Buscar

portfolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Capítulo 10 O PENSAMENTOPEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA
2. A Escola Nova representa o mais vigoroso movimento de renovação da educação depois da escola pública. A teoria da Escola Nova propunha que a educação fosse instigadora damudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança. o desenvolvimento da sociologia da educação e da psicologia educacional também contribui para essarenovação da escola. Um dos pioneiros da Escola Nova foi ADOLPHEFERRIÈRE (1879-1960). Suas ideias se basearam inicialmente em concepções biológicas, transformando-sedepois numa filosofia espiritualista. Para ele, o ideal da escola ativa é a atividade espontânea, pessoal e produtiva.Em resumo, a Educação Nova seria integral, ativa, prática eautônoma. Ferrière criticava a escola tradicional afirmando que elahavia substituído a alegria de viver pela inquietude.
3. John Dewey (1859-1952) foi o primeiro aformular o novo ideal pedagógico,afirmando que o ensino deveria dar-sepela ação e não pela instrução. Para ele,a educação continuamente reconstruía aexperiência concreta de cada um. Essaexperiência se apresentava semprediante de problemas que a educaçãopoderia ajudar a resolver.
4. De acordo com essa visão, a educação era umprocesso de reconstrução. Não existiria um fim a seratingido, mas a educação se confundiria com opróprio processo de viver. O importante era aumentaro rendimento da criança, segundo seus própriosinteresses vitais. Só o aluno podia ser o autor de suaexperiência. Nesse sentido, a Escola Novaacompanhou o desenvolvimento capitalista,representou a exigência desse desenvolvimento.Propunha a construção de um homem novo dentrodo projeto burguês da sociedade.
5. WILLIAM HEADR KILPATRICK (1871-1965): discípulo deDewey, destaca-se pelo seu método de projetos, quepoderiam se manuais, de descoberta, de competição e decomunicação. Os projetos teriam quatro etapas: designar ofim, prepará-lo, executá-lo e avaliá-lo. Os projetos aindapodem ser: de produção; de consumo; de resolução dealgum problema e de aperfeiçoamento de alguma técnica.OVIDE DECROLY (1871-1932): criou o método dos Centros de Interesses (a família, o universo, o mundoanimal e vegetal, etc...), os quais desenvolveriam aobservação, a associação e a expressão. Distinguem-sedos projetos porque não visam um fim, a construção dealgo.
6. Teve também grande destaque dentro destaescola, a experiência da médica MariaMontessori (1870-1952), que transpôs paracrianças normais seu método de recuperaçãode crianças deficientes. Construiu vários jogos emateriais pedagógicos que, com algumasvariações, são ainda utilizados em pré-escolas.Pela primeira vez na história da educação,construiu-se um ambiente escolar com objetospequenos para que a criança tivesse domíniosobre eles: mesas, cadeiras, estantes, etc.
7. ÉDUARD CLAPARÈDE (1873-1940): deuà escola ativa o nome de educaçãofuncional. A atividade deveria ser vital aohomem, ser individualizada e ao mesmotempo social e socializadora.
8. Jean Piaget (1896-1980) investigou a naturezado desenvolvimento da inteligência na criança,propondo o método da observação para aeducação da criança. Criticou a escola tradicional que ensina a copiar e não a pensar. Segundo ele,para obter bons resultados o professor deveriarespeitar as leis e as etapas do desenvolvimentoda criança. O objetivo da educação deveria seraprender por si próprio a conquista do verdadeiro.
9. O pedagogo Roger Cousinet (1881-1973)desenvolveu o método de trabalho em equipes,adotado até hoje. Defendia a liberdade noensino e no trabalho coletivo, substituindo oaprendizado individual, propôs que o mobiliárioescolar fosse despregado do chão para que osalunos pudessem formar grupos em classe eficar um de frente para o outro.Os métodos foram se aperfeiçoando e levarampara a sala de aula o rádio, o cinema, atelevisão, o vídeo, o computador e as máquinasde ensinar. Essas inovações atingem oseducadores que muitas vezes se perdem diantede tantos meios e métodos propostos.
10. Paulo Freire (1921) denunciou o caráterconservador dessa visão pedagógica e observouque a escola podia servir para educação práticada dominação e para a educação como práticada liberdade. Para ele, a educação nova não foium mal em si mesma, representou um avançona história das ideias pedagógicas. Educar nãosignifica ser omisso, neutro diante da sociedadeatual. Deixar a criança à educação espontânea étambém deixá-la ao autoritarismo de umasociedade nada espontânea. O papel doeducador é intervir, mostrar um caminho, e nãose omitir.
11. O movimento da Escola Nova foi se construindo juntocom a própria escola moderna, científica e pública. Osescolanovistas não puderam negar as contribuiçõesdo positivismo e do marxismo.Valorizava a autoformação e a atividade espontâneada criança. O aluno deveria ser o autor da sua própriaexperiência através dos métodos ativos e criativos,que significaram o maior avanço da Escola Nova.Embora não haja uma relação direta entre a EscolaNova e o Tecnicismo Pedagógico, o desenvolvimentoda tecnologia de ensino deve muito à preocupaçãoescolanovista com os métodos e técnicaseducacionais.

Outros materiais