Buscar

PARADIGMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS APOL 100 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de forma para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 31)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao método de ensino na escola nova na vertente diretiva.
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino na escola nova se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo mas também o local da luta de classe e por vezes de forma renhidas da luta de casses.ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 (p. 110)
Sobre a teoria da escola como aparelho ideológico do Estado, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Louis Althusser é o  autor dessa teoria.
(  ) Karl Marx é o autor dessa teoria.
( ) Nessa teoria, o Estado embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, e, na verdade, representante da classe dominante.
(  ) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
(...) na Escola Nova, os conteúdos são organizados em projetos que permitem os alunos a uma adaptação a sociedade.
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 160).
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere à avaliação na Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	Na Escola Nova na vertente não diretiva era feita uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber só tem relevância se com base no significado que tem para cada indivíduo.
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente não diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
(...) embora a Escola Nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos as necessidades da vida adulta se dariam a partir do respeito e as necessidades imediatas de cada aluno. 
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 166) 
Sobre o papel do professor na Escola Nova na vertente diretiva, analise as afirmativas a seguir: 
I – O professor é o detentor do saber.
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
	
	E
	Apenas a afirmativa III.

Outros materiais