Buscar

Apol4e4Cnaisdedistribuicao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pol4 Logística: Materiais e Armazenamento
1-Os gestores dos centros de armazenagem atualmente reconhecem que um espaço limpo, organizado, arejado e bem sinalizado causa satisfação aos colaboradores e boa impressão aos visitantes.
Considerando essa observação, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I – A empresa que investe em qualidade de vida do trabalho para seus colaboradores reconhece que os mesmos produzirão mais e melhor se o ambiente estiver adequado as suas necessidades.
Porque
II – Os gestores de logística sabem que os pilares de um armazém eficiente e produtivo são: organização, limpeza, conservação e segurança.
	C
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2-A embalagem retornável: O sistema de múltiplas viagens mostra-se uma opção na logística das empresas, devido a aspectos como economia e fator ambiental. Uma tendência observada na logística é o uso das embalagens retornáveis para produtos como autopeças, armazéns, lojas e até mesmo movimentação interna. Muitas embalagens reutilizáveis são de madeira, papelão ondulado, aço ou plástico e com dimensões, formato e capacidades variadas. Estas embalagens podem ser reutilizadas diversas vezes, sendo interessante a realização de um estudo de viabilidade econômica para sua adoção.
	B
	I, II, V, apenas.
I – Para utilizar embalagens retornáveis as empresas necessitarão implementar controle rigoroso 
para garantir o retorno das mesmas.
II – As embalagens retornáveis trazem benefícios como: economia dos recursos naturais e
 promoção da logística reversa.
 V – As embalagens retornáveis custam mais caro que as descartáveis por isso a necessidade de um estudo de viabilidade econômica.
3- É muito comum, na atividade de armazenagem de materiais, principalmente de produtos acabados, a frase: “Não tenho espaço, preciso construir”. E, como resultado, na maioria das vezes, acaba-se construindo sem necessidade. Uma forma de identificar a real ocupação do espaço é através do indicador taxa de ocupação volumétrica, que leva em consideração o espaço disponível versus o espaço utilizado e como meta podemos sugerir que seja maior que 60% de aproveitamento. 
I – A preocupação com a ocupação volumétrica do espaço do armazém ocorre porque o espaço é o recurso mais caro do armazém.
III – Se a taxa de ocupação do espaço disponível para estocagem estiver abaixo de 60%, é necessário analisar o motivo da subutilização.
	E
	I, e III, apenas.
4- Quando falamos em canais de distribuição um de seus pontos importantes para o sucesso da escolha é a organização da expedição. A expedição corresponde ao processo de separar os itens armazenados em um determinado local, movimentando-os para um outro lugar. 
	A
	Receber pedido, consolidar pedidos, programar transporte.
5- Centro de distribuições são importantes equipamentos ao longo de um canal de distribuição uma vez que proporciona, além de economia no transporte, a possibilidade de agregar valor de tempo e lugar a determinados produtos. Porém, a complexidade da administração de um centro de distribuição é ponto interessante a se observar, uma vez que vários processos logísticos são feitos ali dentro, inclusive os processos e necessidades de carga e descarga dos centros. 
	A
	Stage out.
6- É uma questão de tempo para a etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID) consolidar sua presença na cadeia de abastecimento. A identificação por radiofrequência já é amplamente utilizada no varejo, embora não necessariamente em toda a cadeia de abastecimento. Por exemplo, tente sair de uma loja sem pagar pela mercadoria. Você ouvirá o sistema de alarme soar, devido ao dispositivo preso ao item, ao passar pelos sensores na saída.
I – As etiquetas RFID oferecem alta capacidade de armazenamento de informações.
II – As etiquetas RFID são utilizadas com sucesso nas operações de armazenagem.
V – As etiquetas RFID elimina a intervenção humana no processo de recebimento.
	
	A
	I, II,V, apenas.
7-A satisfação do cliente sempre estará diretamente relacionada com o nível de serviço que entregará a ele, por conta disso se torna essencial para o profissional de logística o desenvolvimento de indicadores que auxiliarão a tomada de decisões dessa natureza. Assinale a alternativa que apresentem somente pontos que podem gerar uma percepção de qualidade por parte do cliente, consequentemente um nível de serviço maior.
	C
	Cumprimento de prazo e pós venda eficiente.
8-A Tecnologia da Informação trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia dos armazéns. Para atuar na área de logística, o indivíduo necessita de conhecimento prático, conceitual e tecnológico para lidar com equipamentos de movimentação automatizados, sistemas informatizados de vanguarda e informação em tempo real.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – Os investimentos em Tecnologia para armazéns cresceram exponencialmente nos últimos anos em busca de melhoria da eficiência e da produtividade.
Porque
II – Com o passar dos anos, as empresas buscaram substituir a força física do colaborador por equipamentos de movimentação automatizados.
	
	A
	As asserções I e II, são proposições verdadeiras.
9- Os indicadores sejam estratégico ou não, ou seja, não importa se temos um KPI ou um sistema de medição, sabemos que em ambos os casos estamos diante de números importantes para entender como e de que forma estão acontecendo as operações da empresa que gerencio ou mesmo do setor da qual sou responsável. Uma vez isso implantado é necessário começar a pensar no plano de ação
I. Um plano de ação é uma ferramenta que permite o desenho adequado dos projetos e programas que a organização pretende implementar.
PORQUE
II. Será responsável por organizar projetos de implementação ou mais de um projeto (programa) se estratégias, por exemplo, de melhorias para um determinado setor de sua cadeia logística.
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
10-Não faz sentido falarmos em indicadores de desempenho sem falarmos de processos de melhorias, não faz sentido querer gerenciar determinado processo logístico se o intuito não for de aperfeiçoa-lo sempre a fim de otimizar seus recurso melhorando sua qualidade e automaticamente a satisfação de seus clientes, podendo se tornar cada vez mais referência no mercado, para isso é necessário implantar melhorias com base nos dados. Marque a alternativa que representa uma metodologia de melhoria contínua:
	
	A
	Kaizen.

Outros materiais