Buscar

PROVA DESCRITIVA PANC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? 
R: Por meio de apresentações de vídeos/filmes, rodas de conversas a professora irá explicar o significado da sigla PANC (Plantas Alimentícias não convencionais), através dessa explicação em geral, apresentar focando em apenas uma ou duas plantas não convencionais (caruru e peixinho, por exemplo). Juntamente com essas plantas, a professora vai trabalhar alimentos já convencionais que os alunos geralmente não utilizam em suas residências, tais como a casca da batata, que pode ser feita em forma de chips. 
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? 
R: A professora pode relacionar as duas disciplinas utilizando a pirâmide nutricional, de forma que a mesma irá modificar esta pirâmide para uma pirâmide PANC. Sendo assim em ciências, ela trabalhará com as plantas não convencionais através de uma construção de horta, onde as PANC’s serão pesquisadas e escolhidas pelos alunos. Em matemática, ela irá relacionar as plantas que podem ser consumidas em pouca, intermedia e muita quantidade (proteínas, carboidratos, entre outros). Relacionando também qual a proporção indicada para ingerir cada alimento e também quantidade do valor energético que as mesmas tem, assim incentivando o aluno a refletir sobre como a matemática é tão presente em nossas vidas.
Como a professora pode propor a inclusão de PANC's na alimentação dos alunos de suas famílias? 
R: Iniciando um livro de receitas na sala de aula com os alunos, utilizando o caruru e o peixinho, posteriormente os alunos deverão continuar o livro com receitas feitas com sua família. Ao final os estudantes irão compartilhar entre si suas receitas. Assim sendo, as receitas serão conjuntamente trabalhadas nas duas disciplinas, juntamente com a família.

Outros materiais