Buscar

Vida e obra de Fritz Perls

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vida e obra de Fritz Perls
Friedrich Salomon Perls (Fritz Perls), nasceu em Berlim, Alemanha. Em 8 de julho no ano de 1893. Formou-se em medicina, atuou como neuropsiquiatra. Nascido numa família de origem judaica. Teve um relacionamento péssimo com o pai ao ponto de Perls não ir ao funeral do mesmo, seu pai, Nathan, era comerciante de vinhos e Maçon, sua mãe, Amalia, praticante judia, fazia parte da pequena burguesia. 
Fritz Perls aos treze anos, foi expulso da escola por má conduta. E após seu pai o por para trabalhar como aprendiz em uma loja decide retomar os estudos com professores humanistas. Mesmo isento do serviço militar por uma malformação cardíaca, se alista como voluntário na Cruz Vermelha, após a guerra, compartilha a neuropsiquiatria, sua profissão, com o seu interesse em teatro, círculos esquerdistas e bohemia artística. Com 32 anos ainda morando com a mãe, Conhece Lucy, que irá apresentá-lo a uma sexualidade sem tabus. Em 1926 começa sua primeira análise com Karen Horney, psicanalista. No ano de 1927 em Frankfurt, onde trabalharia assistente de Kurt Goldstein, médico pesquisador da Gestalt, conhece sua futura esposa, Lore Possner (Laura) e se tornam amantes. Um ano depois de volta a Berlim, se torna psicanalista. Dois anos depois em analise com Wilhelm Reich, sentir-se-á compreendido e por quem adquirirá admiração e amizade que irá manter por toda sua vida. A ascensão de Hitler ao poder o levará a militar em movimentos anti-fascistas. Em 1931 - Nasce sua filha Renate. Para evitar a prisão pelos nazistas cruza a fronteira com a Holanda, deixando sua família no sul da Alemanha por um tempo. 
Após um período de dificuldades, Os Perls fundam o Instituto Sul-Africano de Psicanálise. Chegam tempos de prosperidade e reconhecimento. 1935 nasce seu filho Steve. 
1942 Publicou sua primeira obra: Ego, Fome e Agressão em Durban. Influência do holismo de Jan Smuts, primeiro-ministro Sul Africano. Na II Guerra Mundial, alistou-se como médico na Marinha. Será Psiquiatra do Exército por quatro anos. Afastamento gradual de Laura e família.
Em 1946 aos 53 anos abandona tudo e se estabelece nos Estados Unidos. No ano seguinte, Laura e as crianças chegam.
Quatro anos depois nasce O Grupo dos Sete: Fritz, Laura; Paul Goodman, Paul Weisz, Elliot Shapiro, Sylvester Eastman e Isadore From.
O ano de 1951, foi o nascimento da Gestalt-terapia com o lançamento da obra Gestalt-therapy´. A Gestalt-terapia é uma abordagem Humanista. Anos depois separa-se de Laura e se torna amante de Marty Fromm e retomando seu interesse pela vida. Dois anos depois termina com ela. Nessa época 1956-1957 teve uma experiência espontânea de "satori" ou iluminação, que definiu como um “despertar completo. ” Como ele mesmo define em sua biografia.
Manter-se em Israel significou uma profunda transformação por meio do trabalho sistemático sobre si mesmo sob a influência do LSD. 
Em 1969 é publicado o livro Gestalt-terapia Verbatim (Sonhos e existência). E logo após sua autobiografia: Dentro e fora do lixo. (Escarafunchando Fritz - Dentro e fora da lata do lixo) Retorna para a América em Fevereiro de 1970, com a saúde muito ruim. Entra no hospital Weiss Memorial, em Chicago. Laura vai visitá-lo. Após a cirurgia, morre de um ataque cardíaco em 14 de março aos 76 anos. A autópsia revelou câncer de pâncreas. 
“Amigo, não seja um perfeccionista. Perfeccionismo é uma maldição e uma prisão. Quanto mais você treme, mais erra o alvo. Você é perfeito, se se permitir ser. Amigo, não tenha medo de erros. Erros não são pecados. Erros são formas de fazer algo de maneira diferente, talvez criativamente nova. Amigo, não fique aborrecido por seus erros. Alegre-se por eles. Você teve coragem de dar algo de si. ” Fritz Perls
Gestalt-terapia foi o nome de batismo, decidido por Frederick Perls, para uma nova terapia que desenvolvera, desde 1946, junto com o grupo de intelectuais que se intitulava “Grupo dos Sete” (Isadore From, Paul Goodman, Paul Weisz, Sylvester Eastman, Elliot Shapiro, Ralph Hefferline, Laura e Fritz Perls). A Gestalt-terapia é uma síntese coerente de várias correntes filosóficas, metodológicas e terapêuticas, formando uma verdadeira filosofia existencial, uma forma particular de conceber as relações do ser vivo com o mundo. O novo método foi nomeado, sucessivamente, como terapia da concentração; terapia do aqui e agora; psicanálise existencial; terapia integrativa; terapia experiencial; psicodrama imaginário. Finalmente, Fritz Perls sugeriu “Gestalt-terapia”, o que suscitou debates particularmente agitados com seus colegas, e, apesar de esse nome ter sido considerado estrangeiro e esotérico demais, foi o escolhido por Perls, por motivos de provocação e de marketing. O termo “Gestalt-terapia”, portanto, surge em 1951, com o lançamento do livro Gestalt therapy – excitement and growth in human personality, escrito por Frederick Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline. É difícil encontrar uma definição sumária para Gestalt-terapia, já que a própria teoria propõe uma consciência que não se limite ao âmbito do racional, mas inclui a dimensão corporal e sensória; enfatiza a experiência vivida, o contato e o diálogo. Impossível reduzir um conceito assim a poucos parágrafos. Dessa forma, foi necessária uma colagem de conceitos, organizados sob uma nova Gestalt, para dar um sentido a este verbete.

Outros materiais