Buscar

Ética Legislação E Exe. Prof. Em Enfermafem AV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV_201402443196 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402443196 - RAONI GUIMARÃES DE OLIVEIRA PEREIRA
	Professor:
	PAULA ISABELLA MARUJO NUNES DA FONSECA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2017 18:03:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201402693427)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Nº 311/2007, Art. 12º refere que é responsabilidade e deveres assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de Imperícia, Negligência ou Imprudência. Com base no referido Art. Descreva o que caracteriza ser imprudente para o enfermeiro em sua prática profissional em relação a Portaria Municipal, ou respaldo legal ?
	
	
	
Resposta: Código de ética dos profissonais de enfermagem, que conceitua o crime de omissão de socorro destaca no seu artigo: Deixar de prestar assistência , quando possível de o fazer sem risco. Pessoa inválida ou ferida, ao desemparo ou em iminente perigo, ou não pedir, nesses casos, o socorroda autoridade pública.
	
Gabarito: Prescrever medicação sem estar regulamentado, por meio de Portaria Municipal ou algo que lhe respalde.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402601776)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Gestante chega em generoso trabalho de parto com perda de liquido amniótico, sangramento intenso. Após cuidadosa avaliação a Enfermeira obstetra confirma que existe distócia e há necessidade de aplicar anestesia local e fazer episiotomia. Levando-se em consideração a resolução do COFEN 223/99 que dispõe sobre a atuação da Enfermeira na Assistência a mulher no ciclo gravídico Puerperal, responda: Ela pode fazer esse procedimento ou deve esperar o médico? Justifique.
	
	
	
Resposta: O enfermeiro pode sim ter autonomia de acordo o que o COFEN, sendo que anestesia só poderar se feito com o profissional anestesista. Essa gestante após o período puerperal ter total assistência independente do médico a enfermagem deve atuar na assistencia essa gestante sem aguardar o procedimento de médico.
	
Gabarito: Sim, ela pode fazer esses procedimentos. Está respaldada pela resolução do COFEN 223/99 que dá amparo legal para a Enfermeira obstetra, obstetriz e especialista em enfermagem obstétrica para prestar assistência à parturiente e no parto normal. Identificando as distócias e tomando providências até a chegada do médico além de realização e episiorrafia e aplicação de anestésico local.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403206805)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A deontologia médica foi a pioneira das deontologias e se fundamenta em duas leis principais:
	
	
	 
	física e natural.
	 
	natural e jurídica.
	
	gestalt e robótica.
	
	fiscais e societárias.
	
	física e jurídica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403103042)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em cada Estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília.
	
	
	
	Em 25 de julho de 1973, através da, Lei n.º 10.507/02
	
	Lei Nº 7.498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem
	
	Em 22 de Agosto de 1973, através da Lei 7.905,
	 
	Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905,
	
	Em 28 de Janeiro de 1973, através da Lei 5.905,
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402676965)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
	
	
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	 
	Pode revelar o segredo: 4º. Quando o bem do depositário o exige (o bem do próprio profissional de enfermagem): casos que o enfermeiro é ameaçado de chantagem por parte do cliente. OBS: Mesmo nestas situações exige-se uma série de condições que precisam ser observadas, tais como: - Revelar o que for estritamente necessário para a solução do problema.
	
	Divulgar em maior número de pessoas ou entidades possíveis apenas aquelas que poderão de fato, colaborar para a solução do problema.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403198098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 7.498,0de 25/06/1986 trata do exercício da enfermagem. Nela dispõem sobre atividades privativas do enfermeiro. Marque a resposta que NÃO É VERDADEIRA:
	
	
	
	Prescrição da assistencia de enfermagem.
	
	Consulta de enfermagem.
	 
	Assistência ao parto cesáreo.
	
	Cuidados diretos a pacientes graves.
	
	A Sistematização da Assistência de Enfermagem.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403198120)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 que dispõe sobre a consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, seja em instituição pública ou privada, a consulta de enfermagem deve ser:
	
	
	
	Exclusivamente de algumas especilidades da assistência de enfermagem.
	
	Livremente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	 
	Obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Empiricamente realizado pelo enfermeiro.
	
	Incentivada por toda equipe de enfermagem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403235013)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um paciente deu entrada na emergência vítima de TCE e apresentou convulsão; foi estabilizado segundo o protocolo do ATLS. Foi solicitado tomografia computadorizada e ressonência magnética. Foi solicitado de forma verbal a administração de diazepan 10mg no tratamento da convulsão. RESOLUÇÃO COFEN Nº 1456/2014 Que dispõe sobre o cumprimento de prescrição medicamentosa/ terapêutica a distância.
	
	
	 
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	nenhuma das anteriores.
	
	Em casos de convulsão é necessário a prescrição médica escrita pelo médico. É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	O estado de convulsão não é uma situação de emergência médica. É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	 
	Art. 2º. Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. A situação de convulsão é uma situação de emergência. O médicamento será realizado por ordem verbal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403237485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da Resolução 358/2009, sobre o processo de enfermagem é possível afirmar que :
	
	
	
	É um método ortodoxo que orienta
o cuidado profissional e a documentação da prática. Desta maneira, operacionaliza o processo, evidenciando a contribuição da enfermagem na atenção a vida humana.
	
	É um código deontológico que orienta o cuidado profissional e a documentação da prática. Desta maneira, operacionaliza o processo, evidenciando a contribuição da enfermagem na atenção as mulheres, idosos e crianças.
	
	É um instrumento metodológico que orienta o cuidado às feridas e a documentação da prática. Desta maneira, operacionaliza o processo, evidenciando a contribuição dos técnicos de enfermagem na atenção da sociedade.
	
	É um elemento de pesquisa que orienta o cuidado profissional e a documentação da prática. Desta maneira, operacionaliza o processo, evidenciando a contribuição da enfermagem na atenção da sociedade.
	 
	É um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional e a documentação da prática. Desta maneira, operacionaliza o processo, evidenciando a contribuição da enfermagem na atenção da sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403627268)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais