Buscar

GESTÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
 
	Exercício: GST0612_EX_A8_201605001198_V1 
	Matrícula: 201605001198
	Aluno(a): ARISTÓTELES RIBEIRO DA SILVA
	Data: 24/11/2017 21:34:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201605189955)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sabe-se que as ONGs tiveram na década de 90 um momento de crescimento e ampliação de seu espaço de atuação. Finalmente, a sociedade civil reconheceu que o esforço de pessoas sérias que assumiu a frente de várias dessas organizações, não comprometaram a atuação nociva, sobretudo de políticos corruptos, que usavam as ONGs para desvirar recursos por conta de projetos vindos por meio de emendas parlamentares. O resultado foi o aumento da demanda pelos serviços prestados por elas, sempre em parceria com o setor privado e o setor público. Nesse contexto, como se dá o acesso às fontes de recursos para as ONGs?
		
	
	Pelas grandes empresas que são, essencialmente, as que mais precisam investir em projetos de responsabilidade social e ambiental.
	
	Pelas ONGs internacionais que por ter recursos, tem o Brasil como um país que precisa aumentar a sua consciência social e ambiental.
	
	Pelas empresas e pelos bancos nacionais e estrangeiros que apresentam muito lucro e tem que mostrar que investem no social.
	 
	Pelos setores público e privado, e instituições internacionais.
	
	Pelas grandes empresas que investem para melhorar a sua imagem institucional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201605246445)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um dos maiores problemas que se coloca em relação as ONGs é que eles precisam se profissionalizar, adotando modelos de organização em consonância ao que é adotado pelo setor privado. Pessoas muito bem intencionadas são em sua maioria, contudo, muitas das vezes não possuem o foco necessário para desempenhar uma gestão eficaz. Resultado: recursos gastos de forma errada, que acaba prejudicando os beneficiários do projeto. Escolha a opção CORRETA:
		
	
	O Brasil é um local de grande oferta de recursos para as ONGs, por esta razão elas podem se ¿dar ao luxo¿ de recusar recursos de doadores internacionais.
	 
	Em um ambiente de escassez de recursos, o caminho para as ONGs é melhorar a qualidade de sua gestão e profissionalizar a organização.
	
	Em ambiente com grande escassez de recursos, as ONGs precisam desenvolver mecanismos de parcerias com políticos pela credibilidade que eles representam e acesso aos recursos do orçamento público.
	
	Em um ambiente com grande oferta de recursos, é evidente que algumas ONGs deixam de lado o aspecto organizacional e acabem sendo sustentadas apenas pela paixão e crença de seus fundadores.
	
	Em um ambiente marcado pela escassez de recursos, as ONGs tem como um dos caminhos fazer parcerias com as empresas, ainda que precisem ¿abrir mão¿ de seus princípios para defender os pontos de vista da instituição doadora.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201605189938)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A adoção do modelo econômico liberal para combate a inflação crescente, depois de tantas tentativas, acabou dando certo com o Plano Real em 1994, que trouxe a taxa de inflação de patamares de 50% ao mês, para 6% ao ano. Essa mudança trouxe mudanças extraordinárias no ambiente econômico, contribuindo para melhorar a vida de todos, sobretudo, a população de baixa renda, que não tinha como se proteger da inflação, que atuava como um ¿imposto da inflação¿, corroendo seus salários já baixos. Por isto a lei do reajuste anual do salário mínimo. Mas o preço desse ajuste favorável para todos, foi o aumento do desemprego entre 1995 a 2002, seja pela retração do mercado e, também, pela mudança do perfil das vagas de emprego, exigindo mais qualificação. Para minimizar este quadro, o governo resolver adotar vários programas que teve a ajuda das ONGs para a sua implantação. Quais foram os requisitos exigidos para que elas participassem do processo?
		
	 
	conhecimento, estrutura e capacidade de gestão para atender as exigências de cada programa de forma eficiente.
	
	capacidade política de ter representantes no Congresso Nacional.
	
	profissionalismo para atuar junto ao setor privado na captação de recursos.
	
	forte atuação política junto aos ministros, para que possam ser incluídos nos programas dos ministérios.
	
	forte relacionamento com os políticos, pois são eles que destinam verbas para os projetos.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201605189924)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A década de 60 foi um período fértil em termos de organização da sociedade na defesa de várias causas. Essas manifestação acabaram por dar origem as organizações não governamentais (ONGs) nas diversas regiões do mundo, sobretudo na América Latina, Europa e Estados Unidos. O que elas representam?
		
	 
	Um novo modelo de relação Estado/sociedade, a partir da atuação em áreas com lacunas ou incompletudes dos serviços públicos.
	
	Um novo modelo de relação Estado/mercado, onde sua atuação visa aumentar a consciência dos consumidores.
	
	Um novo modelo de relação Estado/sindicato, onde o governo estimula a maior participação dos trabalhadores via sindicato, para que eles possam brigar por maior participação no lucro das empresas.
	
	Um novo modelo de relação Estado/cidadania, onde sua atuação objetiva aumentar a consciência dos cidadãos sobre os seus direitos.
	
	Um novo modelo de relação Estado/contribuinte, despertando nos cidadãos que eles pagam impostos e tem que se organizar profissionalmente, para exigir que os recursos sejam bem gastos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201605190073)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Do ponto de vista teórico, a gestão de uma ONG pode não apresentar diferenças em relação a uma empresa privada. Ambas possuem características e alguns problemas semelhantes quanto à busca por qualificação profissional e pela construção de metodologias para garantir a eficiência e o alcance de resultados. Que outras competências são exigidas das ONGs?
		
	
	Exige-se que sejam éticas na formulação dos projetos e rigorosas na implantação, de forma que se possa gerar o máximo benefício social.
	
	Exige-se a capacidade de gerar eficiência econômica e boa imagem para os seus patrocinadores.
	
	Exige-se as competências para se atingir os resultados que foram planejados, quando da formulação dos projetos.
	 
	Exige-se a capacidade de equacionar todos estes aspectos para a promoção de bem-estar social a partir de ações que propiciem o desenvolvimento econômico e social.
	
	Exige-se capacidade de execução dos projetos e controle dos recursos gastos em todas as faces do projeto.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605735957)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considerando cada ítem. I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais. II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social. III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201605736230)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Terceiro Setor é um movimentoassociativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a:
		
	
	necessidade da parceria entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento da organização popular.
	 
	desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelas de responsabilidades para a sociedade civil organizada.
	
	expressão do ideário doutrinário, inspirado na solidariedade, mas que ultrapassa o senso comum de ajuda aos pobres.
	 
	filantropia, a benemerência, a solidariedade e a dignidade humana.
	
	nova consciência de cidadania e a nova cultura de direitos sociais.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201605189926)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que no Brasil os movimentos de participação populares vieram a partir da década de 70, pois com o advento do regime autoritário que se iniciou em 1964, mas teve um endurecimento em 1968, com a edição do Ato Institucional nº 5 (o AI 5), que significou, na prática, um golpe de estado, dando plenos poderes para os generais fazerem o que quiserem, sem passar pelos tribunais civis. Período ¿negro¿ da história do país. Nesse contexto, como surgiram as primeiras ONGs no Brasil?
		
	
	Apoiando as associações de classe que eram compostas por mulheres, evitando que os órgãos de segurança da ditadura pegassem os homens e os prendessem.
	 
	Apoiando as organizações populares e movimentos sociais, com um perfil de luta pela inclusão social, fortalecimento da cidadania e da sociedade civil.
	
	Apoiando as organizações populares que lutavam para a derrubada do regime militar, já que eles estavam prendendo pessoas inocentes de forma autoritária, sem direito a defesa.
	
	Apoiando os empresários que se usavam das ONGs para ocultarem seu envolvimento de apoio a luta por um regime político aberto, em favor da democracia.
	
	Apoiando os sindicatos dos trabalhadores, pois a partir deles, a sociedade começou a se organizar visando a derrubada do regime militar.
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais