Buscar

relatorio gestao

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA E ESTÁGIO SUPEVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES
ANDRINEA SILVA DE VASCONCELOS
 RIO DE JANEIRO
2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA E ESTÁGIO SUPEVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES
Relatório exigido como parte dos requisitos para
conclusão da disciplina de Prática de Estágio
Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas
sob a orientação da Professora Roberta Brite
 RIO DE JANEIRO
2017
SUMÁRIO
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares é proporcionar ao aluno uma análise sobre o plano de ação global de gestão de instituições de ensino tanto em espaços escolares quanto não escolares. 
1.INTRODUÇÃO
Ao longo de sua trajetória o profissional da educação vem conquistando cada vez mais espaços não formais para a sua atuação. Durante muito tempo esta docência restringia ao pedagogo somente a sala de aula das escolas agora essa funcionalidade vem se destacando com bastante êxito dentro das empresas . O pedagogo antes visto apenas como transmissor de conhecimento passa a exercer a função de mediador, desenvolvendo atividades no âmbito empresarial, estimulando os funcionários, promovendo eventos, palestras ou formações continuadas objetivando melhoria na produção e no bem estar daqueles que são responsáveis pelo sucesso da empresa. Entretanto no Brasil muitos profissionais ainda buscam a sala de aula como saída para o curso de pedagogia . 
O relatório apresenta as observações realizadas no cotidiano de uma organização não escolar, o objetivo do estágio é focado na Gestão do Condomínio 29 de Abril que fica localizado no bairro de Guadalupe- RJ na Rua: Matiola 65, totalizando 66 horas, exigidas no Curso de Pedagogia. Neste relatório será registrado o desenvolvimento do trabalho pedagógico, o relacionamento entre gestores e colaboradores, a estrutura funcional e organizacional, a formação dos profissionais e a administração.
O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº9394/96), um momento importante na formação do pedagogo que se prepara para exercer o seu trabalho com êxito, além de oferecer oportunidades para uma prática reflexiva neste segmento de ensino. O registro permite direcionar o olhar ao objeto de estudo, neste caso, a Gestão Não Escolar. Contudo, com o desenvolvimento do estágio se torna possível analisar, observar as propostas e sugestões de ações no espaço organizacional . É um momento que faz a transição da teoria para a prática sendo responsável pela mediação do conhecimento ao educando, vivenciando os problemas e as necessidades reais para que alcancem com eficácia os ideais pressupostos. 
O relatório por meio da observação permite verificar aspectos positivos e negativos, bem como as ações cotidianas entendendo que a educação se faz com investimento, com dedicação, com respeito, com cooperação valorizando as diferenças. Com os avanços tecnológicos e a extrema competitividade do mercado de trabalho, o pedagogo profissional da educação vem se destacando dentro das grandes e pequenas empresas. Logo, a pedagogia ocupa espaços formais e informais, nesse sentindo , a prática educativa, sobretudo pedagógica acaba englobando todos os setores onde ocorra interação humana Trindade e Candinha(2009,p.21) afirmam que: 
Vive-se em um mundo onde o conhecimento está constantemente mudando e com uma rapidez imensurável. Observa-se também uma intelectualização nos processos de produção, exigindo-se um conhecimento mais amplo e demandando de um profissional mais qualificado.
“ Profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica”. (LIBÂNEO, 2001, p.09). 
Considerando, ainda, os vínculos entre educação e economia, as mudanças recentes no capitalismo internacional colocam novas questões para a Pedagogia. O mundo assiste hoje à 3ª Revolução Industrial, caracterizada pela internacionalização da economia, por inovações tecnológicas em vários campos, como a informática, a microeletrônica, a bioenergética. Essas transformações tecnológicas e científicas levam à introdução, no processo produtivo, de novos sistemas de organização do trabalho, mudança no perfil profissional e novas exigências de qualificação dos trabalhadores, o que acaba afetando o sistema de ensino. Não é casual que parcela do empresariado, surpreendentemente, esteja redescobrindo o papel da escola na formação geral, para além do interesse pela requalificação profissional. De fato, com a “intelectualização” do processo produtivo, o trabalhador não pode mais ser improvisado. São requeridas novas habilidades, mais capacidade de abstração, de atenção, um comportamento profissional mais flexível. Para tanto, a necessidade de formação geral se repõe, implicando reavaliação dos processos de aprendizagem, familiarização com os meios de comunicação e com a informática, desenvolvimento de competências comunicativas, de capacidades criativas para análise de situações novas e cambiantes, capacidade de pensar e agir com horizontes mais amplos. Estamos frente a exigências de formação de um novo educador. (LIBÂNEO, 2001, p.03
2. CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
2.1 – BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Condomínio 29 de Abril fica localizado no bairro da Zona Norte do subúrbio do Rio de Janeiro ele foi fundado em 1972 pelos trabalhadores do estado da Guanabara junto com o Banco. Antes da construção do condomínio a localidade era um brejo .
2.2-CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO
O condomínio pertence a Classe C e fica longe do centro da cidade, há 500 metros de acesso para Avenida Brasil. Na rua do condomínio passa algumas linhas de ônibus 669,773, 378, 908,781 e a 782.
2.3- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CONDOMÍNIO
O condomínio possui 7 blocos com 4 pavimentos cada, sendo que cada bloco possui duas entradas A e B com 16 apartamentos cada 4 por andar. Totalizando 224 apartamentos. Dois salões de festa , um parque, uma quadra de esporte , uma praça e uma sala da qual funciona administração. A administração possui um funcionário que trabalha de segunda-feira a sexta-feira de 09:00 às 18:00 horas tirando uma hora de almoço e aos sábados de 09:00 às 13:00 horas totalizando 40 horas semanais. Fazendo parte do corpo de funcionários do condomínio o mesmo possui 4 colaboradores para os serviços gerais que trabalham de 07:00 ás 16:00 horas de segunda-feira a sexta-feira, aos sábados de 07:00 às 1200 horas e aos domingos dentro de uma escala no mesmo horário de sábado entrando então este dia como pagamento extra. Também fazendo parte do corpo de funcionários o condomínio possui 4 vigilantes que trabalham em escala de 12x36. 
Como a maioria dos condomínios este possui uma convecção que é um documento que rege as leis a serem atribuídas ao condomínio e neste documento é transcrito que tem se ter uma chapa que é eleita uma vez ao ano, em algumas vezes a chapa é renovada na mesma é composta por um síndico, vice-síndico, presidente do conselho , 3 conselheiros e 2 suplentes. Quanto a recursos materiais, o condomínio possui tv, computador com acesso a internet aparelho de som e DVD , geladeira ,cadeiras mesas e outros para um bom funcionamento do mesmo. 
2.4-CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
Realizei meu estágio no condomínio que se constitui de uma chapa da qual a presidente do conselho Jaqueline Oliveira e a síndica Tatiane Souza . As duas até ao momento não possuem curso superior ( para constituir a chapa do condomínio não é exigido) as mesmas até o momento possuem o 2º grau completo. A gestão da qual elas fazem parteassumiram a administração em Julho de 2017 sendo que já residem no condomínio há bastante tempo. Muitas pessoas que fazem parte da chapa contribuem de uma outra maneira e não especificamente honerando seu tempo na administração do condomínio pois esta encerra seus trabalhos ás 21;00 horas .
No momento em que essa gestão assumiu o condomínio encontrou uma inadimplência de 25% e contas d’água em atraso totalizando quase R$70.000,00 já vindo da gestão anterior . Visualizando esse quadro de total desestruturação a gestão encontra-se tentando formular maneiras para combater a inadimplência mesmo com essa grave crise econômica. O valor atual do condomínio é de 205,00 sendo esse valor quase 30% do salário mínimo sendo que o condomínio é constituído por muitas pessoas que ganham um salário mínimo. Em mina observação também de estágio pude observar que muitos condôminos ficam inadimplentes pois não existe uma cobrança efetiva para punir quem fica em debito. Ouve uma pequena mudança de regras que não eram exigidas e estabelecidas dentro de administrações anteriores e agora os moradores já olham de uma outra maneira.
O condomínio oferece aos seus colaboradores um cartão alimentação no valor de R$120,00 que é depositado todo dia 1º de cada mês , aos colaboradores dos serviços gerais um local para almoçar , trocarem de roupa , almoçarem e aos colaboradores da vigilância também. Fazendo parte também do corpo administrativo o condomínio possui uma contadora e uma advogado que ambos recebem um salário mínimo por mês pela prestação de serviço. 
A nova gestão implantou o funcionário do mês os critérios são faltas, atrasos , realização de serviço prestado e outros, no primeiro momento a votação é realizada entre os próprios funcionários e a intenção é ao passar pela experiência levar a votação aos condôminos seguindo os aspectos estabelecidos pela administração. O funcionário do mês recebe de prêmio até o momento um final de semana de folga. Com essa ação a nova gestão estabeleceu novas regras para um melhor dinamismo dentro do condomínio .
Para que esse profissional atenda a esses diferentes espaços é necessário saber es que envolvam o “saber” e o “saber fazer” nessa prática . Saberes que entrecruzem teoria e prática, (LEIT E, 2007).
A gestão criou um Manual de conduta que é necessário cumprir: 
 Não usar telefone celular durante o trabalho; 
 Não ficar com fone no ouvido; 
 Não fumar nas dependências do mesmo; 
 Ficar atento as suas palavras, evitando palavrões; 
 Colaborar com a campanha de reciclagem, separando adequadamente o lixo; 
 Realizar um trabalho em equipe, para que seja alcançado um resultado satisfatório. 
 Manter a limpeza do uniforme e cuidados de higiene pessoais é fundamental; 
Para ser gestor é necessária muita liderança e firmeza, diante dos contra tempos que seguem no caminho: para Paulo Freire a gestão é um desafio:
“O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferido na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem consta o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito ocorrências. Não sou apenas objeto da história, mas seu sujeito igualmente. No mundo da história, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar.” (Paulo Freire, 2 002). 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
LIBÂNEO , José Carlos . Pedagogia e pedagogos : inquietações e buscas . Educar em Revista n.17 , 2001 . Curitiba : UFPR . p. 153-176
TRINDADE, Ana Beatriz; CANDINHA, Marcia Alvim. Pedagogia Empresarial:
formas e contextos de atuação. 3ed. Rio de Janeiro: WakEd, 2009.

Continue navegando