Buscar

O poder legislativo

Prévia do material em texto

O poder legislativo Federal no Brasil é composto pela câmara dos deputados e senado, que representam respectivamente o povo brasileiro, o estado e o distrito federal. As duas casas formam o congresso nacional, localizado em Brasília, onde trabalham os senadores e deputados federais.
Também faz parte do poder legislativo, o Tribunal de contas da união (TCU), responsável pelo controle e fiscalização da administração publica.
O senado representa as unidades federativas; o estado e o distrito federal elegem três senadores (independentemente do tamanho do município ou a quantidade de habitantes); cada um, com total de 81, com mandatos de 8 anos. Suas principais funções são: propor, debater e aprovar s leis que são interesse do País.
A câmara dos deputados discute a aprovação de leis de diversos temas, além de fiscalizar o uso de recursos arrecadados pelo povo.
Compete ao congresso nacional verificar se a aplicação dos recursos públicos ocorre de acordo com lei. Para isso, o órgão conta com auxílio do TCU, que pode por exemplo, exigir esclarecimentos de qualquer pessoa que gerencie receitas, bens e valores públicos.
O poder legislativo nas instâncias estaduais e municipais está sob-responsabilidade das assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores.
É representado pelos deputados estaduais, responsáveis por criar e aprovar as leis estaduais e fiscalizar o executivo.
O atual presidente do senado Federal do Brasil é o senado Renan Calheiros, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Alagoas. Eleito para a Presidência do Senado em fevereiro de 2013, Renan Calheiros ocupa o cargo pela segunda vez. Em 2007, ele renunciou à Presidência da casa após uma série de denúncias de corrupção, no caso que ficou conhecido como Renangates.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes