Buscar

Avaliando Av1 Nutrição e Dietética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513765846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as colunas com relação aos métodos de avaliação nutricional e assinale a alternativa que melhor representa 1. Dobra cutânea 2. Indice de Massa Corpórea 3. Bioimpedância elétrica 4. Circunferência do braço 5. Extensão dos braços ( ) Permite a avaliação dos percentuais de gordura, massa magra e água corporal. ( ) Possibilita a avaliação e acompanhamento da reserva de gordura corporal. ( ) Representa o somatório do tecido ósseo, muscular e gorduroso. ( ) Utiliza-se para determinar o peso teórico ou ideal
		
	 
	3 - 1 - 4 ¿ 2
	
	1 - 3 - 4 ¿ 2
	
	4 - 3 - 5 ¿ 1
	
	3 - 4 - 1 ¿ 5
	
	1 - 4 - 3 - 5
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513691686)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A densidade energética da dieta, definida como a quantidade de energia fornecida por unidade de peso do alimento (kcal/g), exerce importante influência no consumo de alimentos e no aporte calórico total da alimentação. Sobre o conhecimento de densidade energética, leia as alternativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	 
	Aqueles alimentos com elevada quantidade de água em sua composição, como frutas, legumes e verduras, apresentam baixa densidade energética, enquanto os com baixa quantidade de água, tais como farinhas, grãos, açúcar, óleos e manteiga, têm alta densidade energética.
	
	O aumento no consumo de alimentos e bebidas com alta densidade energética pode contribuir de duas formas na prevenção da perda de peso: pela diminuição do total calórico da dieta e pela regulação da ingestão de alimentos por meio do controle de sinalização do apetite (fome e saciedade).
	
	Dietas com alta densidade energética tendem a ser mais palatáveis e a aumentar a ingestão de alimentos e energia, o que favorece a diminuição excessiva do peso corporal e desenvolvimento de doenças associadas.
	
	Nas dietas de baixo custo, as quantidades de frutas, verduras e legumes e carnes são diminuídas da dieta enquanto se aumenta a participação de açúcares, grãos e óleos e gorduras, resultando em dietas de baixa densidade energética e reduzida qualidade nutricional.
	 
	A densidade energética da dieta, definida como por unidade de peso do alimento dividido pela quantidade de energia fornecida (g/kcal), exerce importante influência no consumo de alimentos e no aporte calórico total da alimentação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512792257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Energia é definida como a capacidade do organismo de realizar trabalho e nas reações metabólicas a energia está sempre envolvida nos processos de síntese e catabolismo no organismo humano. Em relação ao metabolismo basal, assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Não existe um horário mais adequado para que a taxa metabólica basal seja determinada.
	
	O coração é o órgão metabolicamente mais ativo do corpo humano.
	 
	O metabolismo basal representa a produção de calor decorrente do metabolismo celular e da manutenção das funções fisiológicas.
	
	Fatores genéticos e a atividade do sistema nervoso simpático são fatores sem importância para o metabolismo basal.
	
	Metabolismo basal é a energia consumida pelo organismo logo após uma refeição e após a prática de exercícios físicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513259922)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa metabólica basal é a energia necessária para a manutenção das funções fisiológicas, como circulação, respiração, digestão e tônus muscular. Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	representa cerca de 10% do gasto energético total, em pessoas ativas;
	
	é influenciada pelo tipo e intensidade do exercício;
	
	não é influenciada pela composição da refeição;
	 
	representa cerca de 60% a 70% do gasto energético total, em pessoas sedentárias;
	
	representa cerca de 13% a 30% do gasto energético total em pessoas sedentárias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513259959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O efeito térmico dos alimentos (ETA) é um dos componentes do gasto energético. O aumento da taxa metabólica é atingida 1 hora após a realização da refeição e dura aproximadamente 4 horas, no entanto alguns fatores podem influenciar o ETA, com exceção de:
		
	
	o consumo de dietas hiperproteícas;
	
	horário da refeição;
	 
	condições climáticas;
	
	composição da refeição;
	
	a quantidade de macronutrientes ingerida.

Outros materiais