Buscar

Operação de Transporte

Prévia do material em texto

1 - Aspecto Geral da Operação de Transporte
Operação de Transporte
O transporte de cargas é um dos componentes principais dos sistemas logísticos, ou seja, é um dos fatores mais importantes no sistema de produção e comercialização de bens e produtos. O transporte de cargas pode ser realizado através de cinco modalidades que São: Transporte Aéreo, Rodoviário, Aquaviário ou Marítimo, ferroviário e Dutoviários. Cada Uma dessas Modalidades de transporte possui características próprias quanto à operacionalidade, fazendo com que cada forma de transporte tenha risco próprio à carga relacionada ás viagens nacionais e internacionais.
Logistica: 
Processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto ou fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a fabricação de produtos acabados, e as informações relativas a essa atividades, desde o ponto de origem até o local de consumo, visando atender aos requisitos do cliente:
Cadeia de Abastecimento: 
Abordagem que visa oferecer o máximo valor ao cliente e o máximo retorno sobre o ativo fixo, através da gestão efetiva dos fluxos de matérias, produtos, informações e recursos financeiros, de extremo a extremo da cadeia, desde as fontes de suprimento até o consumidor final. 
Transporte:
Deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições e integridade da carga e de confiabilidade de prazos. Não agrega valor aos produtos, mas é fundamental para que estes cheguem ao seu ponto de aplicação, de forma a garantir o melhor desempenho dos investimentos dos diversos agentes econômicos envolvidos no processo. 
Embalagem: 
Uma embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos de forma temporária e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenagem. Outras funções da embalagem são: Proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, entre outros. 
Tipos de embalagens:
Embalagens primárias ou embalagem de venda – envoltório ou recipiente que se encontra em contato direto com os produtos. Ex.: Frasco ou Blíster de Remédio. 
Embalagem secundária ou embalagem grupada – é a embalagem destinada a conter a embalagem primária ou as embalagens primárias. Ex. Caixinha de remédio que contém o pote de remédio. 
Embalagem Terciária ou Embalagem de transporte - Utilizada para o transporte, protege e facilita a armazenagem dos produtos. Ex: Cantoneiras de Proteção em fibra de madeira, papel, papelão ou plástico. 
 O contêiner padrão é uma peça de equipamento que é transferível para todos os modais de transporte de superfície, com exceção dos dutos. Como a carga em contêineres evita remanejamentos custosos de pequenas unidades de carga nos pontos de transferência intermodal e oferece serviço porta a porta quando combinado com caminhões, empresas de navegação agora têm navios portas-contêiner, de forma que serviços integrados navio caminhão podem ser oferecidos. (BALLOU, 1993).
02 - Etapas do Processo de Sinistro
REFERÊNCIAS. 
.

Outros materiais