Buscar

Modelo de Relatório de Estágio Supervisionado em Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS e ARTES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOC 04 – MODEO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
	O Estágio Supervisionado – ADM 498 tem como objetivo aproximar o aluno ao ambiente empresarial e, como metodologia de avaliação, o relatório sobre a empresa e atividades realizadas. Para otimizar sua elaboração segue um checklist pautado em assuntos discutidos nas disciplinas do Curso de Administração. 
	
Estrutura Organizacional
Compreende o arranjo ou agrupamento de todos os seus departamentos, divisões e seções formando um todo ou conjunto. Determina quais cargos ou postos devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas. A estrutura organizacional é graficamente representada por um organograma. 
Processo Produtivo
O processo produtivo de uma empresa, de forma geral, entradas/insumos (inputs) – processamento – saídas/resultados (outputs) com retroalimentação (feedback) visando garantir sustentabilidade do negócio. 
Mercado
Em qual mercado a empresa atua. Em que ambiente está inserida. Os seus principais clientes/consumidores, fornecedores, parceiros e concorrentes.
Diferenciais de Gestão
Gestão, do latim gestione, ato de gerir, gerência, administração dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. Os modelos de gestão são ferramentas que podem ser empregadas para capacitar ou melhorar o funcionamento diário tanto das organizações quanto dos administradores/gestores que ali trabalham, ou ainda, solucionar problemas organizacionais. Em linhas gerais, têm-se modelo de gestão da qualidade total, de gestão ambiental, de gestão de pessoas, de gestão do conhecimento, de gestão de marketing e relacionamento com o cliente, de gestão financeira, gestão socialmente responsável entre outros. 
Responsabilidade Social
A imagem institucional é um bem que significa para a empresa a aceitação pública de sua atuação e propostas. São seus ativos intangíveis, a força que garante sua perpetuidade. Qual a contribuição da empresa com o social, com a melhoria da qualidade de vida da sociedade. 
O Relatório Final de Estágio deve ser elaborado de acordo com a seguinte orientação:
Quanto à Forma:
Papel: A4
Margens: Esquerda e Direita 3,0 cm. Superior e Inferior 2,0 cm.
Fonte: Times New Roman 13 ou Arial 12 Justificado
Espaçamento: 1,5
Máximo de 12 páginas
Quanto à Estrutura:
Capa
Sumário
1. A empresa;
2. Descrição das atividades do estagiário;
3. Diagnóstico situacional (contemplar os cinco itens apresentados no checklist);
4. Considerações finais – constar proposição de melhoria à empresa, ou seja, sugestão de alguma melhoria com base nas observações realizadas durante o estágio e no conhecimento adquirido durante o curso.

Outros materiais