Buscar

APOL educacao permanente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
“A necessidade de se apropriar da atividade intelectual e das técnicas refinadas de produção passou a compor o rol da divisão social do trabalho e, nesse sentido, a classe dominante passou a compreender a Educação como elemento fundamentais para a manutenção da desigualdade social, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos passaram a ser compreendidos com cada vez mais necessários para o desenvolvimento do sistema produtivo”.
Levando em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológico com a universalização da educação básica, no que se refere aos problemas que se instauram diante da nossa formação social desigual, impedindo mudanças estruturais, marque a alternativa correta na apresentação desses problemas:
A – O mimetismo caracterizado por uma colonização intelectual como dois organismos internacionais com seus intelectuais e técnicos, crescente endividamento externo e um abismo, cada vez mais, entre o poder do capital e do trabalho se revelando uma forca de trabalho exorbitante na exploração do mundo. (p.4)
Questão 2/5
“A educação como pratica da liberdade postular, necessariamente, uma pedagogia do oprimido...”.
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, em relação à concepção de ensinar no contexto da EJA em um modelo andragogico, analise as assertivas que seguem e coloque V e F:
I – Ensinar já não é mais transmitir o conhecimento em sala de aula e sim enriquecer e valorizar os conhecimentos que os estudantes possuem, adequando as metodologias de modo a favorecer a construção coletiva do conhecimento de forma contextualizada. (p. 3)
II – Na alfabetização de adultos utiliza-se a esma literatura apresentada na primeira infância, por serem livros de fácil entendimento.
III – O computador é um rico aliado à alfabetização de adultos uma vez que apresenta novas formas de comunicação pautadas no uso das tecnologias. (p. 9)
IV – O celular pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem e pode acrescentar saberes, que, os alunos necessitam utilizar em seu cotidiano, como enviar mensagens, e-mails, fotos etc. (p.9).
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência certa.
A V – F – V – V 
Questão 3/5
“Knowles(2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam tb o estilo andragogico de aprendizagem. Experiência passadas e atuais tb ajudam a formatar a aprendizagem...”
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características.
E – Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, enriquecendo-os com os conteúdos curriculares. (p.5).
Questão 4/5
“Apesar das novas características do trabalho se colocarem, apenas como tendência no mundo da produção, os empresários são unanimes em reclamar da escola em ‘revolução cognitiva...”.
Levando em consideração o trecho dado e os conteúdos do texto-base A relação da educação profissional e tecnologia com a universalização da educação básica em relação à concepção de educação defendida pelo autor do texto para a universalização da educação básica e a formação técnica profissional e de efetiva qualidade, para o mundo trabalho, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
A – defende uma educação básica pautada na concepção da politécnica ou da tecnologia universal, em que a formação profissional proporcionara o avanço nas forças produtivas e na viabilização da emancipação da classe trabalhadora. (p.20)
Questão 5/5 
“No Brasil, o neoliberalismo começou sua penetração no Governo Fernando Collor através de duas áreas bastantes delimitadas no Estado e da economia [...] A nova LDB 9.394/96 aprovada no congresso Nacional se constituiu em importante tentativa de conciliação das finalidades da educação brasileira. Não obstante à grande modelização política da sociedade em torno da criação de uma escola pública democrática de qualidade e de acesso amplo e irrestrito no conhecimento, seu resultado ainda parece incerto e indefinido. Existe uma distância entre a lei, que ao que tudo indica, ainda não foi superada”.
Levando em consideração o trecho dado e os conteúdos do texto-base A relação da educação profissional e tecnologia com a universalização da educação básica sobre o projeto de nação, no contexto da década de 1990 sob a égide do neoliberalismo e globalização, e sua repercussão no campo da educação, assinale a alternativa que apresenta a definição certa.
A – Vigorou um governo que adotou a ideologia neoliberal como regime político-econômico, promulgando a LDB (9.394/1996) e o plano Nacional de Educação. (p. 3 e 9)
Questão 1/5 - Educação Permanente 
Considere a seguinte citação: 
“É preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar – saber sobre o trabalho – e não apenas um saber ‘qualificado’ (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma
 educação profissional e tecnológica restrita.
Questão 3/5 - Educação Permanente 
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
	C
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem,
 rompendo com padrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.

Outros materiais