Buscar

ANALISE ADM E FIN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

dicadores Econômicos e Financeiro
 
A macroeconomia baseia-se num conjunto de políticas que podem agir na economia em áreas específicas, tanto impulsionando como ajustando certos possíveis problemas. Em relação à política fiscal e seus mecanismos de atuação pode-se afirmar:
 
Alternativas:
	a)
(       ) A política fiscal trata do orçamento do governo, buscando ajustar de forma apropriada as receitas e despesas.
Alternativa assinalada
	b)
(        ) O Brasil vem apresentando contínuos superávits fiscais o que possibilita o maior investimento público de sua história.
	c)
(        ) A previdência social após longos períodos de déficit, vem sendo equilibrada e isso de deve ao maior número de trabalhadores formais.
	d)
(        ) Dentro do orçamento público, a conta transferências do governo faz parte dos gastos com saúde e educação, sendo um dos principais pontos fracos dos últimos governos por não ter havido a atenção necessária nessas questões.
	e)
(        ) A melhor forma de equilibrar o déficit público é através do aumento na emissão de moeda, que além de saldar suas dívidas, o governo poderá estimular toda a atividade econômica com mais recursos em circulação.
2)
 
As moedas estão interligadas num processo de correlação dinâmica e se refletem diretamente nas relações comerciais entre países. Defina como o  processo  de valorização do Real  se reflete na economia brasileira?
 
 
Alternativas:
	a)
(     ) A valorização do Real leva ao aumento das exportações e por consequência estimula a produção interna, emprego e renda.
	b)
(     ) Atrai capital estrangeiro produtivo levando a um aumento nas reservas cambiais do Banco Central, fortalecendo a economia nacional.
	c)
(     ) Estimula as importações o que provoca uma maior competição interna.
Alternativa assinalada
	d)
(     ) A valorização do Real tem como principal efeito colateral a tendência a elevar os preços dos produtos internamente, podendo conduzir a um processo de inflação.
	e)
(     )  O Real mais valorizado dificulta o pagamento da dívida externa em dólares, o que poderá levar o país à insolvência.
3)
 
As elevadas taxas de juros internas são um dos principais problemas que a economia brasileira tem enfrentado nas últimas décadas. Ainda que seja consenso a necessidade de reduzir as taxas de juros, quais as razões que dificultam a sua diminuição ? 
 
 
Alternativas:
	a)
(     ) As taxas de juros são usadas como forma de Incentivar as exportações brasileiras.
	b)
(     ) As taxas de juros atraem capital estrangeiro, porém apresentam como contraponto o aumento da inflação.
	c)
(     ) As taxas de juros elevadas ajudam a controlar a inflação e atraem capital estrangeiro especulativo.
Alternativa assinalada
	d)
(     ) As elevadas taxas de juros atraem capital estrangeiro produtivo, o que alimenta as nossas reservas cambiais.
	e)
(     ) Ao se elevar as taxas de juros, reduz-se a divida externa já que entra mais capital estrangeiro, porém tende a aumentar a divida interna.
4)
 
As taxas de juros são controladas pelo banco central brasileiro que se reúne periodicamente para rever as taxas. Como forma de reduzir sustentavelmente as taxas de juros da economia o que precisa ser feito:
 
Alternativas:
	a)
(     ) O governo pode provocar a valorização do Real que assim auxilia na redução das taxas de juros.
	b)
(      ) Poderá haver um esforço no sentido de equalizar receita e despesa, criando Equilíbrio fiscal
Alternativa assinalada
	c)
(      ) O governo poderá incentivar a entrada de empresas estrangeiros para impulsionar a economia interna
	d)
(      ) O governo poderá aumentar a emissão de moeda em circulação, sendo que mais recursos disponíveis no mercado levarão à redução do custo do dinheiro, ou seja, queda do juro.
	e)
(      ) O governo poderá estimular o gasto público de forma a ativar a economia e com isso conduzir à redução dos juros.
5)
 
O Brasil conviveu com um histórico de hiperinflação por décadas, o que o condenou a um descontrole sistêmico e inviabilizou o seu desenvolvimento consistente. Para combater um quadro inflacionário é utilizado:
 
Alternativas:
	a)
(       ) Reduzir as taxas de juros para que os preços possam ser reduzidos e estancar-se o processo de inflação.
	b)
(       ) Estimular o aumento das exportações, aumentando a produção e a entrada de recursos elevando as nossas reservas cambiais
	c)
(       ) Incentivo ao consumo através do aumento do crédito,o que estimulará toda a cadeia produtiva.
	d)
(       ) Aumento dos juros e das importações.
Alternativa assinalada
	e)
(       ) Aumento dos gastos públicos como forma de estimular a economia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais