Buscar

Normalizações Ambietais AV

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0662_AV_ » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	SUSANA MOSCARDINI RIBEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2017 17:56:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201403917292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O INMETRO é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Com relação ao INMETRO responda: qual a sua função?
		
	
Resposta: O INMETRO tem como função de fiscalizar os produtos e mercadorias das empresas, para garantir se está de acordo com as exigências na qual as normas estabelecem, tornando assim um produto apto para consumo e/ou utilização. Certificando aos consumidores que o mesmo esta adequado para ir para o mercado com segurança. O produto que tem o selo do INMETRO trás segurança e confiança para seus consumidores.
	
Gabarito: Sua função é delegar as atividades de verificação, fiscalização e certificação às entidades do Sistema Nacional de Metrologia Legal (RNML), que são os institutos de pesos e medidas do Rio de Janeiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403352629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a ferramenta que as empresas possuem para controlarem o impacto ambiental oriundo de suas atividades, produtos e serviços, o que demonstra comprometimento com a proteção ao meio ambiente e com a prevenção da poluição. De acordo com a ISO 14001, o SGA deve ser implantado de acordo com determinados elementos, quais são eles?
		
	
Resposta: Política Ambiental, comprometimento, planejamento, implementação,verificação e ação corretiva, análise crítica e melhoria contínua.
	
Gabarito: Política Ambiental; Comprometimento; Planejamento; Implementação; Verificação e ação corretiva; e Análise crítica e melhoria contínua.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403918713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os acidentes ambientais podem servir, a partir de uma análise rigorosa, de instrumentos de aprendizagem para que não se repitam. Muitos desses acidentes foram muito importantes para o desenvolvimento de muitas regras e normas na área ambiental. Em relação aos principais e maiores acidentes ambientais da história, marque a alternativa que não está correta.
		
	
	em 1984, ocorreu um grande desastre na fábrica de pesticidas Union Carbide, em Bhopal, na Índia. Mais de 500 mil pessoas foram expostas aos gases tóxicos que vazaram da empresa norte-americana. Esse acidente ambiental causou a morte de 27.000 pessoas.
	 
	em 2000, o navio Exxon Valdez derramou, na Baía de Guanabara, milhões de litros de óleo, em decorrência de um problema nas tubulações da Refinaria de Duque de Caxias. O óleo atingiu uma área de proteção ambiental, e inúmeras espécies foram atingidas.
	
	uma substância altamente venenosa, a dioxina, armazenada em tanques de uma indústria química de Seveso, na Itália, foi liberada na atmosfera atingindo milhares de pessoas. A empresa não possuía um plano de alarme para a população.
	
	no dia 11 de março de 2011, um forte terremoto atingiu a costa do Japão, fazendo com que a usina nuclear de Fukushima explodisse, destruindo os edifícios de alojamentos dos reatores. Os empregados da usina sofreram com a exposição à radiação, que traz consequências até hoje.
	
	em 2010, no Golfo do México, uma explosão em uma plataforma de petróleo derramou no mar mais de 4 milhões de barris de óleo. Com a explosão, a plataforma ficou dois dias em chamas e afundou. Onze pessoas morreram na explosão e cerca de três meses depois, a empresa British Petroleum (BP) anunciou que o derramamento fora estancado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403441677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nossas vidas são pautadas por normas e por regras. Disso resulta a necessidade de normalização. Em relação ao processo de surgimento da normalização no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Antigamente, nas sociedades, o homem utilizava métodos muito mais adequados para fazer as medições, tais como: pernas, braços, mãos, dedos etc.
	
	No Brasil, as normas são fruto de um processo de consenso nos diferentes fóruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	A normalização traz segurança e precisão tanto para aquele que adquire um produto ou utiliza um serviço quanto para aquele que fabrica, produz ou comercializa.
	
	Com o passar do tempo, houve a necessidade de se ter independência entre as unidades de medida e as grandezas naturais. Dessa forma, passou-se a adotar um sistema de medições.
	
	Com a Revolução Industrial, a normalização passou a ser tratada de forma sistemática, surgindo a necessidade de racionalizar a produção na indústria.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403927052)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um órgão normativo com bastante importância no Brasil. Aqui no Brasil, ela representa algumas entidades internacionais, quais são essas entidades?
		
	
	IEC e AMN.
	
	ISO e AMN.
	 
	ISO, IEC e AMN.
	 
	ISO e IEC.
	
	ISO e COPANT.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403927253)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Realizar ações de gestão ambiental traz, em médio e longo prazo, benefícios para as empresas. Dentre as opções abaixo, qual NÃO pode ser considerada um benefício da gestão ambiental para a empresa?
		
	
	Redução de consumo de água, energia e outros insumos.
	
	Diminuição de efluentes líquidos.
	
	Redução de multas e penalidades.
	
	Aumento da participação da empresa no mercado.
	 
	Perda da qualidade dos produtos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403927408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista do fabricante, quais os benefícios que a certificação traz?
		
	
	Aumenta a perda de produtos e custos da produção.
	
	Prejudica a venda de produtos e sua introdução em novos mercados.
	
	Diminui a competitividade das empresas certificadas.
	
	Não garante a implantação eficaz dos sistemas de controle e qualidaede nas empresas.
	 
	Aumenta a satisfação do cliente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403257405)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a estrutura da ISO14000, assinale a alternativa correta:
		
	
	A norma modificou todos os princípios do sistema de gestão estabelecidos na série de normas ISO 9000.
	 
	A norma não se aplica a qualquer tipo de empresa, devendo ser levado em consideração suas características, cultura, local, etc.
	 
	O sistema de gestão ambiental deve interagir com outros sistemas de gestão da empresa.
	
	A ISO 14001 tem como foco, apenas, a proteção ao meio ambiente com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual.
	
	As auditorias e análises críticas ambientais, por si só, já oferecem evidência suficientes para garantir que a empresa está seguindo as determinações legais e sua própria política.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403944135)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos elementos que compõem o SGA e estão previstos pela norma ISO 14.001, é possível afirmar que são eles:
		
	 
	política ambiental, comprometimento, planejamento, implementação, verificação e ação corretiva, análise crítica e melhoria contínua.
	
	decisão da política ambiental, implementação, adequação legal e fiscal, correção e desempenho, análise crítica e melhoria contínua.
	
	política ambiental, estruturação financeira, implementação, correção e desempenho, decisão pela direção da empresa.
	
	análise corporativa, política ambiental, planejamento, análise crítica e melhoria contínua, comprometimento e ação corretiva.
	
	comprometimento, adequação a legislação, planejamento, política ambiental, análise corporativa e melhoria contínua.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403939708)
	Pontos: 0,5  / 0,5Para a realização de auditorias, sejam elas dentro da área ambiental ou outra, os auditores necessitam ter alguns atributos pessoais, para que o processo de auditoria transcorra de forma tranquila e eficiente. Com relação aos atributos de um auditor, qual a opção abaixo NÃO representa um atributo deste profissional?
		
	
	O auditor precisa passar segurança e confiança.
	
	O auditor precisa trabalhar com lealdade e boa-fé.
	
	O auditor deve ter capacidade e habilidade de expressão e se comunicar de forma clara e precisa.
	 
	O auditor precisa ser parcial e expressar suas opiniões durante o processo de auditoria.
	
	O auditor precisa ser ético.

Outros materiais