Buscar

SOBRE ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ROSANA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Teoria das organizações.
PROFESSORA: Ionara Sarai Ferreira Nobrega Diniz
ALUNA: Rosana Mamede Bezerra
	CESAR L. G. de Araújo. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional - Vol. 1 - 5ª Ed. 2011. Editora Atlas S.A, Cap.10 Arquitetura Organizacional: Novos desenhos para as organizações do Futuro. Pag. 178 – 194.
Segundo o autor, “A arquitetura de uma organização consiste em um modelo que pode ser usado para representar seu completo clico de vida” (pag179). Trata-se de um desenho de todo o tempo de vida da organização que ajuda no processo de análise e planejamento da empresa, relevante ao gestor para processo decisório.
De acordo com Nader, Gersteir e Shaw (1994), apresentam características comuns aos sistemas: Interpendência interna, capacidade de feedback, equilíbrio, equifinalidade, adaptação. Para aperfeiçoamento das organizações foi citado uma nova metodologia o STAD Sistemas de Trabalho de Alto Desempenho É a arquitetura organizacional “que reúne os quatros elementos-chave (trabalho/pessoal/organização formal/ organização informal) em um modo operacional marcado pela congruência” Araújo 2011(p. 188). O STAD possui algumas características como, refletir sobre a organização, uma serie de princípios para se projetar em organizações, serve como guia dos gestores com princípios específicos, aplicação dos princípios nos projetos e as especificas características de projetos organizacionais: alguns projetos como hierarquia horizontal, equipes autônomas e outras.
Os autores descrevem ainda as Perspectivas para a Arquitetura Organizacional como organizações em rede; Limites organizacionais imprecisos; Adoção plena da filosofia do STAD, em todos os níveis, com ênfase em processos; Equipes executivas; Autonomia ampla para as unidades e equipes organizacionais, maior responsabilização; Crescimento dos valores organizacionais como meio de coesão, em substituição às normas e regras; Maior fluidez nos formatos organizacionais; Ênfase para o aprendizado, ênfase para o fator sistêmico; Envolvimento pleno do pessoal da organização com questões comuns e estratégicas; e Ênfase no equilíbrio financeiro a curto prazo. Araújo (2011, p. 193). Pelas observações analisadas, faz-se necessário os sistemas de soluções rápidas para cumprir as demandas organizacionais com excelência.

Outros materiais