Buscar

Aula 2 15.08 Aula 1 08.08 direito administrativo uniron

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Will Egertt – cmte.egertt@gmail.com
DIREITO ADMINISTRATIVO II
15ago (aula 2) - 1° bimestre							D-56
Prof. Cássio Vidal
Email: cassiovidal.adv@gmail.com	
Cont. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
Danos de obra pública: em suma são 3 hipóteses:
Dano provocado pelo só fato da obra – Teoria do risco administrativo – havendo dano ao particular, tem de indenizar;
Estado contrata empreiteira e o dano decorre de exclusiva culpa dela – ação há de ser movida contra o empreiteiro (regime de responsabilização comum); responsabilidae subsidiária do Estado.
Culpa concorrente; Estado e empreiteiro são responsáveis solidários.
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR CONDUTA OMISSIVA
	Nem toda conduta omissiva retrata desleixo do Estado em cumprir um dever legal; Só quando o Estado se omitir diante de um dever legal de impedir a ocorrência do dano é que se conjulga a sua responsabilidade.
	Quado o dano decorre de omissão, há necessidade de se configurar a culpa.
	Nesses casos, a culpa irá se originar do descumprimento de um dever legal constante na atribuição do poder público de impedir a ocorrência do dano.
	Omissão genérica – hipósetes em que não há como se exigir uma atuação específica, que se originam em comandos legais abertos. Ex: poder de polícia, manutenção das vias públicas.
	Omissão específica – hipóteses em que há uma obrigação legal, clara e direta dirigida ao poder público em que visa proteger a integridade das pessoas. Ex: situação dos apenados, das crianças matriculadas nas escolas públicas;
	Os dispositivos legais que dispõe sobre a responsabilidade objetiva do Estado não previram especificamente sua incidência para hipótse de dano decorrente de omissão. Exemplo do descumprimeto de ordem judicial – presunção de culpa do Estado.
QUESTIONÁRIO (valendo ponto)
Qual o fundamento da adoção da teoria do risco administrativo?
A fundamentação da responsabilidade objetiva do Estado está na teoria do risco administrativo pela simples existência de nexo causal entre a atividade administrativa e o dano sofrido. A vítima será ressarcida pelo Estado, ficando a este garantido o direito de regresso em face do responsável, e não a vítima. Confirma-se pela dicção do artigo 37, § 6º da CR/88: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços público responderão por danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Quais os requisitos da responsabilidade objetiva do Estado?
Para ocorrer a responsabilidade objetiva são exigidos os seguintes requisitos, de acordo com o dispositivo constituional art. 37, § 6º. Conduta de pessoa jurídica de direito público ou direito privado prestadora de serviço público; e dano causado a terceiro em decorrência da prestação de serviço público (nexo de causalidade).
Admite-se o abrandamento da responsabilidade objetiva do Estado? Em quais hipóteses? E a exclusão da responsabilidade? Disserte.
A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quando a conduta da Administração Pública não der causa ao prejuízo ou concorrerem outras circunstâncias que possam afastar ou mitigar sua responsabilidade, que é o caso da culpa recíproca, onde cada um responderá parcialmente pelo dano que deu causa.
Em geral, são chamadas causas excludentes da responsabilidade estatal a força maior, caso fortuito e a culpa exclusiva da vítima. Nestes casos, não existindo nexo de causalidade entre a conduta da Administração e o dano ocorrido, a responsabilidade estatal será afastada.
Analise a seguinte sentença que contém duas asserções:
Caso um agente público, nessa qualidade, cause dolosamente dano a terceiro, o Estado responderá, mas o fundamento da responsabilidade civil do Estado não será o art. 37, § 6º, da Constituição Federal.
PORQUE
O art. 37, § 6º, da Constituição Federal , trata da responsabilidade objetiva do Estado.
É correto afirmar que as duas asserções estão corretas ou incorretas? Quais? Fundamente.
A primeira assertiva está incorreta e a segunda assertiva está correta. Logicamente as duas estão tratando do mesmo assunto, porém, a primeira assertiva está trazendo uma negatória quanto ao dispositivo legal da Responsabilidade Objetiva do Estado que a segunda traz como correção.
Pela teoria da faute du service, ou da culpa do serviço, a eventual falha causadora de dano é imputada ao agente que deu causa ou ao Estado? Fundamente.
Segundo a teoria e fundamentado pelo art. 37, § 6º, CF o Estado responderá pelos danos causados por seus agentes públicos prestadores de serviços, cabendo ao mesmo o direito de ação de regressão.
As empresas públicas prestadoras de serviços públcos e seus agentes respondem, solidária e objetivamente, por danos causados a terceiros.
PORQUE
As empresas públicas prestadoras de serviços públicos são pessoas jurídicas de direito privado submetidas a regime jurídico híbrido, sendo o regime de responsabilidade civl a elas aplicável fundamentado na teoria do risco administrativo.
Analisando-se as informações acima, conclui-se que:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira afirmação falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
FUNDAMENTE.
A reponsabilidade dos agentes públicos são subsidiárias e não solidárias, tornando a primeira assertiva incorreta. Por sim o texto da segunda assertiva está corretamente redigido.
João, servidor público, conduzia veículo oficial a serviço da Administração Federal e envolveu-se em acidente de trânsito do qual resultou prejuízo de grande monta a particular. O particular acionou a União e esta foi condenada a indenizá-lo. De acordo com os dispositivos constitucionais e legais que regem a matéria, quais atos deverão ser tomados pela União? Fundamente.
Ainda utilizando-se o art. 37, § 6º, CF como fundamento, após o cumprimento da indenização imposta para o Estado, este poderá ingressar com ação de regresso em desfavor ao servidor público causador do dano.
Will Egertt – cmte.egertt@gmail.com

Outros materiais