Buscar

Trabalho de termodinamica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA
Prof. Dr. LUIS EVELIO GARCIA ACEVEDO 
Disciplina:TERMODINÂMICA
Discente: ROLAND ESTIMABLE  
HUGO LEONARDO ESCOBAR CANELAS
FOZ DO IGUAÇU/2017
CAPÍTULO I
O MOTOR DE VAPOR COMO MÁQUINA SIMPLES
 A máquina a vapor é uma invenção cujas evoluções mais significativas datam do século XVIII. É um motor de combustão externo que converte a energia térmica do vapor de água em energia mecânica. Como a primeira fonte de energia mecânica dominada pelo homem (ao contrário da energia da água, das marés ou do vento), ele teve uma grande importância durante a revolução industrial. Mas no século XX, a máquina a vapor foi suplantada pela turbina a vapor, o motor elétrico e motor de combustão interna para fornecer energia mecânica. O motor a vapor, pode ser chamado também de máquina a vapor e turbina a vapor, é um tipo de máquina térmica que explora a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica.
 O primeiro trabalho sobre o vapor e usar de volta aos tempos antigos: Heron de Alexandre projetou e construiu o primeiro século a sua eolípila que, embora considerado um brinquedo por causa de sua baixa potência, não era menos uma máquina a vapor, jato.
Fig. 1.- Hero's Engine, B.C. 200
No século XIX, um arquivista espanhol afirmou ter descoberto documentos que comprovem que em 1543, no porto de Barcelona, um navegador e inventor espanhol, Blasco de Garay fez sob os olhos de muitas grandes figuras, incluindo Carlos V, a demonstração de "um barco impulsionado pelo vapor de um caldeirão e rodas de remo. No entanto, essas declarações foram desacreditadas pelas autoridades espanholas, pois os documentos não foram encontrados.
Não foi até o século XVII que a idéia de usar o poder do vapor de água reapareceu. Em 1601, Giambattista della Porta melhorou o uso da força de expansão do vapor de água. Em 1606, Jerónimo de Ayanz e Beaumont, na Espanha, usaram vapor para impulsionar um fluido em um bico em ondas contínuas e, em 1615, o francês Salomon de Caus descreve uma bomba capaz de dirigir o Água de um recipiente.
Fig. 2.De Caus's Apparatus, A. D. 1605.
A máquina deCaus, ao ser aplicado o fogo, o vapor formado por sua força elástica expulsou a água através do tubo vertical, elevando-a a uma altura limitada. A água é convertida em ar, e sua vaporização é seguida por explosão violenta.
Em 1629, Giovanni Branca sugeriu a idéia de moinhos a vapor, e no ano seguinte David Ramseye obteve uma patente para uma bomba alimentada por um "motor de bombeiros".
Em 1663, o Marquês de Worcester melhorou o projeto Caus, equipando a câmara de vapor com um condensador; Vauxhall em seu estúdio, ele adaptou para este fim um cano da arma por um artesão Saxon, Kaspar Kalthoff, mas ele morreu antes que ele pudesse colocar suas ideias em prática.
Em 1668, o jesuíta flamengo Ferdinand Verbiest descreveu em seu livro o primeiro veículo terrestre alimentado por um jato de vapor e uma roda de pá.
Em 1679, o francês Denis Papin construiu a primeira caldeira (usada como uma panela de pressão), fechada pela primeira válvula. Consciente do potencial do vapor, ele propõe a idéia do pistão, o que daria acesso a poderes insuspeitados até então. Seu protótipo, em 1690, permanece ineficaz.
O movimento da biela que liga o regulador centrífugo ao acelerador de entrada de vapor é mostrado aqui em movimento contínuo. Na realidade, a biela só é ativada quando a máquina está acelerando ou desacelerando.
Fig 3-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_vapor
Fig 3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_vapor
	
O James Watt escocês (1736-1819) reparou um motor Newcomen em 1763: ele estava procurando ideias para melhoria para aumentar a eficiência. Em 1765, seus pensamentos levaram à idéia de uma câmara de condensação para o vapor, separada por uma válvula, para a qual ele arquivou uma patente em 1769. Ele então começou a produzir motores melhorados com o financiamento de Matthew Boulton.
Em 1765, nas minas de prata de Barnaul, o russo Polzounov imagina acoplar dois cilindros para explorar os ciclos de compressão-expansão e equipa seu motor com um regulador flutuante para manter constante o nível da água no circuito: c é o primeiro regulador de uma máquina a vapor.
Em 1770, o francês Cugnot construiu o primeiro veículo terrestre, um fardier, destinado a puxar peças de artilharia. Este protótipo sem posteridade usou um motor de tipo Newcomen. A performance do veículo foi insuficiente para uso operacional.
Ao mesmo tempo, Watt continuou a procurar ideias para melhorar sua invenção e, em 1781, desenvolveu o sistema mecânico para criar um movimento de rotação a partir do movimento rectilíneo do pistão, o que permitiu que ele projetasse o duplo cilindro. Ação em que o vapor conduz o pistão durante sua subida e descida. O poder da máquina aumentou bastante.
Ele também formalizou um possível uso em 1784 ao arquivar uma patente em uma locomotiva a vapor, inventou um indicador de pressão de vapor no cilindro e, em 1788, uma válvula de poder para a qual ele retomou a idéia de Boulton para um regulador centrífugo para manter a velocidade constante independentemente das variações nas saídas de vapor e nas demandas de potência de saída. Ele também introduziu uma nova unidade de medida do poder, a força de cavalo.
Thomas Savery era um membro de uma família bem conhecida de Devonshire, na Inglaterra, e nasceu em Shilston, cerca de 1650. Foi bem educado e se tornou um engenheiro militar. Ele exibiu grande carinho pela mecânica e pela filosofia natural.
O avanço mais importante na construção, portanto, foi feito por Thomas Savery. A despesa constante , e as dificuldades de engenharia apresentadas pela necessidade de manter as minas britânicas de carvão, livres da água, e o fracasso de todas as tentativas feitas anteriormente para
fornecer máquinas de bombeamento efetivas e econômicas foram observado por Savery, que, em 2 de julho de 1698, patenteou o design do primeiro motor que já foi empregado neste trabalho. Um modelo de trabalho foi submetido à Royal Society of London.
Em 1699, Savery passou um tempo considerável em planejar seu motor e em aperfeiçoá-lo, e afirma que ele gastou grandes somas de dinheiro sobre ele.Tendo finalmente conseguido se satisfazer com o seu funcionamento, ele exibiu um modelo de Motor de incêndio ", como era chamado naqueles dias, antes do rei William III e seu tribunal, em Hampton Court, em 1698, e obteve sua patente sem demora. 
Modelo Savery, 1698.
Ele foi agradecido por mostrar o experimento, que conseguiu, de acordo com a expectativa, e foi aprovado". Apresentou à Sociedade um desenho e especificações de sua máquina. Ele consistia em um forno, A, aquecendo uma caldeira, que estava conectada por tubos,com dois receptores de cobre, . Foram conduzidos do fundo desses tubos de derivação de receptores que se elevaram e se uniram para formar um aumento principal . Do topo de cada receptor foi conduzido um tubo, que foi virado para baixo, e esses tubos se uniram para formar um tubo de sucção, que foi conduzido até o fundo do poço ou reservatório de que a água devia ser desenhada. A elevação máxima permitida foi indicada a 24 pés de profundidade. Em outra máquina ainda mais simples, que ele ergueu em Kensington , o mesmo plano geral foi adotado, combinando um tubo de sucção, a 16 pés de comprimento e 3 polegadas de diâmetro.
Savery's Engine, 1698.
O custo do motor de £ 50 arrecadou 3.000 galões por hora, enchendo o receptor quatro vezes por minuto e exigiu um alqueire de carvão por dia. Com a intenção de tornar sua invenção mais conhecida, e com a intenção de apresentá-la como motor de bombeamento nos distritos mineiros da Cornualha, a Savery escreveu um prospecto para
a circulação geral, que contém o primeiro relato da forma posterior e mais efetiva de motor. Ele intitulou o seu panfleto "The Miner's Friend", ou, Descrição de um motor para elevar água meiante fogo. Foi distribuído entre os proprietários e gerentes de minas, que estavam achando o fluxo de água emprofundidade tão grande como, em alguns casos, para aumentar o progresso. Em muitos casos, o custo da drenagem não deixou uma margem de lucro satisfatória. .O motor de Savery é mostrado, conforme descrito pelo próprio Savery, em 1702, "The Miner's Friend"
Savery's Engine, AD 1702.
O método de Savery de fornecer sua caldeira com água era ao mesmo tempo simples e engenhoso. Eles foram criados por Savery. Portanto, é o primeiro motor a vapor realmente praticável e comercialmente valioso. No entanto, eles não entraram em uso geral entre as minas, porque, estavam apreensivos com o perigo devido à explosão das caldeiras ou. Embora existissem outras dificuldades na aplicação do motor Savery a muitos tipos de trabalho, este foi o mais grave, e as explosões ocorreram com resultados fatais.
Após a morte de Savery, em 1716, vários desses motores foram erguidos em que foram introduzidas algumas melhorias.
Quando Louis XIV. revogada o édito de Nantes, pelo qual Henry IV. tinha garantido proteção aos protestantes da França, as terríveis perseguições de uma só vez iniciado dirigiu a partir do reino alguns de seus maiores homens. Entre estes estava Denys Papin.
Dennis Papin era de uma família que havia se unido à Igreja Protestante; mas foi-lhe dada a sua educação na escola dos jesuítas em Blois, e não adquiriu seus conhecimentos de matemática. Sua educação médica foi deu-lhe em Paris, embora ele provavelmente tenha recebido seu diploma em Orleans. Ele se instalou em Paris em 1672, com a intenção de praticar sua profissão, e dedicou todo o seu tempo livre, aparentemente, ao estudo da física.
Papin inventou a bomba de ar dupla e a pistola de ar. Papin e seu trabalho agora se tornaram tão bem conhecidos, e ele alcançou uma posição tão alta na ciência, que ele foi nomeado para ser membro da Royal Academy e foi eleito em 16 de dezembro de 1680. Ele tomou seu lugar imediatamente entre os mais talentoso e distinto dos grandes homens de sua época. Ele provavelmente inventou seu "Digester" enquanto estava na Inglaterra.
Papin's Digester, 1680.
Após sua chegada à Universidade de Marburg, Papin exibiu aos seus colegas da faculdade uma modificação do motor de pólvora de Huyghens, no qual tentou obter um 	vácuo mais perfeito do que Huyghens na primeira dessas máquinas. Ele descreve primeiro o motor da pólvora, e continua afirmando que, "até agora, todas as experiências não foram bem sucedidas e, após a combustão do pó explodido, sempre permanece no cilindro cerca de um quinto do seu volume de ar". Ele diz que tentou chegar por outra rota no mesmo fim; e "como, por uma propriedade natural da água, uma pequena quantidade deste líquido, vaporizado pela ação do calor, adquire uma elasticidade como a do ar e retorna novamente ao estado líquido no arrefecimento, sem manter o menor vestígio de sua força elástica ", ele pensou que seria fácil construir máquinas nas quais," por meio de um calor moderado e sem muita despesa ", um vácuo mais perfeito poderia ser produzido do que poderia ser garantido pelo uso de pólvora. A primeira máquina de Papin era muito semelhante ao motor da pólvora já descrito como a invenção de Huyghens. No lugar da pólvora, uma pequena quantidade de água é colocada no fundo do cilindro.
Papin's engine.
	O inventor afirmou que esta nova máquina seria útil para aliviar as minas da água, lançar bombas, em propulsão de embarcações,e rodas de pá para os lados do navio, cujas rodas deveriam ser conduzidas por vários dos seus motores, a fim de assegurar o movimento contínuo. Papin morreu em 1810, sem ter visto nenhum de seus muitos dispositivos e invenções engenhosas um sucesso prático.
CAPÍTULO II.
O MOTOR DE VAPOR COMO TREM DE MECANISMO
	Cada elemento do tipo moderno de máquina a vapor tinha sido inventado separadamente e praticamente aplicado No início do século XVIII. O caráter da pressão atmosférica e da pressão dos gases tornaram-se entendidos. A natureza do vácuo era conhecida, e o método de obtenção pelo deslocamento do ar pelo vapor e pela condensação do vapor era entendido. A importância de utilizar o poder do vapor e a aplicação de condensação na remoção da pressão atmosférica não foi apenas reconhecida, mas foi realmente e tentada com sucesso no passado.
	Agora, permaneceu para o engenheiro combinar formas conhecidas de mecanismo em uma máquina prática que deveria ser capaz de aproveitar de maneira econômica e conveniente o poder do vapor através da aplicação de princípios agora bem compreendidos e pela combinação inteligente de fenômenos físicos já familiares para investigadores científicos.
	O homem que finalmente efetuou uma combinação dos elementos da moderna máquina a vapor foi Thomas Newcomes, um "Iron-monger" e ferreiro de Dartmouth, Inglaterra. O motor inventado por ele e conhecido como o "Motor Atmosférico a Vapor" é o primeiro de um tipo totalmente novo. Newcomen foi auxiliado em suas experiências por John Calley, que, com ele, tirou a patente. 
	Depois de uma discussão com Calley, a Newcomen entrou em correspondência com o Dr. Hooke, propondo uma máquina a vapor para consistir em um cilindro de vapor contendo um pistão semelhante ao de Papin. O Dr.Hooke aconselhou e argumentou fortemente contra seu plano, mas, felizmente, a crença obstinada da mecânica não aprendida não foi dominada pelas aquisições de seu correspondente distinto, e Newcomen e Calley tentaram um motor em seu plano peculiar. Isso conseguiu tão bem como induzi-los a continuar seus trabalhos e, em 1708, patentar em combinação com Savery, que possuía o direito exclusivo de praticar a condensação superficial, e que os induziu a lhe interessar um motor que combinasse um vapor - cilindro e pistão, condensação superficial, uma caldeira separada e bombas separadas.
Motor 19.Newcomen, 1705.
	O primeiro motor do Newcomen fez 6 ou 8 golpes por minuto; Os motores mais recentes e melhorados foram feitos 10 ou 12. A máquina de vapor já assumiu uma forma que se assemelha um pouco à máquina moderna. Em ilustração da aplicação do motor Newcomen à drenagem de minas. O motor tem quase exatamente 8 cavalos de potência. O pistão estava cheio de couro ou com corda e lubrificado com sebo.
Motor 19.Newcomen, 1705.
	O primeiro motor do Newcomen fez 6 ou 8 golpes por minuto; Os motores mais recentes e melhorados foram feitos 10 ou 12. A máquina de vapor já assumiu uma forma que se assemelha um pouco à máquina moderna. Em ilustração da aplicação do motor Newcomen à drenagem de minas. O motor tem quase exatamente 8 cavalos de potência. O pistão estava cheio de couro ou com corda e lubrificado com sebo.
Beighton's Valve-Gear, 1718.
	A máquina de vapor já assumiu uma forma que se assemelha um pouco à máquina moderna. O motor Newcomen é visto rapidamente como uma combinação de idéias anteriores. 
	Sir Henry Beighton, foi um engenheiro e um topógrafo inglês. Em 1717, ele publicou uma gravura do motor Newcomen criado lá em 1714 por Thomas Newcomen . Em 1718 ele criou um na mineração de Oxclose em Washington ,Country Durham. Ao medir o trabalho realizado pelo motor Griff, ele conseguiu compilar uma tabela de quantidade de água que poderia ser levantada por um motor com um curso de seis pés trabalhando em 16 golpes por minuto. 
Ele foi eleito como membro da Sociedade Real em 1720 e contribuiu com quatro trabalhos para as Transações filosóficas com a Sociedade Real
	O seu interesse no funcionamento do motor Griff levou-o a entrar em contato com a JT Desagulierse contribuiu com detalhes e ilustrações de máquinas hidráulicas para o segundo volume do Curso de Filosofia Experimental deste último, eventualmente publicado em 1744. Isso incluiu uma descrição de Beighton de um atraso Moinho, com uma gravura de um moinho
de milho pela abadia em Nuneaton. Esta foi a primeira ilustração de um moinho onde uma única roda hidráulica levou mais de um conjunto de máquinas.
	Após a morte de Beighton, o motor atmosférico de Newcomen manteve sua forma padrão durante muitos anos, e passou a ser amplamente utilizado em todos os distritos mineiros, particularmente em Cornwall, e também foi aplicadoocasionalmente à drenagem de terras úmidas, ao abastecimento de água para as cidades, e até mesmo foi proposto por Hulls para ser usado para propulsão de navios.
O motor a vapor de Thomas Newcomen foi inventado por Thomas Newcomen em 1712 e é também chamado de máquina atmosférica de Newcomen. O motor é operado pelo vapor de condensação introduzido no cilindro, criando assim um vácuo parcial, permitindo assim que a pressão atmosférica empurre o pistão para dentro do cilindro. Foi o primeiro dispositivo prático a aproveitar o vapor para produzir trabalho mecânico. Os motores de Newcomen foram usados em toda a Grã-Bretanha e Europa, principalmente para bombear água para fora das minas. Centenas foram construídas ao longo do século XVIII.
Newcomen's Engine, A. D. 1705.
 O primeiro motor de minas, tinha 22 polegadas de diâmetro e o segundo e o terceiro motores eram de tamanho similar. Isso erguido em Ansthorpe era de 23 polegadas de diâmetro do cilindro, e fazia muito tempo antes que construíssem motores maiores. Bem depois Smeaton e outros finalmente os tornaram tão grandes quanto os 6 pés de diâmetro. Ele encontrou um motor de 10 polegadas de diâmetro de cilindro e de 3 pés de golpe, poderia fazer o trabalho igual a levantar 2,919,017 quilos de água com um pé de altura, com um alqueire de brasas com peso de 84 libras.
A pressão média usual que resiste ao movimento do pistão em média, nos melhores motores, cerca de 8 libras por polegada quadrada de sua área. A velocidade do pistão era de 150 a 175 pés por minuto. A temperatura do poço quente era de 145 ° a 175 ° Fahr.
Um dos motores maiores de Smeaton, erguido em Long Benton, com 52 polegadas de diâmetro de cilindro e de 7 pés de força de pistão e fez 12 golpes por minuto. Sua carga era igual a 72 libras por polegada quadrada da área do pistão, e sua capacidade efetiva era de cerca de 40 cavalos. Seu dever era de 92 milhões de libras levantadas de um pé de altura por alqueire de carvão. Sua caldeira evaporou 7.88 libras de água por quilo de combustível consumido. Possui 35 metros quadrados de superfície de grelha e 142 pés quadrados de superfície de aquecimento sob as caldeiras e 317 pés quadrados no tubes no total de 459 pés quadrados. As partes móveis deste motor pesavam 8l toneladas.
No final do século XVIII, portanto, alguns motores haviam sido instalados em Londres, a cena das lutas e decepções de Worcester, onde eles costumavam fornecer água para grandes casas. Outros estavam em uso em outras grandes cidades da Inglaterra, onde as obras de água foram erguidas.
Em 1780, a Smeaton possui uma lista de 18 grandes motores que trabalham na Cornwall. O maior número deles foi construído por Jonathan Hornblower e John Nancarron. Neste momento, o maior e mais conhecido motor de bombeamento para obras hidráulicas estava em York Buildings, em Wrilliers Street, Strand, em Londres. Ele estava em operação desde o 1T52 e foi elevado ao lado de um dos motores de Savery, construído em 1710. Ele tinha um cilindro a vapor de 45 polegadas de diâmetro e um golpe de pistão de 8 pés, fazendo 7.5 golpes por minuto e desenvolvendo 352 cavalo-poder. Outra máquina um pouco maior foi construída e colocada ao lado deste motor, algum tempo anterior a 1775. Seu cilindro tinha 49 polegadas de diâmetro e seu curso de 9 pés. Ele elevou a água 102 pés. Este motor foi alterado e melhorado pela Smeaton em 1777, e continuou em uso até 1813.
Em 1773, Smeaton preparou planos para um motor de bombeamento a ser instalado em Cronstadt, o porto de São Petersburgo, para esvaziar a grande doca seca construída por Peter the Great e Catherine, seu sucessor. Este excelente trabalho foi iniciado em 1719. Era grande o suficiente para encaixar dez dos navios da época e tinha sido previamente drenado imperfeitamente por dois grandes moinhos de vento de 100 pés de altura. Tão imperfeitamente eles fizeram seu trabalho, que um ano era necessário para esvaziar a doca e, portanto, só poderia ser usado uma vez em cada verão. O motor foi construído no Carron Iron Works, na Inglaterra. Tinha um cilindro de 66 polegadas de diâmetro e um golpe de pistão de 8 feet. O elevador variou de 33 pés quando a doca estava cheia de 53 pés quando estava desobstruída da água. A carga no motor era em média cerca de 8 mais libras por polegada quadrada da área do pistão. Havia três caldeiras, cada 10 pés de diâmetro, e 16 pés e 4 polegadas de altura até o ápice de sua cúpula hemisférica. Eles continham caixas de fogo internas com grades de 20 pés de área e estavam cercados por incêndios que atravessavam a configuração de alvenaria. O motor foi iniciado em 1777 e funcionou com sucesso.
As terras baixas da Holanda eram, antes do tempo de Smeaton, drenadas por meio de moinhos de vento. Em 1810, 12.000 moinhos de vento ainda estavam empregados neste trabalho. No ano seguinte, Villiam II, por sugestão de uma comissão, decretou que apenas as máquinas de vapor deveriam ser empregadas para fazer este imenso trabalho. Até este momento, o consumo médio de combustível para os motores de bombeamento em uso é dito ter sido de 20 libras por hora por potência de cavalo.
A primeira máquina a vapor aplicada para trabalhar a maquinaria de sopro de um alto-forno foi erguida no Carron Iron-Works, na Escócia, perto de Falkirk, em 1765, e provou ser insatisfatória. Smeaton subsequentemente, em 1769 ou 1770, introduziu máquinas melhores nestas obras e melhorou o motor antigo, e este uso do motor a vapor logo se tornou habitual. Este motor fez seu trabalho indiretamente, fornecendo água, bombeando, para dirigir as rodas de água que funcionavam os cilindros de sopro. Seu cilindro de vapor tinha 6 pés de diâmetro e o cilindro da bomba de 52 polegadas. O golpe foi de 9 pés.
Dr. Robison, o autor de "Mcchanical Philosophy", uma das poucas obras ainda existentes que merecem esse título, descreve um desses motores "como trabalhando na Escócia em 1790. Ele tinha um cilindro a vapor de 40 ou 44 polegadas em diâmetro, um cilindro de sopro de 60 polegadas de diâmetro, e o curso do pistão era de 6 pés. A pressão do ar era 2,77 libras por polegada quadrada como máximo no cilindro de sopro; e o pistão flutuante no cilindro regulador foi carregado com 2,63 libras por polegada quadrada. Fazendo 15 ou 18 golpes por minuto, este motor entregou cerca de 1.600 pés cúbicos de ar, 120 libras de peso, por minuto, e desenvolveu 20 cavalos de potência.
Assim, até o final do terceiro quarto do século XVIII, a máquina de vapor se tornou geralmente introduzida, e tinha sido aplicada a quase todos os fins para os quais um mecanismo de ação única poderia ser usado. O caminho que tinha sido aberto por Worcester tinha sido bem planejado por Savery e seus contemporâneos, e os construtores do motor Newcomen, com as melhorias que conseguiram efetuar, o seguiram na medida do possível. A introdução real e prática do motor a vapor é bastante atribuível a Smeaton quanto a qualquer um dos inventores cujos nomes são mais geralmente conhecidos em conexão com ele. Como mecânico, ele não teve rival; Como engenheiro, ele estava cabeça e ombros acima de qualquer construtor de seu tempo envolvido na prática geral. Havia muitos poucos trabalhos públicos importantes construídos na Grã-Bretanha naquele momento em relação aos quais ele não foi consultado; e ele foi frequentemente visitado por engenheiros estrangeiros, que desejavam seus conselhos em relação aos trabalhos em andamento no continente.
REFERENCIAS
http://himedo.net/TheHopkinThomasProject/TimeLine/Wales/Steam/URochesterCollection/Thurston/Chapter1.html
http://himedo.net/TheHopkinThomasProject/TimeLine/Wales/Steam/URochesterCollection/Thurston/Chapter2.html
https://www.livescience.com/44186-who-invented-the-steam-engine.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_vapor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais