Buscar

BII Portfolio Modelo notícia BII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
A utilização do software ETM na inserção de jovens e adultos com paralisia cerebral e/ou deficiência motora no ensino regular
Por: Thaianne Camille Domingues, 1953908 e Thais Naiara Ferreira de Lima Amaral 3378930
Polo: PAP Curitiba (Centro-Carlos Gomes)
Data (ex. 28/06/2017)
INSERIR IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 
Fonte: Uninter
O que é o software ETM?
ETM é um software, que com auxílio de materiais com sensores, permite que pessoas com alguma necessidade especial, utilize as funções do computador, como o mouse e teclado. Qualquer pessoa com alguma deficiência física ou que possua alguma dificuldade para utilizar os objetos convencionais, conseguira criar um sensor que auxilie e facilite seu manuseio.
Esse software pode ser utilizado nas escolas auxiliando na inclusão e facilitando a comunicação desses jovens e adultos, pode ser empregado para a alfabetização dos alunos, pois ele funciona da seguinte maneira: Junto a um equipamento como capacetes, microfones, webcam, entre outros; integrado a sensores, permitindo ao usuário utilizar todos os recursos de teclado e mouse do computador. Esses sensores são unidos à cadeira de rodas ou ao corpo de um portador de paralisia cerebral ou pessoa que tenha dificuldade motora. Por exemplo, para utilizar o software, o portador de paralisia que não possui o controle das mãos apenas do tranco e da cabeça, pressiona com o queixo em um sensor colocado na mesa. Com o movimento da cabeça, um sinal chega até o computador e o usuário navega pelo sistema de varredura. 
O que é sistema de varredura?
É outro software secundário que anda entre as letras de um teclado que aparece na tela. Funciona da seguinte maneira: letras, números e flechas indicativas de movimento de mouse são corridas, o tempo todo, por uma espécie de marcador que vai passando letra por letra ou número por número. Quando o marcador está disposto no caractere escolhido pelo usuário, ele aperta o sensor. Por meio desse aparelho, o portador de deficiência pode acessar a Internet, documentos de texto e jogos.
Sendo assim fica mais fácil incluir esses estudantes em qualquer escola, tendo suas adaptações e o seu computador com o software, o mesmo conseguirá realizar provas em diversas matérias, conversas (aqueles que não possui a fala), realizar pesquisas escolares, navegar nas redes sociais, entre outros.
Como possuir o software e as adaptações para utilização do mesmo?
O ETM é um projeto gratuito, que foi desenvolvido desde o ano 2001, ele funciona em computadores antigos, como o Windows 95 até os computadores mais recentes. É um software leve, que pode ser instalado a partir do Windows XP, utilizando poucos recursos de hardware. 
É fácil de ser utilizado, pois possui uma variedade de sensores que podem ser criados de acordo com cada deficiência ou dificuldade motora. Existe inúmeros tipos de sensores, para cada caso existe um, como uma chave de liga e desliga que pode ser colocada na cadeira de rodas no encosto da cabeça, que ao ser pressionada permite utilizar a funcionalidade do teclado e do mouse, ou microfone, que pode ser utilizado como sensor, bastando algum tipo de ruído ou sobro para a ativação do software, até mesmo o piscar dos olhos permite essa ativação. 
O programa é gratuito, qualquer um pode baixar, por meio de um site (www.projetoetm.com.br) mantido por Alexandre Henzen, ex-aluno do mestrado da UTFPR.

Outros materiais