Buscar

Plano de Gerenciamento do projeto Final

Prévia do material em texto

Universidade federal do amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Sistemas de Informação
Plano de Gerenciamento do Projeto:
Loc_System
Juciane de Souza Silva
Itacoatiara/AM
Julho/2017
Juciane de Souza Silva
Plano de Gerenciamento do Projeto:
Loc_System
Plano de Gerenciamento apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM como crédito parcial na disciplina de Gerência de Processo de Software ministrada pela prof.ª Me. Anacília Cavalcante.
Itacoatiara/ AM
Julho/2017
SUMÁRIO EXECUTIVO
Esse trabalho apresenta o Plano de Gerenciamento do Projeto desenvolvimento e implantação do sistema Loc_System desenvolvido pela empresa RBV desenvolvimento. O sistema Loc_System é um sistema que otimiza todas as atividades operacionais administrativas, como cadastro dos filmes, funcionários, clientes, exclusão, pesquisa e alteração dos dados, incluindo todos os fluxo de operações das atividades realizadas na locadora Planet Hits. O projeto engloba o planejamento, execução, monitoramento e controle das áreas segundo o Guia PMBOK.
2. INTRODUÇÃO/HISTORICO
Hoje, uma empresa, com em um ambiente tecnologicamente preparado torna-se mais competitiva no cenário atual, se diferenciando dos demais e atendendo seus clientes com excelência. Cada vez mais as empresas buscam alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle e obter informações precisas que possam de fato agilizar a tomada de decisões e, consequentemente, melhorar o nível de serviço prestado.
A tecnologia de informação vem transformando a gestão de negócios e a logística.
A RBV desenvolvimento é uma empresa especializada no segmento de desenvolvimento de softwares, líder no mercado na cidade de Itacoatiara em desenvolvimento de sistemas e softwares para empresas com mais de 10.000 usuários. Atualmente com 5 anos de mercado e empresa trabalha com o conceito de unidade de negócio estruturado da seguinte forma: Gerência, equipe de projeto, patrocinador e fornecedores. Cada departamento possui equipamentos de TI para área de desenvolvimento de softwares.
Para realização do desenvolvimento deste software a empresa RBV possui uma estrutura de desenvolvimento próprio, com tecnologias e profissionais distintos criando uma divisão interna, ou seja, os recursos são tratados de forma completamente independentes. Além disso, cada uma possui um processo de desenvolvimento próprio.
Este projeto tem por objetivo desenvolver um software para locadora Planet Hits, visando automatizar e padronizando o trabalho e as atividades que são realizadas manualmente na locadora. Consequentemente a capacidade e qualidade de entrega serão superiores, além de proporcionar para locadora uma automatização em todas as suas atividades operacionais.
3. OBJETIVOS DO PROJETO
3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é desenvolvimento de um sistema Loc_System que irá automatizar as atividades na locadora Planet Hits.
3.2 Objetivo Específico
Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema Loc_System que terá ajustes para atender as especificações do cliente.
O sistema trará maior qualidade nos processos de entrada e saída e um maior controle das informações garantindo maior agilidade e exatidão das informações.
4. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
O Termo de Abertura do Projeto é documento na qual autoriza o projeto a começar oficialmente.
	TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
	PROJETO: Loc_System
	Início: 30/04/2017
	
	Término: 20/07/2017
	Solicitante: Cliente
	Referência: Proprietário Locadora Planet Hits
	Patrocinador do Projeto: Ademir Moura
	Gerente do Projeto: Juciane de Souza Silva
Tabela 1: Termo de abertura do projeto
Situação Atual
Empresa executa as atividades de forma manual baseado em Atas onde o controle é frágil e impreciso.
Situação Futura
Após a implantação do sistema o controle será feito com maior precisão e as informações pertinentes ao gerenciamento da locadora, entrada, saída e devolução, serão apresentadas de varias formas por relatórios, gráficos e consultas.
Objetivos
Implantar um novo sistema de controle no cadastramento de filmes e clientes.
Implantar ferramentas que irão oferecer controles e acompanhamento preciso da movimentação de alocação e devolução dos filmes.
Premissas
Indefinição da abrangência do projeto
Restrições
Prazo de implantação 4 meses
Partes Interessadas
	Nome
	Organização/cargo
	Juciane de Souza Silva
	RBV/ Gerente de projeto
	Maria Carolina Teixeira
	RBV/Analista de Sistemas
	Lucas Farias
	RBV/Analista de Banco de Dados
	Djanne Leão
	RBV/Analista de Suporte
	Diandra Miranda
	RBV/Programador
	Maycon Ferreira Lopes
	RBV/Técnico de Implantação
	Patrocinador
	Planet Hits/ Diretor
Tabela2: Partes Interessadas
Descrição Preliminar Escopo
Desenvolvimento e implantação de um novo software de controle cadastramento de filmes, clientes e armazenamento dessas informações.
Principais Fases
Planejamento, Execução, Monitoramento, Encerramento.
Principais Produtos / Entregas
EAP
Cronograma
Relatório detalhado com os ajustes do novo sistema
Desenvolvimento de rotinas e programas para customização do sistema
Implantação e Configuração do Banco de Dados
Conversão dos dados para nova plataforma.
Implantação do Sistema
Treinamento no novo sistema
Conversão do sistema
Testes e validação dos dados no novo sistema
Estimativas Preliminares
	Custos
	50.000
	Duração
	4 meses
	Data de entrega
	20/07/2017
Tabela3: Estimativas Premilinares
5. EMPRESA/ ÓRGÃO ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5.1 Empresas Envolvidas
Há uma empresa diretamente envolvida nesse projeto:
A empresa RBV Desenvolvedora do software.
6. STAKEHOLDERS, EXPECTATIVAS E RESULTADOS ESPERADOS
6.1 Stakeholders
Conforme o Guia PMBOK publicado pelo PMI, os stakeholders são pessoas, organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. Elas também podem exercer influência sobre o projeto, suas entregas e sobre os membros da equipe do projeto. Para este projeto são considerados os seguintes stakeholders apontados no Tabela 4.
	Relação de stakeholders
	Empresa contratante – Locadora Planet Hits
	Diretor Presidente Locadora
	Gerente Locadora
	
	Empresa Desenvolvedora – RBV desenvolvimento de Software
	Gerente de projeto
	Analista de Sistemas
	Programador
Tabela4: Relação de stakeholders
6.2 Expectativas
Os objetivos do projeto estão ligados diretamente automatização dos processos operacionais e uma maior automação diminuindo a probabilidade de perdas de informações.
6.3 Resultados
Com este projeto espera-se atingir os seguintes resultados:
Otimizar todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de cadastramento de filmes, funcionários e clientes, alocação e devolução dos filmes;
Além de desenvolver funções de alteração, exclusão, pesquisa, geração de relatórios. 
Desenvolver e Implantar o novo sistema sem paralisar as atividades e mantendo os controles e informações já existentes.
7. PREMISSAS
7.1 Premissas do Projeto
Para este projeto será disponibilizada uma equipe em regime de dedicação exclusiva de profissionais das seguintes áreas: analise de sistema, banco de dados e suporte, programador e técnico de implantação.
Alguns integrantes da equipe não se dedicarão full-time para o projeto. Como são recursos da Contratante, poderão estar alocados em outros projetos simultaneamente e manterão suas atividades na empresa.
O projeto não terá restrição de recursos financeiros tendo em vista que os valores de equipamentos e mão de obra que serão adquiridos para esse projeto já foram calculados, previamente, quando da elaboração do custo e calculo de peço do projeto.
A maior parte do custo projeto é referentes há horas trabalhadas dos profissionais envolvidos.
Além dos colaborados será necessário computadorescom banco de dados e a Linguagem de programação instalada.
7.2 Premissas do Produto do Projeto
Com a implantação do sistema Loc_System espera-se otimizar todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo incluindo todo o fluxo de operações das atividades operacionais da locadora. 
O sistema deve desenvolver funções de cadastramento de Filmes, Clientes e Funcionários, Pesquisa, Exclusão, Alteração, Alocação, Devolução e geração de relatório de clientes e caixa. 
Com a implantação do sistema Loc_System a empresa pode otimizar seu negocio em duas categorias:
A redução de tempo se deve ao fato da melhoria na eficiência de todos os recursos operacionais, já a melhoria no serviço ao cliente se deve ao fato de minimizar o tempo para cadastrar um cliente, fazer locação e devolução de um filme, bem como da agilização do processo de atendimento ao cliente.
Redução de tempo e Melhoria no serviço ao cliente
O sistema possibilita a otimização operacional através do aumento da produtividade operacional, otimizando espaços, melhoria dos recursos tanto de movimentação cadastramento do cliente, realizar locação e devolução, e aumentando assim sua capacidade operacional.
8. GERENCIAMENTO DO ESCOPO
8.1 Requisitos do Projeto
Para execução do projeto será necessário a utilização de 3 notebook, 5 microcomputador e 1 servidor. 
Requisitos de Software: servidor processador intel, Windows server 2007 ou qualquer outra versão, microcomputador com Windows e banco de dados MySql, com versão mais atual. 
A equipe é composta por um analista de sistemas, Banco de Dados e suporte, um programador, técnico em implantação da empresa Desenvolvedora e o gerente de projeto. 
8.2 Declaração de Escopo
Este projeto terá como produto final a implantação de um sistema Loc_Sstem para Locadora Planet Hits.
Esse é um Sistema de Gestão de controle das atividades operacionais que desenvolve funções de cadastramento de Filmes, Clientes e Funcionários, Pesquisa, Exclusão, Alteração, Alocação, Devolução e geração de relatório de clientes e caixa. 
O Sistema emite relatórios caixa e clientes, calcula valores para faturamento, porém não possui módulo de contabilidade e financeiro.
8.3 Relação de Fases e Funcionalidades
As fases do projeto estão descritas no Tabela 5.
	Fase
	Entregas
	Iniciação e planejamento
	Definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado
	Analise do Sistemas
	Relatório detalhado com os ajustes do novo sistema
	Aquisições
	Contratar mão de obra para implantação e configuração do banco de dados, aquisição de notebook e servidor. 
	Desenvolvimento
	Elaborar e desenvolver módulos específicos de ajustes dos procedimentos operacionais do sistema.
	Implantação
	Implantação e configuração do banco de dados, instalação e configuração do sistema.
	Treinamento
	Realizar o treinamento operacional para equipe de TI e para o cliente. 
	Encerramento
	Verificar se os módulos foram implementados. Entrega do sistema.
Tabela 5 - Fases do Projeto
8.4 Estrutura Analítica do Projeto.
Abaixo é exibida a Figura 1 que esboça a EAP deste projeto
Figura 1 - EAP do Projeto
8.5 Dicionário da EAP
Descrição das fases da EAP conforme Tabela 6
	Sequência
	Tarefa
	Atividade
	1
	Desenvolvimento Sistema Locadora
	Projeto de desenvolvimento do software Loc_System
	1.1
	Planejamento do projeto
	Fase
	1.1.1
	Gestão de Escopo
	É o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto do produto. Definição do controle e acompanhamento do escopo. 
	1.1.2
	Gestão de RH
	Processo de estimativas e controle dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. 
	1.1.3
	Gestão de Tempo
	Processo de estimativa e controle da duração das atividades, do numero de períodos de cada atividade. Definir e controlar o cronograma e sequenciamento das atividades. 
	1.1.4
	Gestão da Qualidade
	Essa fase inclui os processos e atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetos e as politicas de qualidade de modo que o projeto atenda as necessidades que motivarão a sua realização.
	1.1.5
	Gestão de Riscos
	Processo de definição de riscos e como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos do projeto. Há a identificação dos riscos, análise quantitativa e qualitativa dos riscos e o planejamento para as respostas aos riscos. 
	1.1.6
	Gestão de Aquisições
	Processo de definição e documentação das decisões de compras do projeto especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial.
	1.1.7
	Gestão de Custo
	O gerenciamento de custo inclui processos envolvidos em estimativas, orçamento e controle de custos de modo que seja possível concluir o projeto dentro do orçamento aprovado. 
	2
	Execução do Projeto
	Fase
	2.1
	Analise do sistema
	Nessa etapa será realizada análise junto com usuário ara definição da customização a ser realizada além da definição de ferramentas e distribuição da equipe. 
	2.2
	Desenvolvimento
	Etapa d desenvolvimento das atividades 
	2.3
	Efetuar aquisições
	Compra de equipamento e contratação de um DBA
	2.4
	Montagem da infraestrutura
	Nessa etapa será realizada a implantação e configuração de software e hardware para a implantação do projeto. 
	2.5
	Implantação sistema
	Nesta etapa será realizado a implantação do sistema
	2.6
	Treinamento
	Nessa etapa será definido o cronograma de treinamentos, elaboração e distribuição de manuais e execução dos treinamentos. 
	2.7
	Encerramento
	Auditoria dos processos e encerramento do projeto.
	
	Marketing
	
	3
	Acompanhamento
	Planejamento e execução do controle do monitoramento do projeto. 
Tabela 6 - Dicionário da EAP
8.6 Padrão de Documentação
Para este projeto serão criados modelos dos principais documentos utilizados ao longo de sua execução contendo o mínimo de informações necessárias para seu entendimento.
Os documentos deverão conter ao menos o cabeçalho padrão. Abaixo descritivo de cada documento que deverá ser utilizado.
8.6.1 Cabeçalho
Todos os documentos, com exceção de e-mail, devem conter o cabeçalho padrão que possui os dados de identificação do documento.
Segue modelo de cabeçalho na tabela 7.
	Empresa: RBV Desenvolvimento Software
	Projeto: Loc_System
	Informar Título do Documento
	Elaborado por: Nome completo do responsável
	Data de entrega: 
	Aprovado por: Nome completo gerente de projeto
8.6.2 Ata de Reunião
Ata de reunião: toda a reunião feita ao longo do projeto deve conter ata com os principais assuntos e assinada pelo gerente do projeto.
Segue abaixo modelo de ata utilizada.
	Empresa: RBV Desenvolvimento Software
	Projeto Loc_System
	ATA DE REUNIÃO
	Elaborado por: Nome completo do responsável pela Reunião
	Data: Data da reunião
	
	Local: informar o local da reunião
	Facilitador: informar o nome do colaborador que conduziu a reunião 
Participantes: informar o nome de todos os participantes da reunião 
	Assuntos/Tópico
	Pontos Discutidos
	Decisão Tomada
	Responsável
	Descrever um tópico abordado
	Descrever os pontos discutidos do tópico
	Descrever as decisão tomada com relação ao tópico abordado
	Informar o nome de todos os responsáveis pela decisão
	Assinaturas: 
Tabela 7 - Ata de Reunião
8.7 Riscos Iniciais do Projeto
Podem-se definir como risco deste projeto os itens abaixo:
Não aceitação do cliente.
Equipe não constituída. 
Retrabalho em tarefas de projeto. 
Falta de técnica de Habilidade.
Demora de retorno do trabalho após troca do membro.
9. PLANO DE PROJETO
9.1 Planejamento do Projeto
9.1.1 Definição dos recursos Humanos Necessários
Para este projeto será necessário um analista de sistemas, um programador, um analistas de suporte. Irá fazer parte também doismembros da equipe do departamento de TI, tendo um programador e Técnico de Implantação. 
Por ser tratar de um projeto de curta duração não está prevista a inclusão de novos membros. Em caso de afastamento de um membro da equipe, cabe ao Gerente de Projetos analisar a necessidade de inserção de um novo membro com as mesmas aptidões do membro afastado.
9.1.2 Organograma do Projeto
Figura 2 - Organograma do Projeto
9.1.3 Papéis e Responsabilidades das Equipes do Projeto
A definição da responsabilidade de cada elemento da equipe do projeto conforme Quadro 1.
Quadro 1 - Tabela de Responsabilidades
9.1.4 Matriz de Responsabilidade
A Matriz de responsabilidade do Projeto é descrita no quadro abaixo.
Quadro 2 - Matriz de Responsabilidade
9.1.5 Recursos Materiais
Para este projeto os principais recursos materiais necessários serão discriminados abaixo:
Requisitos para desenvolvimento do produto
Requisitos de Hardware
	Equipamento
	Quantidade
	Propriedade
	Notebook
	3
	RBV
	Microcomputador 
	5
	RBV
	Servidor 
	1
	RBV
Tabela 7 - Requisitos de Hardware
Requisitos de Software
	Software
	Nº de Licença
	Propriedade
	Banco de Dados MySQL
	1
	RBV
	MS Project 2010
	1
	RBV
Tabela 8 - Requisitos de Software
Requisitos para implantação do produto
Requisitos necessários para implantação do produto do projeto
Requisitos de Software: servidor processador intel, Windows server 2007 ou qualquer outra versão, microcomputador com Windows e banco de dados MySql, com versão mais atual.
	Equipamento
	Quantidade 
	Propriedade
	Servidor processador intel 
	1
	RBV
	Windows Server 2007 ou qualquer outra versão
	10 licenças
	RBV
	Microcomputador com Windows
	10
	RBV
	Banco de dados MySql, com versão mais atual.
	
	
RBV
Tabela 9 - Requisitos para Implantação do Produto
9.2 PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO
9.2.1 Identificação de requisitos
Os requisitos funcionais definem o que sistema deve possuir para que os usuários possam executar suas atividades, de modo a atingir os objetivos do negócio.
Para este projeto o Gerente de Projeto será responsável pela inspeção das atividades para determinar se o trabalho e as entregas atendem aos requisitos e aos critérios de aceitação do produto. Os requisitos serão controlados e rastreados através da matriz de requisitos juntamente com a EAP e será apresentada durante as reuniões de acompanhamento.
9.2.2 Gerenciamento de Requisitos
Uma vez que os requisitos tenham sido levantados, documentados e validados faz-se necessário o gerenciamento desses requisitos.
Esse gerenciamento será feito através de um relatório que irá listar, detalhadamente, os requisitos por ordem de prioridade.
	Alta 
	Requesitos essenciais: Todos os requisitos com essa classificação deve ser implementado
	Média
	Resquisitos importantes para a eficiência de muitas funcionalidades da aplicação
	Baixa
	Requisitos não tão importante, e de utilização menos frequente pelo usuário
Tabela 10 - Prioridade dos Requisitos
9.2.3 Controle de Requisitos.
O controle será feito durante todas as etapas de desenvolvimento e implantação do sistema através de reuniões das equipes envolvidas em cada etapa e relatórios que serão confrontados com os documentos de requisitos que foram gerados na etapa de inicial.
9.2.4 Definição do Escopo detalhado do produto do projeto
O projeto terá como produto final a implantação de um sistema Loc_System.
O software Loc_System é um software de gestão para automatizar as atividades operacionais da locadora.
Seu principal objetivo é cadastrar, armazenar e gerir todos os processos que são desenvolvidos manualmente na locadora.
Nesta seção serão apresentadas as principais funcionalidades do sistema.
Processos básicos do sistema
Cadastro Filmes;
Cadastro Cliente;
Cadastro Funcionário;
Alocação Filme;
Devolução Filme;
Exclusão;
Alteração;
Pesquisa;
E geração de relatório do caixa e cliente
Objetivos
Automatização das atividades operacionais da locadora, já que o sistema tem como uma de suas funções o cadastramento de filmes, clientes e funcionários, a sugestão de fazer alocação de devolução dos filmes, além da geração de relatórios do caixa e clientes. 
Redução do tempo em relação a execução das tarefas que está associada à melhoria da eficiência na movimentação e controle das informações. A melhoria do serviço ao cliente pode ser atribuída ao fato de: erros e falhas de separação e tempo para realizar cadastro e alocação e devolução de filmes para o cliente; agilização de todo o processo de atendimento ao cliente, combinando melhorias do fluxo das operações com melhorias no fluxo de informações.
9.2.5 Definição do Escopo definitivo do projeto
Escopo técnico
Escopo técnico para o projeto é descrito na seção 7.2.
Escopo de Negócios
O produto final deste projeto será a implantação de um Sistema Loc_System de Gerencia das atividades executadas de forma manual na locadora.
O sistema proporciona uma maior rapidez no cadastramento, alocação e devolução dos filmes.
Vantagens na utilização do sistema
Redução da perda de riscos e perdas de informações;
Maior controle dos clientes, alocação e devolução dos filmes. 
Redução das perdas das locações dos clientes
Maior saturação das locações.
9.2.6 Plano de Gerenciamento de Escopo
O gerenciamento de escopo inclui os seguintes processos:
A declaração do escopo, descrita no capítulo seis, será utilizada como base para verificar se o escopo está sendo cumprido de acordo com o planejado;
O plano de gerenciamento de escopo será reavaliado durante as reuniões de acompanhamento do projeto respeitando as datas previstas de acordo com o cronograma do projeto;
O gerenciamento do tempo será realizado a partir da alocação de percentual completo nas atividades do projeto através do Microsoft Office Project;
A avaliação de desempenho do projeto será realizada através do relatório de desempenho do projeto e da análise de valor agregado, onde o custo e prazo do projeto serão monitorados;
Os resultados do desempenho do projeto serão apresentados durante as reuniões de acompanhamento;
A solicitação de alteração pode ser feita apenas pelo gerente de projeto.
Todas as mudanças no escopo devem ser feitas por escrito através do formulário de solicitação de alteração de requisito e posteriormente, avaliado e classificado dentro do sistema de controle de mudanças;
Serão consideradas mudanças de escopo apenas a medidas corretivas. Inovação e novas características do produto/projeto não serão consideradas;
Gerente de Projeto será responsável pela aprovação ou rejeição da solicitação de mudança;
Para as alterações autorizadas, o Gerente do Projeto irá replanejar o projeto inicial, para que a alteração possa ser implementada com o mínimo de impacto.
O Termo de Aceite Final será utilizado pelo Gerente do Projeto para comprovar que o patrocinador aceita o produto do projeto.
9.3 PLANO GERENCIAMENTO DE TEMPO
9.3.1 Estimativas dos custos
A estimativa de custos foi realizada por estimativa de acordo com as necessidades do projeto. Será considerado para fins da elaboração da estimativa o valor/hora de cada recurso humano alocado e mais orçamento obtido para os outros insumos do projeto. 
9.3.2 Descrição dos processos para Gerenciamento do Tempo.
Definir as atividades.
Processos de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. Nesse processo foram utilizadas as técnicas de Modelo e Opinião Especializada baseado na EAP do projeto.
Sequenciar as atividades.
Processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. Nesse processo foi utilizada a técnica Determinação de dependência.
Estimar os recursos das atividades.
Processos de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
Nesse processo foi utilizada a técnica Opinião especializada.
Estimar duraçãodas atividades.
Processo de estimativa mais próximo possível do numero de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com o recurso estimado. Nesse processo foi utilizada a técnica Opinião especializada.
Desenvolver o cronograma
Processo de análise das sequencias das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto.
Controlar cronograma
Processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização de seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma.
9.3.3 Cronograma
O cronograma é um documento dinâmico, que sofre alterações durante todo o projeto. Este documento é o instrumento oficial de acompanhamento do projeto, onde as datas nele registradas devem ser seguidas por toda a equipe do projeto.
Portanto, o Gerente do Projeto deve estar atento a todas as variáveis que possam interferir (positivamente ou negativamente) na entrega do projeto.
O acompanhamento do tempo das atividades do projeto será gerenciado através do MS-Project.
A atualização do cronograma será realizada duas vez por semana pelo gerente do projeto.
Se houver alguma alteração nas datas das atividades, devera ser publicada uma nova versão do cronograma.
9.3.4 Cronograma Detalhado
Quadro 3 encontra-se o cronograma detalhado do projeto conforme EAP.
Quadro 3 - Cronograma do Projeto
9.3.5 Administração do Plano de Gerenciamento de Tempo
A integridade do plano de gerenciamento de tempo e do cronograma é de responsabilidade do Gerente de Projetos.
O Gerente de Projetos poderá contar com a participação direta do Analista de Sistemas.
9.3.6 Frequência de Atualização do Plano de Gerenciamento de Tempo
O gerenciamento de tempo deverá ser avaliado sempre que uma solicitação de mudança do cronograma for submetida para aprovação e consequentemente aprovada. A parte disso, a avaliação do cronograma será feita na reunião semanal de alinhamento do projeto. 
9.3.7 Alocação Financeira do Plano de Gerenciamento de Tempo
Os custos do projeto referente ao gerenciamento do tempo devem ser avaliados e gerenciados pelo gerente do projeto. Para gastos de prevenção ou tratamento dos riscos previstos referentes a esse plano, serão desembolsados do saldo da reserva de contingencia. E para gastos não previstos, será desembolsado do saldo da reserva financeira gerencial.
Caso não exista saldo de reserva financeira suficiente, o gerente de projetos devera consultar o patrocinador, que decidira uma ação a ser tomada.
9.4 PLANO DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS
Descrição dos Processos de Gerenciamento de Custos
A atualização do orçamento do projeto será realizada nas reuniões semanais, com o documento do projeto do relatório de acompanhamento do orçamento, sendo disponível para toda equipe do projeto com a permissão somente de leitura. 
 O gerenciamento de custo do projeto será realizado com base no orçamento previsto para projeto (subdividido por tarefas e por recursos), bem como através do fluxo de caixa.
 Serão contempladas pelo plano de gerenciamento de custos as despesas adicionais provenientes de compras, contratações externas e custos relativos ao pessoal e aos recursos internos do projeto. 
Frequência de avaliação do Orçamento do Projeto e das Reservas Gerenciais
O orçamento do projeto deve ser atualizado e avaliado nas reuniões semanais, sendo os resultados publicados no site do projeto e apresentado nas reuniões semanais online, previstas no plano de gerenciamento de comunicações.
Reservas Gerenciais
Foi aprovada pelo patrocinador uma reserva gerencial total de R$ 8.000,00 (oito mil unidades financeiras). As reservas gerenciais subdividem em Reservas de Contingência e Outras Reservas, que, juntamente com o orçamento do projeto, compõem o custo final do empreendimento.
Reservas de Contingência – Serão reservas destinadas exclusivamente ao processo de gerenciamento de risco, conforme descritos no plano de gerenciamento de riscos.
Outras Reservas – São todas as reservas destinadas a outros eventos que não são contemplados como risco do projeto.
As reservas serão consumidas com base nas solicitações de mudanças provenientes dos outros planos e dentro da autonomia do gerente do projeto e do patrocinado.
Autonomias
O Gerente de Projeto tem as seguintes autonomias quanto à utilização das reservas como mostra a figura 3:
Figura 3 - Autonomias
Alocação Financeira das Mudanças no Orçamento
As mudanças de caráter corretivo podem ser alocadas dentro das reservas gerenciais do projeto, na categoria Outras Reservas, desde que dentro da alçada do gerente do projeto.
Administração do Plano de Gerenciamento de Custos
Responsável pelo plano
Adriana Barbosa, membro do time do projeto, será responsável direto pelo plano de gerenciamento de custo.
Claudia Silveira, membro do time do projeto, será suplente do responsável direto pelo pano de gerenciamento de custo.
Frequência de atualização do plano de gerenciamento de custo
O Plano de gerenciamento de custo será reavaliado quinzenalmente para rever se as datas das reuniões estão sendo de relevância ou se serão necessárias reuniões presenciais.
A necessidade de atualização do plano ante da reunião do projeto deveram ser tratadas através dos procedimentos descritos no item Outros assuntos não previstos nesse plano.
Outros Assuntos Relacionados ao Gerenciamento de Custos
Outros assuntos relacionados ao gerenciamento de custos do projeto não previstos neste plano.
Todas as solicitações não previstas neste plano devem ser submetidas à reunião online para aprovação. Imediatamente após a sua aprovação devem ser atualizadas no plano de gerenciamento dos custos com seu devido registro de alteração.
Essa autonomia é por cada solicitação de mudanças provenientes dos outros planos, podendo o gerente de projeto consumir as reservas, desde que em diferentes solicitações.
Com o fim das reservas, somente o patrocinador poderá solicitar e decidir sobre a criação de novas reservas conforme será apresentado a seguir neste plano.
Conforme descritos no plano de gerenciamento de recursos humanos, serão destinados, no final do projeto, 10% do saldo das reservas do projeto para serão dividido com os integrantes do time, incluindo o gerente do projeto, em parcelas iguais independentes dos cargos.
Análise Financeira
Este projeto visa a implantação do software LOGIXTICA WMS. Na negociação para inicio desse projeto os custos do projeto foram levados em conta e todo valor será pago pelo cliente. Sendo assim o projeto terá lucro já garantido no acerto do valor final do software.
9.5 PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
9.5.1 Políticas de Qualidade
Nossa politica da qualidade tem o objetivo garantir o desenvolvimento do projeto dentro dos requisitos e prazos definidos, assim, entregando o produto que atenda as necessidades do cliente dentro das condições estabelecidas.
9.5.2 Fatores Ambientais
Para desenvolvimento do projeto será aplicada as regras do CMM Nivel 2 (modelo de maturidade da capacitação), que assegura que requisitos serão gerenciados e que os processos serão planejados, executados, medidos e controlados.
Serão consideradas mudanças nos padrões de qualidade apenas as medidas corretivas, que, se influenciadoras no sucesso do projeto, devem ser integradas ao plano. Inovações e novos níveis de qualidade não serão considerados pelo gerenciamento da qualidade. 
Todas as solicitações de mudança na qualidade devem ser feitas por escrito ou através de e-mail, conforme descrito no plano de comunicações do projeto. 
9.5.3 Métricas da Qualidade
Serão utilizadas métricas de qualidade para estabelecer padrões para garantir com que os produtos gerados pelo projeto estão em conformidade com as especificações.
9.5.4 Controle de Qualidade
As atividades de controle da qualidade serão realizadas durante todas as fases do projeto com base na EAP, cronograma e no plano de gerenciamento do projeto.
O objetivo do controle da qualidade é avaliar se os produtos ou serviçosentregues atendem aos critérios de aceite, estabelecidos na fase de planejamento, além de identificar formas para eliminar causas de resultados insatisfatórios em decorrência do projeto. Assim, a equipe identifica desvios e sugere ações corretivas.
Os padrões de controle da qualidade foram definidos e Também serão utilizados os Termos de Aceite Parcial para constatar que as entregas foram concluídas e verificadas.
9.4.5 Garantia da Qualidade
Escopo
A garantia da qualidade assegura que os processos estejam sendo implantados conforme documentados e o produto esteja de acordo com o definido na analise.
Ferramentas da Qualidade
Uma lista de verificação será utilizada para medir os resultados do projeto, e determinar se eles estão de acordo com os padrões estabelecidos na fase de planejamento. As ferramentas básicas da qualidade de Ishikawa, questionários e inspeção também podem ser utilizadas para medir os resultados do projeto.
Auditorias
Auditorias serão realizadas para determinar se o produto do projeto está conforme com as disposições planejadas, com os requisitos do projeto e se o mesmo está mantido e implementado de forma eficaz.
O processo de auditoria da qualidade será realizado por um membro da equipe de TI, do cliente, externo ao projeto. Serão revisadas durante a auditoria todas as principais entregas do projeto, de forma a assegurar que todas as políticas, os processos e procedimentos da organização e do projeto foram atendidos.
As revisões devem seguir o formato de entrevista, e o seu propósito não é a discussão de como o problema encontrado será resolvido. Ela deve ser curta, devendo-se apenas se concentrar na identificação sem a preocupação imediata da sua resolução.
A quadro 4 abaixo apresenta um modelo de uma lista dos itens a serem verificados durante o processo de auditoria da qualidade. A auditoria não está limitada somente a lista de verificação, o auditor poderá formular qualquer pergunta relacionada ao projeto, como também analisar toda documentação gerada pelo projeto.
Quadro 5 - - Itens a serem Auditados
Depois de concluídas as auditorias, conforme programado cabe a auditor entregar relatório de auditoria devidamente preenchido ao patrocinador. Uma cópia do relatório será armazenada na pasta de documentos do projeto.
O resultado da auditoria deve ser gerado pelo auditor utilizando as opções de:
Não conformidade (NC): Quando um requisito não estiver sendo atendido;
Oportunidade de melhoria (OM): É uma sugestão que o auditor pode deixar visando à melhoria contínua;
Conformidade (C): É a evidencia de que os requisitos estão sendo atendidos conforme planejado.
Todas as não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas devem ser relatadas no formulário de solicitação de alteração de requisito e posteriormente, avaliadas e classificadas dentro do sistema de controle de mudanças, conforme processo o plano de gerenciamento de escopo.
9.6 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO
9.6.1 Politica de Comunicação
Com a finalidade de facilitar a comunicação da equipe serão utilizadas várias formas de comunicação, sendo as principais:
E-mail, Documentos Eletrônicos e Impressos e Reuniões com ata lavrada.
9.6.2 Matriz de Comunicação Interna
De acordo com o evento em questão será utilizado um dos canais acima enumerados de comunicação.
Segue abaixo, com os principais eventos possíveis no andamento do projeto e como deve ser feita sua comunicação.
Tabela 11 - Eventos de Comunicação
Cabe salientar que a comunicação entre os membros da equipe e o gerente do projeto pode ser solicitada a qualquer momento independente dos eventos acima citados.
9.6.3 Repositório de Dados do Projeto
O repositório de documentos é utilizado como ferramenta para armazenar, classificar, ordenar e distribuir todos os documentos do projeto, de forma centralizada e com controle de níveis de acesso.
Todas as reuniões deverão ser documentadas através de atas.
Todos os documentos gerados no projeto, inclusive os materiais utilizados nas reuniões e demais eventos, deverão ser armazenados no repositório do projeto, para que se tenha um histórico do projeto a qualquer momento.
Todas as reuniões formais serão realizadas às segundas-feiras para disponibilizar tempo livre para os trabalhos do projeto nos dias subsequentes.
Todas as informações do projeto devem ser atualizadas de modo constante no Gerenciamento do projeto, incluindo as atualizações diárias nos custos e nos prazos.
Todas as solicitações de mudança no processo de comunicação devem ser feitas por escrito ou através de e-mail e aprovadas pelo gerente do projeto.
9.7 PLANEJAMENTO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS.
9.7.1 Conceito
O termo Risco é utilizado para designar o resultado objetivo da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, aleatório, futuro e que independa da vontade humana, e o impacto resultante caso ele ocorra.
9.7.2 Processos de Gerenciamento de Riscos
O gerenciamento de riscos inclui os seguintes processos:
O gerenciamento de riscos será realizado com base nos riscos identificados na fase de planejamento;
O gerenciamento de risco do projeto será realizado com base nos riscos previamente identificados, bem como monitoramento e no controle de novos riscos que podem não ter sido identificados oportunamente. 
Todos os riscos não previstos no plano devem ser incorporados dentro do sistema de controle de mudanças de risco.
Os riscos a serem identificados serão apenas os riscos internos aos projetos e os riscos provenientes de flutuações monetárias. Riscos relacionados ao mercado, ambiente macro da empresa ou a sociedade serão automaticamente aceitos sem análise e sem uma resposta prevista.
As respostas possíveis aos riscos identificados pelo projeto serão as aceitações passiva e ativa (através de contingência), a atenuação e a transferência através de seguro. Não será aceito como possivel resposta ao risco de o ato de evitá-lo, uma vez que não serão aceitas alterações no escopo que não sejam de caráter corretivo no produto final do projeto.
A identificação, avaliação e o monitoramento dos riscos dever ser feitos por escrito ou através de e-mail, conforme descrito no plano de comunicação do projeto. 
O monitoramento e controle dos riscos serão realizados semanalmente durante as reuniões de acompanhamento do projeto respeitando as datas previstas de acordo com o cronograma do projeto.
9.7.3 Orçamento e Cronograma
Para a análise e elaboração do plano de riscos deste projeto com a participação do Gerente de Projetos, Analista de Sistemas, banco de dados e suporte.
O controle e gerenciamento dos riscos serão feito através de reuniões semanais.
As necessidades relacionadas à identificação, qualificação e desenvolvimento de respostas aos riscos que não estiveram listados neste documento devem ser alocadas dentro das reservas gerenciais do projeto, na categoria Reservas de Contingência, desde que dentro da alçada do Gerente de Projeto. Foi constituído reserva de dez por cento (10%) do valor total do orçamento do projeto.
9.7.4 Matriz de Responsabilidade
A responsabilidade pelo planejamento de gerenciamento dos riscos será do Gerente do Projeto, porém, todos os membros da equipe serão consultados para contribuir no planejamento conforme abaixo.
Tabela 12 - Matriz de Responsabilidade no Projeto
9.7.5 Estrutura Analítica de Riscos
Abaixo a ilustração da Estrutura Analítica de Risco .
Figura 13 - EAR
9.7.6 Escala de Riscos
Os riscos identificados serão qualificados em diferentes níveis de probabilidades e impactos.
9.7.7 Identificação de Riscos
A identificação e avaliação dos riscos do projeto serão realizadas durante a fase de planejamento.
Para identificação dos riscos foi realizada através da técnica de brainstorming realizada pela equipe do projeto, durante a fase de planejamento.
Abaixo a lista de riscos identificados para o projeto Loc_System:
Tabela 14 - Matriz de Risco Identificado
9.7.8 Controle de Mudanças de Risco
Monitoramento e controlede mudanças dos riscos do projeto são realizados durante as reuniões de monitoramento e controle do projeto, conforme estabelecido no Plano de Comunicações.
Para tal, o Gerente de Projetos lista nas pautas das reuniões os riscos com seus respectivos efeitos e as respostas planejadas para cada um, conforme Lista de Riscos. 
Durante as reuniões, são avaliadas as modificações dos atributos de situação, probabilidade de ocorrência e impacto dos riscos, bem como os valores para os gatilhos e a efetividade dos planos de resposta para cada um dos riscos.
9.7.9 Analise Qualitativa dos Riscos
Os riscos identificados serão qualificados na sua probabilidade de ocorrência e impacto ou gravidade dos seus resultados. 
1.1 – Probabilidade 	
Baixa – A probabilidade de ocorrência do risco pode ser considerada pequena ou imperceptível (menor do que 20%). 
Média – Existe uma probabilidade razoável de ocorrência do risco (probabilidade entre 20 e 60%). 
Alta – O risco é iminente (probabilidade maior que 60%). 
2.1 – Gravidade 
Baixa – O impacto do evento de risco é irrelevante para o projeto, tanto em termos de custo, quanto de prazos, podendo ser facilmente resolvido. 
Média – O impacto do evento de risco é relevante para o projeto e necessita de um gerenciamento mais preciso, sob pena de prejudicar os seus resultados. 
Alta – O impacto do evento de risco é extremamente elevado e, no caso de não existir uma interferência direta, imediata e precisa da equipe do projeto, os resultados serão seriamente comprometidos. 
9.7.10 Analise Quantitativa dos Riscos
Para todos os riscos identificados no projeto, o Gerente de Projetos define a estratégia de resposta (eliminação, mitigação, aceitação ativa, aceitação passiva ou transferência), seguindo os critérios: 
Identificação da estratégia para tratamento e resposta do risco, segundo as possibilidades abaixo, ordenadas decrescentemente quanto à eficácia e custo: 
1.1 – Eliminação: Alteração de escopo e/ou dos planos do projeto a fim de eliminar a causa do risco, reduzindo a zero a probabilidade de ocorrência deste. 
2.1 – Transferência: Passar a responsabilidade e impactos do risco para uma terceira parte, geralmente na forma de subcontratação. Um risco transferido não é eliminado, este ainda poderá se materializar e por isso deve ser monitorado. 
3.1 – Mitigação: Ações antecipadas para a redução da probabilidade de ocorrência e/ou impacto do risco para uma tolerância aceitável. O custo das ações de mitigação do risco deve ser inferior ao impacto deste para o projeto. 
4.1 – Aceitação: Decisão de não realizar nenhuma ação preventiva (plano de mitigação) em resposta ao risco, em razão da incapacidade da equipe do projeto em tratar o risco. 
Aceitação ativa: Riscos para os quais são planejadas ações de contingência. 
Aceitação passiva: Riscos para os quais não é necessário definir ações de contingência. Nestes casos, quando o risco ocorrer será avaliada a resposta viável (workaround). 
Riscos de perda esperada baixa não demandam o planejamento de respostas, sendo assim são classificados como estratégia de aceitação passiva; 
Riscos de perda esperada média demandam, pelo menos, o planejamento de ações de contingência, portanto são classificados como estratégia de aceitação ativa; 
Riscos de perda esperada alta, devido a sua prioridade, demandam de, pelo menos, ações de mitigação e contingência, portanto são classificados como estratégia de mitigação, transferência ou eliminação; 
	Perda esperada 
	Estratégia 
	Baixa 
	Aceitação passiva 
	Média 
	Aceitação ativa 
	Alta 
	Mitigação, Transferência ou Eliminação. 
Riscos classificados como estratégia de eliminação não demandam a identificação das ações de mitigação e contingência. 
Para os riscos de perda esperada alta, o Gerente de Projetos realiza análise de custo x benefício das estratégias de eliminação, transferência ou mitigação dos riscos, comparando o custo ou tempo total do projeto com: 
O custo ou tempo da implementação dos planos de eliminação ou mitigação do risco; 
O custo da transferência do risco. 
9.7.11 Plano de Respostas aos Riscos
Segue abaixo, Quadro, o plano de respostas aos riscos de prioridade alta, buscando minimizar as ameaças sobre os objetivos do projeto. A estratégia adotada para os riscos negativos será a mitigação, visando diminuir a probabilidade e/ou impacto de cada um dos riscos. Além disso, definiu-se o responsável por cada uma das ações descritas. 
Tabela 15 - Plano de Resposta aos Riscos
9.8 PLANEJAMENTO DAS AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES
9.8.1 Contratações Necessárias para o Projeto
Para o Projeto serão necessárias contratações referentes a materiais e serviços.
A estrutura de aquisição será centralizada.
Recursos materiais
Nesta seção são apresentados os principais recursos materiais e equipamentos necessários para o Projeto.
	Equipamento
	Quantidade
	Propriedade
	Notebook
	3
	RBV
	Microcomputador 
	5
	RBV
	Servidor 
	1
	RBV
Tabela 16 - Recursos Materiais
Os equipamentos serão alocados por tempo integral no projeto.
Recurso Serviço
Contrato de um Analista de Bando de Dados (DBA).
Implantação e configuração do Banco de Dados.
Tabela 17 - Recursos Serviços
9.8.2 Analise Fazer ou Comprar
Implantação e configuração do Banco de Dados
Tabela 18 - Analise da Contratação do DBA
Após analise verifica-se a viabilidade em contratar um DBA externo para implantação e configuração do banco de dados. A falta de mão de obra especializada na equipe e o numero reduzido de membros da TI no projeto foram fundamentais para decisão.
9.8.3 Mapa de Aquisições
Equipamentos e serviços a serem contratados para o projeto
Tabela 18 - Aquisições
9.8.4 Detalhamento dos Critérios de Seleção.
Critérios para Avaliação de Cotações e Propostas
Para as aquisições dos notebooks e Modem 3G um mínimo de três fornecedores deve ser consultados. As negociações devem priorizar critérios como: configuração, preço, qualidade, prazo de entrega, condições de pagamento, impostos incidentes, bem como comparação em relação ao preço da última compra, quando aplicável.
Para a aquisição dos serviços um mínimo de 3 fornecedores deve ser consultados.
As negociações devem priorizar critérios como: qualificação técnica, experiência profissional, portfólio de clientes, trabalhos já realizados semelhantes ao projeto, preço, qualidade, prazo de execução, condições de pagamento.
Seleção de Fornecedores
Foram definidos os seguintes critérios para a seleção de fornecedores:
Preço competitivo ou menor preço: escolha do fornecedor baseada no preço cobrado pelo serviço, que pode ser o menor preço ou o mais competitivo.
Filosofia de trabalho em parceria: escolha baseada na perspectiva de existência ou de estabelecimento de parcerias ou alianças com o fornecedor.
Capacitação tecnológica: escolha que destaca o fornecedor em função de sua capacitação em oferecer soluções tecnológicas diferenciadas.
Solidez e perspectivas de longo prazo: escolha baseada na perspectiva de atuação de longo prazo da empresa fornecedora, o que inclui a sua solidez e capacidade de incremento de suas atividades.
Gama de serviços: escolha baseada na amplitude de oferta de serviços do fornecedor. Se um único fornecedor pode realizar vários tipos de serviços, então a empresa pode eventualmente evitar a contratação de múltiplos fornecedores.
Excelência e qualificação: escolha baseada em atributos do fornecedor, que em geral dizem respeito ao cumprimento de prazos e à qualidade de seus serviços.
Idoneidade: escolha baseada no cumprimento de obrigações e aderência à legislação por parte do fornecedor. Isso diz respeito a encargos sociais, impostos, envolvimento em processos, disputas judiciais, problemas trabalhistas etc.
Ética: escolha baseada em atributos de natureza ética. Este é um critério que geralmente espelha os padrões e as condutas éticas, praticados atualmente pela empresa contratante.
Visibilidade do mercado: escolha baseada na visão que o mercado possui a respeito do fornecedor.Isso inclui o julgamento de informações do benchmarking realizado pelo mercado.
Condições de fornecimento
Fornecimento de equipamentos.
O fornecedor deve atender às seguintes condições de fornecimento para os equipamentos.
Garantia mínima de três anos para os notebooks;
Suporte on-site para os notebooks;
Fornecimento de software antivírus;
Fornecimento de pastas para os notebooks;
Fornecimento de serviço
O fornecedor deve atender às seguintes condições de fornecimento para os serviços.
Certificação de qualificação do serviço proposto.
Garantia de suporte do serviço durante projeto.
Fornecimento das senhas de acessos do banco de dados.
Disponibilização de um telefone de suporte para atendimento.
9.8.5 Gerenciamento e tipos de contrato
O gerenciamento das aquisições e contratações inclui os seguintes processos:
Todos os contratos devem ser obrigatoriamente avaliados pela área jurídica da empresa;
Todos os contatos deste projeto são do tipo Preço Unitário Fixo e Irreajustável, onde os valores unitários das mercadorias e o custo/hora dos serviços serão fixados em contato, e o número de horas previstas será baseado nas necessidades orçadas para o projeto;
Todas as cláusulas contratuais pactuadas devem ser rigorosamente respeitadas, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de prazos de entrega e atendimento aos requisitos solicitados;
Serão consideradas para o gerenciamento das aquisições apenas as aquisições diretamente relacionadas ao escopo do projeto. Inovações e novos recursos não serão abordados pelo gerenciamento das aquisições e serão passíveis de novas negociações;
9.8.6 Encerramento de Contrato.
Recursos materiais (Equipamentos):
Rescisão: Será realizada em até cinco dias após a entrega do produto. Caso apresente defeito, poderá ser devolvido e, assim, o dinheiro pago será reembolsado;
Encerramento: Será considerado encerrado o contrato com o fornecedor quando o prazo de garantia tiver expirado.
Implantação Banco de Dados (Serviços):
Rescisão: O contrato de prestação de serviço de mão obra poderá ser rescindido unilateralmente por uma das partes. Se o fornecedor decidir pela rescisão, deverá avisar o contratante com 20 dias de antecedência, explicando-lhe sobre os motivos que o levaram a essa medida. A partir disso, o fornecedor deverá deixar a função e o contratante poderá proceder a sua substituição imediata, a fim de não atrasar o projeto.
Encerramento: O encerramento do contrato dar-se-á após o encerramento do projeto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes