Buscar

Filosofia Política exercícios faculdade de direito UNIRON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Professora: 	Cleonete
Aluno:		Willian Coelho Ishii Egertt
Turma:	D-51
ANÁLISE E ENTENDIMENTO DA FILOSOFIA POLÍTICA
Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno da política.
Quanto ao conceito antigo, a política era encarada como um modo de administração pública no que se tangencia o bem comum e a melhor forma de se viver em sociedade, um conceito ideal a ser alcançado. Por outro lado, um pouco distorcida ou evoluída o conceito moderno de política, segundo Bobbio, retrata a atualidade, no que se diz respeito a busca do Poder para o fortalecimento político.
“Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados” (Russell). Explique essa afirmação.
Recursos nos quais o indivíduo tem disponível para influenciar ou determinar que outro faça o que se deseja, denomina-se ‘poder’.
“O poder político é, em toda sociedade de desiguais, o poder supremo, ou seja, o poder ao qual todos os demais (poderes) estão em algum modo subordinados” (Bobbio). Analise e comente essa afirmação, com base nas três formas básicas de poder social analisadas pelo filósofo italiano.
Poder político é o elo mais forte entre os demais, considerado legal e imponente, ou seja, o detentor não será reprimido por outro poder social, pois detém a influência econômica, física e ideológica total, minimizando quaisquer contravenções de outros. Fortificado e unificado.
Analise e comente o conceito de Max Weber para Estado.
Segundo Max Weber, Estado é a entidade ímpar no tocante de decisões e regras de convivência. Weber levantou uma contraposição entre sociedade civil e o Estado, nos quais havia conflitos de interesses, surgindo assim partidos políticos, apaziguadores/ facilitadores entre os citados. Contudo o autor afirma claramente o conflito entre anseios sociais e opressão política representada pelo Estado.
Em que sentido podemos falar de uma contraposição entre a sociedade civil e o Estado?
No esquema fechado em que a opressão e autoritarismo ultrapassa a esfera permitida, como por exemplo, abusivas taxas tributárias, ou esquema aberto, evidenciado pela maior participação política da sociedade nas questões do Estado e pelo respeito que o poder público confere aos direitos individuais.
Qual deve ser a função dos partidos políticos em relação à sociedade civil? Em sua opinião, eles cumprem essa função no Brasil? Pesquise e justifique sua resposta.
Partidos políticos são elos entre sociedade civil e Estado, responsáveis por tratar com autoridades políticas, assuntos coletivos de interesse à determinada porção. Atualmente no Brasil existem diversos partidos políticos defensores das mais variadas ideologias, mas na realidade divididos em apenas dois grupos: os que apoiam as atividades estatais e os da oposição governamental, deixando a real existência em secundariedade.
Regime político é o modo característico pelo qual o Estado se relaciona com a sociedade civil. Como se relacionam com a sociedade civil os regimes políticos democráticos e ditatoriais? Detalhe suas características.
Regimes políticos democráticos contam com a participação do povo, direta ou representativa, para decisões de cunho público, por outro lado, o regime político ditatorial, o poder é emanado e concentrado na mão de um indivíduo ou de um seleto grupo, para decisões de interesses individuais, excluindo a porção do povo e utilizando-se do autoritarismo.
Destaque os aspectos de pensamento político de Platão que culminam com a ideia de um rei-filósofo.
Platão pensa que o saber diferencia um indivíduo dos demais, ou seja, conceptivo político da Aristocracia, governa a grande massa aqueles privilegiados pela sabedoria, não economicamente e sim espiritualmente, sendo assim evidencia-se pela essência da justiça o rei-filosófico.
A base do pensamento político de Aristóteles é a afirmação de que “O homem é por natureza um animal político”. Explique:
Como ele chegou a tal conclusão;
Devida à sobrevivência do homem na pólis, na qual considera um fenômeno natural, Aristóteles observa o homem engajado em fenômenos sociais característicos de cidade, desempenhando papel de integrante e seguidor de normal impostas na Grécia antiga.
Como essa conclusão se vincula à ideia de que o objetivo da política é o bem comum e o que é o bem comum para ele.
Bem comum segundo Aristóteles, é o indivíduo se adequando às regras do todo (pólis), ou seja, cidade com procedência sobre os demais, excluindo a parte do individualismo e valorizando o pensamento coletivo.
A partir da Idade Média, que relação se estabeleceu no pensamento político entre a ideia de Deus e a de governante? Que teoria se formulou a seu respeito no início da Idade Moderna? Explique-a.
Devido o desenvolvimento do cristianismo esfacelamento do Império Romano, a igreja se consolidou, Santo Agostinho separou a Cidade de Deus, da Cidade dos Homens. Houve uma aliança entre o poder eclesiástico e o poder político, a igreja entendia que o poder advinha de Deus, logo os governantes seriam representantes de Deus na Terra, assim o rei governou com direitos divinos.
O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar a política. Que novidade foi essa? Como essa novidade se expressou?
Segundo o autor o objetivo da política era a manutenção do poder do Estado, necessitando assim os governantes lutar com todas as armas contra os opositores, povo. Desvinculou os limites do juízo moral e valores, mas para garantir a soberania do poder. Justifica-se pela frase: ‘os fins justificam os meios. ’
Hobbes entendia que o “homem é o lobo do próprio homem”. Explique essa tese e como ela o levou a sua concepção de Estado.
Homem não nasce social, cabendo a cada qual disputar intensamente até que haja a dominação do outro, devido à esse conceito primitivo, Hobbes afirmou que houve uma espécie de contrato no qual cada indivíduo desse transferisse seu poder de governar à um terceiro, denominado Estado.
Locke e Rousseau também formularam suas teorias contratualistas acerca de origem do Estado, polemizando em grande parte com as concepções de Hobbes. Assim, discorra sobre essas teorias, procurando destacar os aspectos desse debate.
Locke suavizou a teoria de Hobbes, afirmando que o Estado surgiu para normatizar a convivência social dos homens, apontando diretrizes e evitando que cada indivíduo seja juiz de sua própria causa, diferentemente Rousseau um pacto social, onde cada cidadão submete sua vontade particular à vontade geral, ou seja, o homem obedece ao poder político se este representar suas vontades.
Que críticas faz Hegel às concepções de Hobbes, Locke e Rousseau?
Hegel se contrapõe às ideias anteriores do surgimento do Estado. Ele afirma que primeiramente surgiu o Estado, após os indivíduos, pois o homem é um ser social e na existência de um ser isolado é abstração. Não é formado à partir da vontade dos indivíduos, nem é fruto de contratos.
Como se posicionam Max e Engels em relação à teoria contratualista e liberal a respeito da origem e do papel do Estado?
A sociedade humana era uma sociedade sem classes e sem Estado, pois as funções administrativas eram exercidas pelo conjunto dos membros da comunidade, exemplo: tribos, clãs. Num momento mais desenvolvido, essas atividades foram executadas por determinados grupos de pessoas que tinham forças de impor normas e organização à vida coletiva, surgindo assim o Estado.

Outros materiais