Buscar

CASOS CONCRETOS DIREITO EMPRESARIAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS – EMPRESARIAL II
Semana 03
CASO CONCRETO (EXAME DE ORDEM UNIFICADO) 
Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% d o capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado inca paz, mediante sentença judicial transitada em julgado. Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade. 
 
A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas?
Sim, João poderá permanecer na sociedade limitada desde que haja nomeação de representante ou que seja devidamente assistido, frise-se que não será necessária a autorização judicial, pois João não irá CONTINUAR EMPRE SA porque é sócio e não empresário. As disposições do caput e dos parágrafos 1º e 2 º do art. 974 estabelecem regras que se aplicam exclusivamente ao empresário individual. Por conseguinte, não se aplica a João a necessária autorização judicial prévia, onde o juiz examinará os riscos do prosseguimento da atividade pelo incapaz, ainda mais sendo sócio de responsabilidade limitada. A condição a ser respeitada para que João permaneça na sociedade encontra-se ,exclusivamente, no art. 974, § 3º, do CC. 
B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da 
alteração contratual seja aprovado? 
A junta comercial deverá efetuar a alteração no contrato social e arquivá-lo com os requisitos de que os sócios inca pazes não possam exercer administração da sociedade; que o capital social deve ser totalmente integralizado; e o sócio Bruno, por ser relativamente incapaz, 
deva ser assistido, e Pedro representado, visto ser ainda absolutamente incapaz; e João representado ou assistido, a depender da causa de sua interdição. Ressaltando que o sócio relativamente incapaz, deve ser assistido, já o absolutamente incapaz, deve ser representado (art. 1.767 do CC). Nos termos do artigo 974, parágrafo 3º do CC.
QUESTÃO 08:
O que significa cisão de sociedades?
A cisão é a operação societária por meio da qual uma sociedade transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, tanto constituídas especialmente para tal fim como já anteriormente existentes, extinguindo-se a sociedade cindida, se houver versão de todo seu patrimônio, ou dividindo-se seu capital, se for parcial a versão. Embora a cisão seja mencionada no Capítulo X do Título II do Livro “Direito de Empresa” da parte especial do Código Civil, o legislador não a atribuiu tratamento específico. Somente no art. 1.122 há menção ao instituto da cisão, resguardando os direitos dos credores em caso de realização desta operação. A cisão é definida na LSA em seu art. 229, que embora, se refira diretamente às companhias de capital aberto, serve perfeitamente para dar as diretrizes básicas deste instituto para qualquer tipo societário que almejar utilizá-lo. 
SEMANA 06
Luciano, Paula e Antônio desejam constituir uma sociedade, com o objeto social de uma fábrica de calçados em Santa Catarina. Para tanto, consultam você, advogado (a) sobre o tipo societário mais indicado, pois desejam que a sua responsabilidade seja exclusivamente Limitada ao valor do capital que contribuírem para a formação desta sociedade, mas em nenhuma hipótese, solidários com a integralização do mesmo. O que você respondeu aos 
consulentes? 
RESP.: Devem formar uma sociedade limitada no qual será dividida em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa é limitada a participação dos sócios.
Uma sociedade anônima. Pois na S/A a responsabilidade do s sócios é limitada exclusivamente ao preço de emissão de ações jamais solidaria a integralização do capital social conforme disposto na L ei S/A 640 4/76 em seu artigo 1°.

Outros materiais