Buscar

apol literatura

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra. 
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o trecho de texto a seguir:
“O conhecimento não está pronto nos textos a serem decodificados pelos leitores, mas concebendo-o como construção interacional, como um processo social que envolve diversos agentes – e nenhum paciente – podemos dar conta dessa relação leitura/conhecimento sem estarmos presos ao modelo de mundo já pronto, já sabido e já dominado por outrem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULINO, G. Sobre leitura e saber, de Anne-Marie Chartier. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73.
Após a leitura do texto dado como reflexão e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos quatro tipos de leituras que identificam comportamentos diferenciados frente à leitura do texto literário, relacione corretamente cada tipo às suas respectivas características:
1. Leitura ativa.
2. Leitura criativa.
3. Leitura única.
4. Leitura cooperativa.
( ) Leitura como experiência compartilhada entre o autor e o leitor, na qual a construção do sentido se situa entre ambos.
( ) Habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato da leitura.
( ) Cada momento de leitura é uma experiência ímpar. Mesmo se tratando de uma obra já lida, a variação imaginativa do leitor se renova no ato da leitura e o individualiza.
( ) O leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do diálogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Todas essas vozes operam em conjunto na construção do sentido.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	V – F – F
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o exerto de texto a seguir:
''Para que o convívio de leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espirital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às díversas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil''. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.32.
Após a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as fases da leitura ao longo do ensino fundamental, relacione corretamente as fases às suas respectivas características:
1. Primeira fase.
2. Segunda fase.
3. Terceira fase.
(  ) Fase da leitura compreensiva.
(  ) Fase da Pré-leitura.
(  ) Fase da leitura interpretativa.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova posturaque consiste em:
	
	A
	Planejar de forma criteriosa o trabalho em sala de aula para que não haja equívocos que o obriguem a questionar e reorganizar as atividades propostas.
	
	B
	Propor atividades niveladas que evitem que os alunos com dificuldade não as consigam realizar, evitando assim a frustração e o sentimento de impotência.
	
	C
	Adotar propostas de atividades que, mesmo sendo mais tradicionais, têm seus resultados conhecidos e, por esse motivo, evitam equívocos e fracassos dos alunos envolvidos.
	
	D
	Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados.
	
	E
	Propor atividades renovadas que, em se tratando de promover a liberdade de pensamento dos alunos, dispensa todo e qualquer planejamento, devendo ser executada conforme a necessidade momentânea em sala de aula.

Outros materiais