Buscar

Ética Legislação E Exe. Prof. Em Enfermafem. Avaliação Parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	
	Avaiação Parcial: SDE0120_SM_201402443196 V.1 
	 
	Aluno(a): RAONI GUIMARÃES DE OLIVEIRA PEREIRA
	Matrícula: 201402443196
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 01/10/2017 13:50:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402603011)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
	
	
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403102970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma emergência deu entra um paciente politraumatizado trazido pelo corpo de bombeiros vítima de atropelamento; o mesmo estava estabilizado - protocolo do ATLS - suporte de oxigênio (máscara de venturi - 90% de O2 e monitorização cardíaca, acesso venoso; O mesmo teve piora do quadro e apresentou uma parada cardíaca; Segundo o código de ética está proibido para o profissional de enfermagem;
	
	
	
	Art. 40 - Negar assistência de Enfermagem em caso de emergência. Art. 41 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 10 - Negar assistência de Enfermagem em caso de atendimento em equipes profissionais; Art. 11 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	 
	Art. 42 - Negar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 40 - Dar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 42 - Dar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Assistir o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403606725)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudamos várias competências relacionadas às entidades de classe :ABEN, COFEN/CORENs e Sindicato de Enfermagem , em relação a ABEN podemos dizer que é uma entidade com duas importantes finalidades:
	
	
	
	Lazer e educação
	
	Política e Econômica
	 
	Cultural e científica da Enfermagem
	
	Saúde e Cultura
	
	Sócio econômico cultural
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403103042)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em cada Estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília.
	
	
	
	Em 22 de Agosto de 1973, através da Lei 7.905,
	 
	Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905,
	
	Em 25 de julho de 1973, através da, Lei n.º 10.507/02
	
	Lei Nº 7.498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem
	
	Em 28 de Janeiro de 1973, através da Lei 5.905,
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402673965)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem diz respeito a assuntos.(Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), Marque a opção correta.
	
	
	
	Crime contra a inviolabilidade dos segredos e da coletividade
	 
	Relacionados com os pacientes e seu estado de saúde
	
	Relacionados com os pacientes em seus domicílios e na comunidade
	
	Relativos aos serviços e equipamentos utilizados para a assistência de enfermagem
	
	Relacionados com o paciente e a Instituição, em razão do próprio trabalho.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402673970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem.Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sobre o Segredo Profissional assinale a opção correta.
	
	
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos que não estão previstos na Lei
	 
	O segredo profissional está regulamentado no Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	O segredo profissional deve ser mantido apenas pelo enfermeiro responsável pela equipe.
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido no local de trabalho, podendo ser compartilhado fora da atividade profissional
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402675460)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os enfermeiros informam as autoridades competentes que a mulher foi vítima de maus-tratos. Questionados acerca de uma criança que dá entrada no serviço de urgência com marcas evidentes de agressões físicas, e as pessoas que a acompanham negam qualquer agressão, o que se pode verificar, é que uma grande percentagem dos enfermeiros informam as autoridades competentes que a criança foi vítima de maus-tratos. Perante a situação limite do segredo profissional, em que um indivíduo que recorre ao serviço de urgência, com ferimentos, confessa que matou uma pessoa, e pede para não divulgar, a maioria dos enfermeiros informam as autoridades competentes que o indivíduo matou uma pessoa. Constatamos também que os enfermeiros do sexo masculino, com habilitações superiores (licenciatura), com mais habilitações profissionais, casados e que têm menos anos de profissão, consultam a ordem dos Enfermeiros previamente à quebra de sigilo profissional. Dos deveres para com outras profissões Como membro da equipa de saúde, o enfermeiro assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional.
	
	
	
	Trabalhar em articulação e complementaridade com alguns profissionais de saúde para a melhoria, e controle do segredo profissional.Assim, compartilhandocom outro paciente o segredo profissional.
	
	Atuar em diversas áreas de competência e reconhecer a especificidade das outras profissões de saúde, respeitando os limites impostos pela área de competência de cada uma delas.Assim, revelando o segredo.
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o segredo profissional.
	 
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços. Assim, mantendo em sigilo o segredo que lhe fora revelado.
	
	O enfermeiro não deve em hipótese alguma integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços e revelando o segredo profissional.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403293006)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Penal, esquecer de administrar um medicamento no horário determinado, caracteriza-se como:
	
	
	
	Eutanásia
	 
	Imprudência
	
	Imperícia
	
	Descuido
	
	Negligência
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402674166)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O enfermeiro na sua prática assistencial realiza o processo de enfermagem e cumpre os requisitos necessários para o cuidado especializado buscando a qualidade e autonomia. Baseado na RESOLUÇÃO COFEN N° 272/2002 - Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ O Artigo 3º - descreve que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:
	
	
	
	Entrevista ou anamnese ¿Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagem são Resultados esperados do cuidado de enfermagem e da terapêutica.
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, diagnóstico de enfermagem Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagemResultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de, entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, (podal), plano de cuidados de enfermagem e resultados esperados do cuidado de enfermagem
	
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , diagnóstico de enfermagem, Prescrição de enfermagem, resultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Nenhuma das afirmativas acima, contempla a Resolução 272/02 da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403206891)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao papel do enfermeiro na hemoterapia e transplante de medula óssea é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	responder as dúvidas dos clientes.
	
	esclarecer sobre a terapia.
	 
	desvalorizar os medos e aflições dos clientes.
	
	explicar o procedimento aos clientes.
	
	realizar atividades educativas aos clientes.

Outros materiais