Buscar

DIDÁTICA AULA 1 EXERCÍCIOS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA – AULA 1 – EXERCÍCIOS 1 – RIO 27/03/2017
Parte superior do formulário
		1a Questão 
	
	
	De acordo com a tendência tradicional, o centro do ensino está no(a):
		
	 
	Professor
	
	 2a Questão 
	
	
	Qual a proposta de uma didática transformadora: MARQUE A INCORRETA
		
	
	
	 
	Teoria e conhecimento científico
	
	 3a Questão 
	
	
	(ENADE-2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado disso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104). O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
		
	 
	II III e IV, apenas
	
	 4a Questão 
	
	
	"As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos - liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não-críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	escola nova e tecnicista
	
	 5a Questão 
	
	
	Esse tipo de escola tem como objetivo preparar o aluno intelectualmente, transmitindo a ele conteúdos e desejando o seu domínio. As avaliações, de modo geral, adotam o modelo formal das provas, testes e questões conteúdisticas. Essa descição se refere à:
		
	
	
	 
	 escola tradicional.
	
	 6a Questão 
	
	
	A Didática exerce importante função na sistematização e organização do ensino, no estabelecimento de elos entre as opções filosóficas e político -pedagógicas do professor e na aproximação entre teoria e pratica na formação docente. Nos currículos dos cursos de formação de professores, a Didática tem a função primordial de:
		
	
	
	 
	contribuir para a fundamentação de uma prática reflexiva e crítica, garantindo a unidade entre teoria e prática.
	
	 7a Questão 
	
	
	Assinale a afirmação adequada ao texto Quando se afirma que " A Didática é compreendida como um Tratado Universal da Didática Magna que se refere a arte de ensinar tudo à todos:
		
	
	
	 
	Quando se fala de ensino do passado, pensa-se na didática tradicional, isto é, na forma como se ensinava no passado
	
	 8a Questão 
	
	
	Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Didática fundamental
	
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais