trajetória da organização das metodologias usadas no Ensino Fundamental, verificando como são abordados os temas da ação pedagógica, como é o planejamento e aplicação da prática docente e como o aluno se desenvolve nessa fase de estudos.
Na expectativa para compreender como a educação do ensino fundamental se estabelece, o foco principal da função para o estágio é a observação perceptiva dos métodos de ensino, na qual refletimos a trajetória dessa educação e sua influência para formação do educando, pois ela é fundamental para o desenvolvimento deles que estão sendo capacitados para conhecer melhor o mundo em que vivem. 
Essa é a suma importância que esse acompanhamento tem,para que os formandos possuam uma instruçãomesmo que básica de como é o norteio da educação nesse segmento da educação e ensino que abrangem as escolas.
2 A ESCOLA 
2.1 LOCALIZAÇÕES DA ESCOLA
O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Luiz Nichele, situada na Rua Eritréia, nº171,Jardim Santarém, Bairro Nações, CEP 83823257, localizada na cidade de Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41)36049292 e do e-mail:escolaluiznichele@gmail.com.
	A escola oferta atendimento aos níveis de educação infantil e anos iniciais do regime de 9 anos do 1º ao 5º ano, nos períodos matutinos e vespertino atende também a modalidade de Educação Especial com Classe Especial e Sala de Recursos Multifuncional I.
	A instituição atende a um número total de 575 alunos, desse número, 2 são alunos em processo de inclusão.
	O estágio foi realizado no período de 12 de junho a 27 de junho de 2017, no turno da manhã, sendo observado as turmas do ensino Fundamental.
2.2 Concepção Pedagógica da escola	
	Esta Proposta Pedagógica acredita e defende uma concepção de gestão escolar que inverta a lógica autoritária e burocratizada e fortaleça a participação, o diálogo a democratização, a socialização dos conhecimentos, a tomada de decisões, nem sempre coletivas, mas eticamente assumidas pelo grupo.	
A gestão democrática se constitui através de estudo, método e atitude. O estudo deve ser constante, pois a Gestão escolar está em constante desenvolvimento e, com isso, é possível elaborar métodos democráticos pedagógicos efetivos. A atitude é importante e demanda tempo e atenção, proporcionando assim, o entendimento de que a gestão escolar pode garantir a efetivação da proposta pedagógica, a qual pressupõe os seguintes eixos estruturantes: o funcionamento da instituição educativa escolar, a institucionalização de mecanismos de gestão democrática (Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Conselhos de Classes, Conselhos Escolares, representantes de turmas, eleições de diretores), a organização intencional das ações administrativas e pedagógicas, a gestão e qualificação dos recursos materiais e, a relação com a comunidade escolar planejamento de tarefas, o processo de tomada de decisões, as relações humanas, os processos de avaliação de aprendizagem e da avaliação institucional, a avaliação do diretor, o currículo, a formação continuada e a valorização dos profissionais. 
2.3 Concepção de educação
A Proposta Curricular Municipal de Fazenda Rio Grande está organizada com base nos princípios elaborados, coletivamente, por educadores, representantes de pais, educandos e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino. Esses princípios foram discutidos e aprovados em Fórum Municipal com representantes de vários segmentos da sociedade civil, que deu origem a Carta de Princípios que regem a concepção de educação, infância, organização de tempo e espaço escolar, a avaliação na perspectiva da Formação Humana.
A metodologia defendida nesta Proposta Curricular é a DIALÉTICA que prima por uma prática baseada na problematização, com a finalidade de entender as contradições de caráter social.
A infância, bem como a adolescência, a juventude e a fase adulta, são processos em permanente construção histórico-social e cultural, que compreendem a garantia de práticas pedagógicas significativas, condizentes com os diferentes tempos de vida. 
O Projeto Político Pedagógico explicita uma concepção de educação, de sociedade e de escola que orienta a organização do tempo e espaço, do trabalho pedagógico e da avaliação, considerando as especificidades dos diferentes tempos de vida no Ciclo de Formação Humana.A prática educativa é constituída por ações subjetivas – de educadores e educandos – que se manifestam pelas necessidades físicas, cognitivas, sociais, culturais e emocionais, nas diferentes formas de expressar a corporeidade humana.
	No processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma criança de cinco a seis anos consegue se orientar a partir de instruções mediadas pelo sujeito mais experiente. Porém, é possível verificar que sua percepção está ainda em função de forma que visualiza o meio; as coisas; os objetos, os outros e a si mesma.Dessa forma, é possível verificar avanços na percepção dos elementos individuais constitutivos do todo, trata-se de um processo de “natureza complexa e mediadora”, que é configurado pela percepção aculturada, ligada à abstração dos elementos individuais.
2.4 Elaboração do Plano de Aula
A elaboração do plano de ação, foi usado como norteio para a inserção da matemática como uma formade aprendizagem da criança nessa fase de ensino, na qual para muitos esse é o primeiro contato com números e feito ali em sala de aula, e hoje em dia, é uma área que se usa para tudo e necessita-se de todo conhecimento possível começando desde cedo. A aplicabilidade do plano foicom uma baixa elaboração, pois a escola estagiada não contém muitos recursos para auxiliar os professores nessa abordagem, a escola sofre desse grande problema, na qual muitas vezes os professores têm que trazer de casa esse incremento para ser usado como ferramenta de ajuda no processo de aprendizagem. Os professores muitas vezes ficam de mãos atadas pois essa questão não cabem a eles resolver, a escola depende dos recursos repassados pela prefeitura, e isso torna o trabalho mais penoso.
Com essa falta de auxílio muitas vezes os professores não tem a que recorrer a não ser seu próprio conhecimento, e trabalhar com crianças necessita de uma dose de incentivo para conseguir acolher a atenção deles por bastante tempo, pois somente com a explicação do educador, torna a aula cansativa, repetitiva e maçante, e isso faz com que o os alunos deixem de ter o desejo de estudar ou até mesmo de retornar a escola.
	Desse modo, as principais dificuldades encontradas para aplicar um plano de aula, deve-se a falta de recursos oferecidas pela escola, o professor precisa muitas vezes se desdobrar e procurar algo que seja rentável e que alimente a atenção de seus educandos de uma maneira que eles consigam absorver e assimilar o que lhes foi passado de uma forma tranquila e dinâmica de aprender.
3 PLANO DE AULA
TURMA:1º ANO
 DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: ANDRÉIA
CONTEÚDOS: NÚMEROS DO 1 AO 30
OBJETIVOS: 
Reconhecer e escrever a sequência numérica dos números naturais;
Memorizar a sequência numérica.
SÍNTESE DOS ASSUNTO:
No mundo em que vivemos atualmente, não existe maneiras de não se usar a matemática, pois ela está inserida em quase todas as tarefas do nosso cotidiano e por ser para muitos uma matéria difícil de se aprender com os passar dos anos, deve-se iniciar o conhecimento desde cedo começando nos anos iniciais da educação básica. 
Segundo Nunes e Bryant (1997, p.17) 
(...) a matemática é uma matéria escolar, porém no que tange ás crianças é também uma parte importante das suas vidas cotidianas: sem a matemática elas ficarão desconfortáveis não apenas na escola, mas em grande parte de suas atividades cotidianas: quando partilham bem com seus amigos, planejam gastar suas mesadas, discutem sobre velocidade e distancias, viajam e têm que lidar com moedas diferentes e quando finalmente têm que lidar com o mundo do dinheiro, de compras e vendas, hipotecas e apólices de seguro, precisam de habilidades matemáticas.
Por isso a matemática é primordial em nossas vidas e devemos ter o conhecimento de seu uso desde os anos iniciais do ensino escolar.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Iniciado a aula explicando sobre a importância de reconhecer os números para depois poder fazer as operações básicas matemáticas, nos anos iniciais é necessário a memorização dos números e aperfeiçoamento da escrita. Logo após foi trabalhado os números de forma oral com os alunos e depois solicitado para que eles escrevessem as sequências numéricas de 1 a 30 com o auxílio do quadro-negro e da professora.
AVALIAÇÃO
Fazer com que seus alunos tentem repetir a sequência da numeração.
Observar quais alunos conseguiram realizar a atividade, e quais tem mais dificuldades para poder planejar alguma estratégia que se adeque mais e que todos possam compreender de forma mais parcial os conteúdos empregados. 
Avaliar o grau de aprendizagem que cada aluno conseguiu alcançar e se eles conseguiram gravar as sequências numéricas.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação no ensino fundamental é uma área na qual está presente na criança a necessidade de manipulação de objeto, reprodução de ações de adultos. Também podem ler mas não de forma significativa para o seu psiquismo expor de forma verbal no meio que a cerca, é percebido o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior, implica um olhar diferenciado com a finalidade de mediar a aprendizagem para que desenvolva os aspectos da disciplina mental de concentração e atenção.
Desse modo o estágio nessa área de educação no ensino fundamental nos proporciona um momento muito importante de reflexão sobre as questões metodológicas que envolvem a prática da educação nesse período. Nos mostrando as atividades de planos de aula que se baseiam em reconhecimento, expressão de desejos, reconhecimento, capacidades, compreensão, participação, identificação, percepção, valorização e muitos outros elementos que auxiliam no processo de desenvolvimento educacional da criança e que faz com que elas avancem para o ano seguinte.
A parte teórica que pode ser observada norteia o formando a aprofundar o conhecimento ao processo em que o ensino fundamental está inserido, pois com o passar dos anos a educação evolui e cada vez caminha numa melhor forma de ensinar através de elementos para que não se torne algo cansativo e desmotivador para a criança aprender e assimilar, e algo que os incentive a criação e ao uso das inovações tecnológicas que são de grande auxilio no ensino atualmente.
O estágio no ensino fundamental foi primordial para alcançar mais uma fase de progresso no nível acadêmico, pois somente desse modo entendemos e ponteamos o caminho que o conhecimento percorre nos seguintes anos educacionais da criança, isso permite comparar e aliar a teoria com a prática, assim como mostrar como realmente é estar rodeados de crianças que estão ansiosas para dar os seguintes passos na busca do conhecimento do mundo exterior e explorar a si mesmo.
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ NICHELE. Proposta Pedagógica. Fazenda Rio Grande, 2015. 371p
NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
6 ANEXOS
14

Outros materiais