Buscar

Portfólio A II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�3�
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE; CULTURA MATERIAL E IMATERIAL
Caroline SILVA
UNINTER
Resumo
O presente trabalho foi realizado através de observações e anotações feitas em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com o objetivo de esclarecer brevemente o que é conselho escolar e em qual gestão se encaixa a escola observada. Ao longo da observação percebi que a escola tem um conselho escolar e uma gestão democrática onde todos os segmentos da comunidade tem participação efetiva tanto na construção do projeto e processos pedagógicos quanto nas questões burocráticas. Lembrando que a democracia na escola por si só não tem significado, ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade. 
Palavras chave: Cultura. Sociedade. Educação.
1 INTRODUÇÃO 
	Este portfólio foi realizado através de observações e anotações feitas em uma escola Municipal de Educação Fundamental, localizada em São Leopoldo – RS. 
Tem por finalidade esclarecer o que é conselho escolar e fazer um breve relatório com as informações coletadas sobre como funciona o conselho e a gestão escolar dessa instituição.
Sabendo-se que o conselho é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da Educação. E que gestão escolar é uma expressão relacionada à atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO (Organização do Trabalho Pedagógico)
Os conselhos escolares são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. São formados por representantes da comunidade escolar e local. Podem participar representantes de pais, alunos, professores, demais funcionários da escola, membros da comunidade local e o diretor da unidade escolar.
 	O diretor escolar atua como coordenador na execução das decisões do conselho e como articulador das ações de todos os segmentos. Ele pode ser também o próprio presidente do Conselho Escolar, já que isso fica a critério de cada regulamento. Os membros efetivos são representantes de cada segmento. É importante destacar que ninguém tem autoridade especial fora do conselho só porque faz parte dele.
 	O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola.
		Ao observar a escola Municipal de Educação Fundamental, tive o conhecimento de que a escola possui um conselho escolar e uma gestão democrática, pois tem a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar como pais, professores, estudantes e funcionários, em todos os aspectos da organização da escola. Todos os segmentos tem participação efetiva nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação), tanto na construção do projeto e processos pedagógicos quanto ás questões burocráticas. Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem na escola um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia. 
	A gestão democrática da escola é descentralizada onde a administração, as decisões, e as ações são elaboradas e executadas de forma não hierarquizada. Tem a participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar (professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola). E qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola são de conhecimento de todos.
Para finalizar, eu não mudaria nada na gestão da escola, pois ela é uma gestão democrática e atende ás necessidades da configuração da sociedade atual em que a escola esta inserida.
 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O presente trabalho tratou de fazer um breve esclarecimento sobre o que é um conselho escolar e sobre observações adquiridas em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental envolvendo sua gestão escolar.
A escola apresenta uma gestão escolar democrática onde todos os segmentos da comunidade estão inseridos e participando de maneira efetiva.
Devemos enfatizar que a democracia na escola por si só não tem significado, ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade. 
Referências
AMELIA HAMZE. Gestão Democrática. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/gestao-democratica.htm>. Acesso em: 02 jun. 2016.
CAROLINA VILAVERDE. Perguntas e Respostas: Como funcionam os Conselhos Escolares?. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/20987/perguntas-e-respostas-como-funcionam-os-conselhos-escolares>. Acesso em: 02 jun. 2016.
COLUNISTA PORTAL. Gestão democrática escolar. Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2666/gestao-democratica-escolar>. Acesso em: 02 jun. 2016.

Outros materiais