Buscar

DIDÁTICA AULA 1 EXERCÍCIOS 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIDÁTICA – AULA 1 – EXERCÍCIOS 3 – RIO 27/03/2017
Parte superior do formulário
	 1a Questão 
	
	
	A teoria sociológica de Pierre Bourdieu demonstra como as desigualdades educacionais estão intrínsecas às desigualdades econômicas e sociais. O sociólogo francês problematiza que a escola enquanto instituição social foi destinada a atender as classes sociais dominantes. Por essa lógica Bourdieu compreendeu que o acesso à escola somente se efetiva por meio da apropriação do "capital cultural" ficando evidente que uma escola democrática, para todos, deve se levar em conta:
		
	
	
	 
	a pluralidade cultural
	
	 2a Questão 
	
	
	Candau (2003) em seus estudos recentes, aponta um novo ressignificar no campo da Didática, o qual diz respeito a:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	perspectiva multi/intercultural.
	
	 3a Questão 
	
	
	Educar na perspectiva intercultural implica, portanto, uma clara e objetiva intenção de promover o diálogo e a troca entre diferentes grupos, cuja identidade cultural e dos indivíduos que os constituem são abertas e estão em permanente movimento de construção, decorrente dos intensos processos de hibridização cultural (CANDAU, Vera; KOFF, Adélia Maria. 2006. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, p. 471-493, maio/ago.). Em diálogo com a perspectiva de Candau e Koff (2006), um exemplo de uma didática intercultural seria:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	aquela que recontextualiza os saberes e conhecimentos das minorias sociais entre elas, das populações negras e indígenas.
	
	 4a Questão 
	
	
	Segundo Bianchetti e Freire (1998), os indivíduos são categorizados segundo o problema que causam a sociedade. A designação desses tipos de discriminação resulta da aplicação, por outras pessoas que constituem a elite dominante, de regras ou sanções ao diferente; ou seja, de sanções aplicadas aqueles que não se enquadram no sistema, que não dominam a cultura elaborada acumulada passada de geração para geração Esta citação deixa claro que:
		
	
	
	
	
	 
	A questão das diferenças entre as pessoas e das desigualdades delas resultantes não se restringe apenas as suas características individuais. É bem mais complexa, envolvendo a cultura e as condições em que vivem, segundo regiões e países.
	
	 5a Questão 
	
	
	Quando a educação envolve a transmissão do conteúdo do professor para o aluno e a assimilação do saber por este último, podemos dizer que se trata:
		
	 
	do modelo linear de ensino
	
	 6a Questão 
	
	
	Pelo Planejamento o homem organiza sua ação para obter o resultado desejado. É, portanto, a base para a ação sistemática educativa. No entanto, o preparo da aula pelo professor comprometido com a efetiva aprendizagem do aluno, envolve um conjunto de procedimentos ligados diretamente à competência técnica e ao compromisso do professor. Que procedimentos caracterizam o saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador?
I. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado;
II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos;
III. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo;
IV. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.
Marque a opção que responde à pergunta:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Apenas IV e V.
	
	 7a Questão 
	
	
	Sobre as desigualdades sociais e na escola é correto dizermos que:
I - Tem origem nos modos de organização das sociedades, levando-se em conta seus processos históricos, políticos e econômicos, nos quais os homens estão inseridos;
II - Os indivíduos formam a sociedade e, possuindo suas particularidades, tentam na medida do possível se adequar aos modelos que ela determina, legitimando-se uma ideologia dominante, sobretudo, quando não se tem uma formação crítica e emancipatória,
III - A sociedade é constituída pela diversidade humana, porém ela não privilegia algumas classes sócias, visto ser ela igualitária.
Está correta a alternativa em que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	I e III estão corretas
	
	 8a Questão 
	
	
	Você já reparou que quando nos perguntamos o que é Educação, a nossa resposta consciente ou inconscientemente reflete a nossa própria posição no tempo e na sociedade? isso significa dizer que a didática. MARQUE A INCORRETA
		
	
	
	
	
	 
	é neutra

Outros materiais