Buscar

Apol 1 Administração de Marketing 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Maria, boa aluna de Marketing, leu um texto no qual era dito que o empresário deve criar uma estrutura de valor (utilidades) dos produtos/ serviços oferecidos no mercado para conquistar o consumidor. Maria concluiu que, para que as necessidades dos consumidores sejam atendidas, é preciso que: (EXAME 1997).
Nota: 20.0
	
	A
	Os produtos e serviços contemplem utilidades e forma, de modo que os processos decisórios de compra dos consumidores sejam idênticos no uso dos mesmos.
	
	B
	Os produtos e serviços ofereçam utilidades de forma, conceito e local, possibilitando que a organização se estruture matricialmente.
	
	C
	As utilidades de tempo e lugar sejam consideradas como as únicas relevantes nas estratégias dos produtos e serviços, permitindo a adoção de uma nova estrutura funcional de vendas.
	
	D
	As utilidades de forma, lugar, tempo e posse, identificadas através de diversas metodologias de pesquisa, sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing.
Você acertou!
Letra a – incorreta. Veja que no texto tem uma palavra chave que será fundamental para toda sua análise, é a palavra “conquistar”, portanto para conquistar o consumidor é necessário entregar mais que a utilidade de forma, ou seja, a função básica do produto.
Letra b – incorreta. Pois não é por meio de estrutura matricial que os consumidores serão conquistados, mas sim pela resposta rápida que a empresa poderá dar ao consumidor.
Letra c – incorreta. Pois não é somente as utilidade de tempo e de lugar as únicas relevantes na definição da estratégia.
Letra d – correta. Assim, quanto maior as utilidades atendidas por determinado produto, maior a probabilidade de a organização desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades e desejos do mercado resultando em estratégias assertivas de marketing.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Considerando os conceitos de Ciclo de Vida de Produto, também conhecido como CVP e as estratégias de cada umas das fases, identifique a asserção que melhor exemplifique as fases e as referidas estratégias:
Nota: 20.0
	
	A
	 
Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
 
Você acertou!
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é baseado no ciclo de vida biológico. Por exemplo: uma semente é plantada (introdução); ela começa a brotar (crescimento); dela nasce folhas e se enraíza ao se tornar adulta (maturidade); depois de um longo período como um adulto a planta começa a murchar e morre (declínio). Introdução - a necessidade de lucro imediato não é uma pressão. O produto é promovido para que ele se torne conhecido. Se o produto não tem ou tem apenas alguns competidores, uma estratégia ´skimming´ de preço é aplicada, onde se deve concentrar em um grupo específico de clientes os quais não se importarão de pagar um preço mais alto ao produto. Um número limitado de produtos estão disponíveis em poucos canais de distribuição. Crescimento - Competidores são atraídos ao mercado com ofertas muitos similares. Produtos se tornam mais lucrativos e companhias formam alianças, tomam riscos conjuntos e se tornam parte uma da outra. O gasto com propaganda é alto e se foca no crescimento da marca do produto. Market share (fatia do mercado) tende-se a estabilizar. Maturidade - Os produtos que sobrevivem nos primeiros estágios tendem a gastar mais tempo nesta fase. O número de vendas alcançam uma taxa de crescimento e se estabiliza. A tentativa de produtores para diferenciar seus produtos e marcas é um ponto chave nesta fase. A guerra de preços e intensa competição ocorre. Neste ponto o mercado alcança saturação. Produtores começam a deixar o mercado por baixas margens de venda. Promoção se torna mais difundida e a midia é utilizada com mais variedade. Declínio - Neste ponto ocorre uma diminuição no mercado. Por exemplo: produtos mais inovadores são introduzidos ou o gosto de consumidores está mudado. Há intenso corte de preços e muitos mais produtos são retirados do mercado. O lucro pode ser aumentado através de redução do dinheiro gasto com marketing e corte de custos.
Fonte: http://www.marketingteacher.com/o-ciclo-de-vida-do-produto-cvp/
	
	B
	Introdução/Indiferença – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
 
	
	C
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/sem ação de marketing – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	D
	 Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto imediatamente
Questão 3/5 - Administração de Marketing
“Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.”
Fonte: Portal Terra (Trânsito)
Com base na noticia anterior sobre o transporte público no Brasil e o conhecimento em marketing, analise as sentenças que seguem.
I – Marketing pode ser aplicado também ao Governo, onde mantém seu escopo direcionado para satisfação de necessidades e desejos gerando e capturando valor.
II – Marketing pode ser aplicado também em organizações privadas, pessoas, lugares e causas.
III –As trocas não deixam de ser realizadas mesmo quando o produto ou serviço não é coerente aos desejos, pois a estrutura de marketing suporta essas questões por meio de propagandas positivas.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
Você acertou!
Letra D é a correta. Aqui vemos um exemplo claro da não utilização de marketing no âmbito público. Como visto anteriormente, marketing pode ser aplicado também em instâncias públicas. Neste caso, geraria valor com melhores serviços e capturaria impostos, votos, produtividade, menores custos com saúde e assim por diante. O texto exemplifica também que ofertas ruins são trocadas por outras com maior valor percebido, como as motos. Como o marketing engloba também a definição de produto, a oferta descomprometida com necessidades e desejos não se caracteriza como marketing.
	
	E
	Apenas a sentença III está correta
Questão 4/5 - Composto Mercadológico
Até a década de 90, o mercado automobilístico no Brasil era composto por quatro empresas: Wolkswagen, Ford, Fiat e General Motors, esta situação de mercado pode ser caracterizado como_________. Assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	concorrência perfeita
	
	B
	monopólio
	
	C
	oligopólio
Você acertou!
Alternativa a – incorreta – a concorrência perfeita é quando há no mercado um grande número de fabricantes, sem que haja barreiras para entrada no mercado.
Alternativa b – incorreta – monopólio é quando há somente um fabricante para atender todo o mercado.
Alternativa “c” Correta - caracterizada como oligopólio, ocorre quando um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Alternativa e – incorreta, pois há concorrênciaentre as empresas.
	
	D
	concorrência nula
	
	E
	não há concorrência
Questão 5/5 - Administração de Marketing
Duas empresas competem no mesmo segmento de celulares pela satisfação dos clientes. Sobre cada uma delas os clientes destacaram benefícios tangíveis e intangíveis, que são compilados a seguir:
EMPRESA X: Diversidade de aplicativos, facilidade de uso, compatibilidade com outros dispositivos da marca, marca reconhecida e design.
EMPRESA Y: Recursos tecnológicos mais avançados, velocidade de processamento de informação, design e compatibilidade com outros dispositivos da marca.
Com base na comparação das empresas e o conhecimento em ambiente de marketing, avalie as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - Para propor vantagens competitivas, recursos devem entregar valor ao cliente, serem exclusivos e dificilmente copiados ou adquiridos pelos concorrentes;
II - A análise de clientes deve ser realizada de forma constante por ambas as empresas, uma vez que as necessidades e desejos variam em períodos de tempo;
III - Design e compatibilidade com outros dispositivos da marca podem ser considerados vantagens competitivas, uma vez que são valorizados pelos clientes.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
Você acertou!
Letra D é a correta, pois a análise do ambiente deve ser constante uma vez que atua com dados variáveis. Além disso, a premissa de recursos para a vantagem competitiva exposta na questão I está correta, o que faz desconsiderar design e compatibilidade por não serem exclusivos. Isso não quer dizer que não sejam importantes, porque os clientes podem considerar indispensável, isto é, algo que necessariamente precisa estar no produto. Porém, a vantagem em relação ao concorrente será avaliada por algo que ofereça valor e os demais concorrentes não possuam e não consigam copiar facilmente.
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.

Outros materiais