Buscar

Ovinos Dorper

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ovinos Dorper 
Edyla Maria Alves Nóbrega
Ovino de raça Dorper
Ovinos DORPER
Raça Sul Africana desenvolvida nos anos 30 a partir de cruzamentos de ovelhas Somalis com carneiros chifrudos Dorset Horn; 
Cordeiros produtos destes cruzamentos destacavam-se pelo rápido crescimento e pela qualidade e peso de suas carcaças sendo alguns totalmente brancos (denominação Dorsian), outros com a cabeça e pescoço negros (denominados Dorper). 
A denominação Dorper se estendeu aos dois tipos de pelagem. A diferença de cor é simplesmente um fator de preferência de cada criador. Cerca de 85% dos membros da Associação Sul Africana de Criadores da Raça Dorper criam animais de cabeça preta. 
A partir de 1946 iniciaram-se os trabalhos de melhoramento da raça, que é numericamente a segunda maior na África do Sul e está difundida em muitos países por sua resistência ao semi-árido, tanto em criação solta como em confinamento.
Quanto as vantagens de se criar esta raça, tem-se que o cordeiro Dorper cresce muito rápido, alcançando um peso elevado ainda no desmame, o que garante um retorno financeiro considerável ao criador de ovinos tipo carne;
Com uma idade de 3 a 4 meses, o cordeiro dessa raça alcança aproximadamente 36 Kg, o que resulta em uma carcaça de 16 Kg de  qualidade. Lembrando que este peso leva em conta o alto potencial de crescimento, que é inerente ao cordeiro Dorper, associado à sua habilidade de pastar precocemente.
Quanto à reprodução, a raça é fértil e a porcentagem de ovelhas gestantes depois de uma estação de monta é alta. Sendo assim, essa raça é considerada precoce no quesito sexual;
Algumas ovelhas têm a capacidade de exibir o estro a partir dos seis meses, sendo o intervalo entre os partos de aproximadamente oito meses;
Quando criados em boas condições de pastagens e manejos, as ovelhas podem parir até três vezes em dois anos. Quanto aos machos, eles são capazes de fertilizar as fêmeas com idade ainda mais jovens, aproximadamente aos 112 dias.
Características Gerais
A raça apresenta animais tanto de cabeça negra (Dorper) como de cabeça branca (White Dorper).
 É uma das mais férteis raças de ovinos sem chifres, com bom comprimento corporal e cobertura de pêlos e lã claros e curtos. 
Apresenta excepcional adaptabilidade, robustez e excelentes taxas de reprodução e crescimento, além de boa habilidade materna.
Dados produtivos no Brasil ainda são escassos. Entretanto, devido à sua especificidade para corte e às origens de sua formação, a Dorper pode ser uma raça de grande importância no uso em cruzamentos, principalmente pela possibilidade de imprimir uma boa qualidade de pele, ao contrário das raças lanadas especializadas para corte.
Alguns dados na África do Sul, sob condições de pastagem, indicam que esta raça apresenta primeiro parto em torno de 346 dias de idade, fertilidade ao parto de cerca de 87,0%, prolificidade (número de crias por parto) de 1,33 crias/parto. 
Sob as mesmas condições, a média de ganho em peso diário foi de 217 g/dia na fase pré-desmama, podendo alcançar 250 g/dia. 
O peso adulto desta raça é de 80,0 kg a 120,0 kg nos machos e 60,0 kg a 90,0 kg nas fêmeas.
Referências
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/ovinos_de_corte/arvore/CONT000g8k752f602wx5ok0u5nfpmb11ubx5.html
http://www.kayadorper.com.au/archives/1036
http://www.canalrural.com.br/videos/jornal-da-pecuaria/conheca-raca-caracteristicas-dos-ovinos-dorper-49921 
http://www.portalagropecuario.com.br/ovinos-e-caprinos/criacao-de-ovelhas/ovelhas-da-raca-dorper-sao-excelentes-reprodutoras-e-faceis-de-manejar/
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais