Buscar

auditoria de sistemas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DCHT- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS XIX – CAMAÇARI
DISCIPLINA: AUDITORIA DE SISTEMAS
DOCENTE: 
DISCENTE: 
CONCEITO DE AUDITORIA E SISTEMAS
 
AUDITORIA 
 Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los. 
Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contábil, que serve para descrever a avaliação de uma empresa no panorama da contabilidade.
Auditoria externa e interna
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc.
A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
Enquanto o auditor externo é um profissional que é contratado de fora e tem um tempo limitado para resolver problemas da empresa, o auditor interno é funcionário da própria empresa, que dispõe de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa em questão.
SISTEMAS
Sistema é um conjunto de elementos que interagem. A interação entre os elementos é considerada de muita importância, por tanto é vital para que um conjunto de elementos possa ser considerado um sistema, pois um conjunto de elementos sem interação entre eles, de nenhuma maneira pode ser considerado como um sistema. Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas partes.
Um sistema está dotado de metas para conseguir um objetivo. Além da interação dos elementos devem ter um objetivo, sendo compartilhado ou não.
Os sistemas também estão dotados de entradas e de saídas. Os sistemas tomam entradas, as processam e assim geram uma ou mais saídas.
Um sistema é um conjunto de partes ou elementos organizados e relacionados entre si. Os sistemas recebem entrada de dados, de energia ou material do ambiente e provém a saída, que é a informação, a energia ou matéria.
Podemos classificar um sistema como físico (uma televisão, um computado, um ser humano) ou também pode ser abstrato como, por exemplo, um programa de computador. Cada sistema existe dentro de outro maior e com isso pode estar formado por o que se denomina um subsistema e partes, e ao mesmo tempo ser parte de um supersistema.
Um sistema têm limites que o diferencia do ambiente. Este limite, ou fronteira, pode ser físico (uma gabinete de um computador) ou pode ser conceitual. Se existe algum intercâmbio entre o sistema e o ambiente através deste limite, o sistema é considerado como aberto e, se ocorre justamente o contrário, o sistema é considerado fechado.
O ambiente é o meio externo que envolve de forma física ou conceitual a um sistema. O sistema tem interação com o ambiente, do qual recebe entradas (dados) e ao qual devolvem como saída. O ambiente também pode ser considerado como uma ameaça para o sistema.
É muito importante saber que um grupo de elementos não pode constituir um sistema se não existe algum tipo de relação ou de interação entre eles.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes