Buscar

RELATORIO OBSERVACAO

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional Uninter
MICHELI CORADIN, 1199355 
RELATORIO DE ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA
DOIS VIZINHOS
 2016
Centro Universitário Internacional Uninter
 MICHELI CORADIN, 1199355
RELATORIO DE ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA
 
FASE 1 
Relatório de Portfólio da UTA – ESCRITAS E METODOLOGIAS - FASE 1 apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Sibeli Borges 
Centro Associado: Dois Vizinhos
DOIS VIZINHOS
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A escola tem um papel fundamental na vida da pessoa, pois é nesse espaço, o primeiro contexto social fora de casa que ele participa, que o sujeito irá reconhecer ou recusar seus significados construídos primeiramente. De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE), entende-se a escola como “o espaço do confronto e diálogo entre os conhecimentos sistematizados e os conhecimentos do cotidiano popular” (DCE, p. 21, 2008). Ou seja, a escola é o espaço em que o aluno irá confrontar seus conhecimentos de senso comum com os conhecimentos científicos ensinados. E isso se dará através da educação, pois segundo Saviani, a educação “(...) transforma de modo indireto e mediato, isto é, agindo sobre os sujeitos da prática” (GASPARIN, p. 144, 2002, apud SAVIANI, p. 82, 1999).
O currículo oferecido pelas DCE’s é baseado na pedagogia crítica de ensino-aprendizagem, desse modo, ela propõe “formar sujeitos que construam sentidos para o mundo, que entendam criticamente o contexto social e histórico de que são frutos e que, pelo acesso ao conhecimento, sejam capazes de uma inserção cidadã e transformadora na sociedade” (DCE, p. 31, 2008). Dessa forma, espera-se que os professores deixem o centro do processo de ensino, para o espaço de mediador do conhecimento. Em outras palavras, que o professor não seja a única voz em sala de aula, assim, é esperado também, que o aluno seja o sujeito de sua aprendizagem, que não unicamente assimile o conhecimento como resultado, mas apreenda o processo de sua produção e transformação social.
O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objetivo da educação diz respeito, de um lado, a identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esses objetivos” (SAVIANI, 2005, p.17).
 
 	Deste modo, percebe-se que o papel da educação é a abordagem do sujeito, ou seja, a educação chama-o para o desenvolvimento cultural e social, formando-o um ser crítico e transformador. 
ESCOLA ESTAGIADA
 
 O Colégio Estadual Leonardo Da Vinci, onde foi realizado o estágio localiza-se na cidade de Dois Vizinhos no estado do Paraná e dispõe de Ensino Fundamental, Médio e Profissional. O Ensino Profissionalizante dispõe do curso de Técnico de Informática e Formação de Docentes. No ensino Pós-Médio há Técnico de Informática, Formação de Docentes, Curso Pro Funcionário para agente educacionais I e II e curso de Espanhol (CELEN). Também existem atividades complementares de dança, música (flauta e coral), e oficinas de futsal e teatro. Para apoio educacional a escola fornece aula na área de português e matemática.
 Os turnos de aulas estão divididos em matutino (Ensino Médio e educação profissional) vespertino (ensino fundamental) e noturno (ensino médio e educação profissional). A escola tem aproximadamente mil e cem alunos matriculados, tornando se assim uma das maiores do município. As turmas são formadas por cerca de 30 alunos, a maior parte de classe média. O quadro docente é constituído por volta de 70 docentes, a maioria Licenciados.
 Em relação aos recursos disponíveis no Colégio Leonardo da Vinci, encontra se quatorze salas de aula (todas com ar condicionado), três laboratórios de informática, um laboratório de ciências/física / biologia, uma biblioteca com grande acervo, um saguão, uma quadra coberta com amplo espaço, sala da direção e sala da equipe pedagógica. Em relação aos materiais e equipamentos o colégio possui coleção de vídeos didáticos, TV- Pendrive, sons, retroprojetores, projetor multimídia, DVD, entre outros.
 O espaço físico da escola oferece uma are aberta com mesas e bancos posicionados em vários lugares, e nessas mesas posicionadas em baixo das arvores, há jogos educativos impressos na superfície tais como xadrez, dama e trilha. 
 
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A observação das aulas no ensino fundamental aconteceu em setembro e outubro de 2016. Nas aulas observadas notou-se que a professora tem um bom domínio dos conteúdos recomendados, bem calma com os alunos, tem uma pedagogia simples que faz com que os alunos consigam compreender todo o conteúdo, seja ele qual for e no momento que q criança não entende a professora se direciona até sua carteira e explica novamente de um modo que ela intenda.
O conteúdo demonstrado é explorado de forma didática, porem quando os alunos precisam fazer as atividades, surgem várias dúvidas, umas vez que a professora já havia explicado o conteúdo e os alunos não prestaram a devida atenção, muitas vezes o conteúdo precisa ser revisto. A tarefa quase nunca é feita, somente os alunos mais dedicados trazem pronta, e na hora da correção os outros alunos só pegam o resultado pronto.
No entanto os alunos mostram um grande desinteresse pelo conteúdo oferecidos. Há muita conversa e os alunos se dispersão, sendo assim a professora perde muito tempo de aula para conter a turma e retomar as atividades, no início, quando toca o sinal e na volta do intervalo.
Nos dois sextos anos observados os conteúdos são os mesmo. No entanto, uma turma tem mais dificuldade que a outra, uma das turma é mais agitada, mas apesar disso seu rendimento é maior. Os alunos que não se comportam tem seu nome marcado pelo líder da sala, que leva até a equipe pedagógica, e os mesmos ficam sem Educação Física. 
Na próxima aula a professora da continuidade do ponto que parou. Em um segundo momento a professora dá início ao estudo dos pronomes, empregando o livro didático, lendo cautelosamente e explicando cada um dos pronomes, onde, como e quando usar, pede que os alunos estudem, todos os pronomes. Na sequência passa várias atividades, para que as crianças vejam como usar e entendam cada um deles. 
A correção das atividades sempre são feitas no quadro, com a participação dos alunos, sendo assim quando houver dúvidas a professora já esclarece. Tem alunos que absorvem os conteúdos com mais facilidades e outros ainda precisam de um pouco mais de atenção.
Além de todas as explicações dadas no decorrer de algumas aulas a professora faz uma revisão, bem detalhada, de todo o conteúdo antes de aplicar a avaliação. Na aula seguinte ao aplicar a prova, a professora lê cada questão junto com os alunos, se for surgindo duvidas ela já vai orientando como fazer. Nem sempre a avaliação tem peso total, pode ser feita com peso 50, e no decorrer vai se aplicando trabalhos, ou até outra avaliação que complete o peso 100, e mesmo quando os alunos não atingem a média, são encaminhados para recuperação.
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
Na sociedade diante de toda essa realidade
 Ao desenvolver o Projeto- Político- Pedagógico (PPP), as pessoas resinificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidadese propostas de ação (PADILHA, 2001) 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

Continue navegando